Presidência

Parlamento Metropolitano define Mesa Diretora

Reunião preparatória reuniu vereadores da Grande Porto Alegre Foto: Thalles Campos
Reunião preparatória reuniu vereadores da Grande Porto Alegre Foto: Thalles Campos (Foto: Thalles Campos/CMPA)
Na manhã desta sexta-feira (27/3), o Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre se reuniu pela primeira vez para uma reunião de trabalho. Ao todo, 21 Legislativos municipais estiveram representados no encontro, realizado no Auditório Ana Terra, da Câmara da Capital.

Ficou definido que o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), vai presidir o Parlamento em 2015. O secretário-geral será Juarez Souza (PMDB), presidente da Câmara de Gravataí, que terá como 1º secretário o vereador Luiz Antônio Castro (PT), de São Leopoldo. O presidente do Legislativo de Nova Hartz, Valentin Melo (PT), será o 2º secretário. Também foram escolhidos os seis vice-presidentes regionais (lista abaixo).

A definição dos presidentes e vices das seis comissões permanentes ocorrerá na próxima reunião de trabalho, agendada para o dia 10 de abril, às 10 horas, no mesmo local. O Ato de Instalação oficial do Parlamento Metropolitano foi marcado para 24 de abril, ainda sem horário definido. Três vereadores da Capital também participaram do encontro: Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB) e Marcelo Sgarbossa (PT).

Polos Legislativos Regionais
Vale do Caí: vice-presidente Diego Martins (PMDB - Portão)
Cidades: Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Sebastião do Caí

Vale do Gravataí: vice-presidente Éderson ‘Dedo’ Machado (PT - Viamão)
Cidades: Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão

Vale do Paranhana: vice-presidente Eduardo Kohlrausch (PTB - Taquara)
Cidades: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara

Vale do Rio dos Sinos: vice-presidente Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita)
Cidades: Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas

Vale do Sapateiro: vice-presidente Neila ‘Mana’ Becker (PT - Estância Velha)
Cidades: Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Araricá

Região Carbonífera: vice-presidente Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB - Guaíba)
Cidades: Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Triunfo

Manifestações

“Em 2013, durante o Fórum Mundial Social (FSM), a criação do Parlamento Metropolitano começou a ser discutida neste mesmo plenário”, lembrou Jussara Cony (PCdoB). A vereadora da Capital destacou, ainda, a pequena participação feminina no Poder Legislativo e pediu o apoio de todos para Reforma Urbana. “Temos uma responsabilidade enorme nesse tema.”

O presidente da Câmara de Gravataí, Juarez Souza (PMDB), salientou a necessidade de uma maior proximidade com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. “Temos que debater temas importantes, como a Reforma Política, pois os vereadores estão na base do sistema político nacional.”

Integração e troca de experiências foram pontos centrais da fala do presidente do Legislativo de Rolante, Daniel Torres (PDT). “São formas de melhorar o nosso trabalho para que possamos ajudar a comunidade, pois somos cobrados diretamente pela população.”

A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), da Capital, ressaltou o papel da Escola do Legislativo, que capacita servidores e promove cursos. “É um trabalho que pode ser aproveitado pelas demais Câmaras da Região Metropolitana”, disse.

“Um município pequeno, com 20 mil habitantes como o nosso, estar incluído nesse fórum para discutir temas tão importantes é um grande orgulho”, afirmou o presidente Valentin Melo (PT), da Câmara de Nova Hart, que citou a expansão do Trensurb como uma das pautas a serem debatidas no Parlamento Metropolitano.

A violência no trânsito foi mencionada pelo presidente da Câmara de Taquara, Eduardo Kohlrausch (PTB). “A frota de veículos aumenta cada vez mais, e a alta velocidade é um grave problema. Temos tentado a instalação de passarelas e lombadas eletrônicas, pois nos últimos dois anos tivemos 18 mortes.”

O presidente da Câmara de Igrejinha, Josué da Rosa (PMDB), sugeriu a abordagem de temáticas regionais para valorizar os vereadores das pequenas cidades, como forma de democratizar e fortalecer o Parlamento Metropolitano. “Temos que promover reuniões sistemáticas para contarmos com uma participação ativa, independentemente do porte de cada município.”

A criação de um banco de projetos de lei para ser compartilhado por todos foi a sugestão do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), de Porto Alegre. “É importante que tenhamos um fluxo de informações, pois não se resolve um problema local sem pensar no geral.” Também citou a aprovação do projeto que proíbe a contratação de empresas doadoras de campanhas eleitorais pelo Município. “Podemos chamar de uma Reforma Política feita de baixo para cima. É um projeto bastante simples, que está disponível para quem tiver interesse de apresentar na sua cidade.”

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia mais: