Presidência

Superintendente da Metroplan fala ao Parlamento Metropolitano

Pedro Bisch Neto, da Metroplan, falou sobre o Estatuto das Metrópoles Foto: Michel Cortez
Pedro Bisch Neto, da Metroplan, falou sobre o Estatuto das Metrópoles Foto: Michel Cortez (Foto: Michel Cortez/CMPA)
Na manhã desta sexta-feira (19/6), o Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre realizou a segunda sessão plenária, no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal da Capital. A mesa do evento foi formada pelo presidente Mauro Pinheiro (PT - Porto Alegre), pelo secretário-geral Juarez Souza (PMDB - Gravataí) e pela presidenta da Câmara de Estância Velha, Neila ‘Mana’ Becker (PT), que vice-presidenta do polo regional do Vale do Sapateiro.

No encontro, o diretor-superintendente Pedro Bisch Neto destacou a atuação da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Ele abordou temas como o novo Estatuto das Metrópoles, gestão de recursos hídricos, destinação de resíduos e mobilidade urbana. Falou em estudos que vêm sendo elaborados pela instituição, especialmente na questão dos aterros sanitários e de obras de infraestrutura viária.

Após a explanação, Bisch Neto respondeu perguntas de presidentes e vereadores presentes no evento. O 2º secretário do Parlamento Metropolitano, Valentim Melo (PT), indagou sobre a possibilidade de prolongar o Trensurb até Sapiranga. “Acompanhamos uma apresentação de um estudo que indicava o Aeromóvel como alternativa, ao custo de R$ 1,5 bilhão. Queremos contar com o apoio da Metroplan, pois esta demanda é muito importante para nossos municípios”, disse o presidente da Câmara de Nova Hartz.

Sobre o Estatuto das Metrópoles, Bisch Neto informou que a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) vai promover um encontro, ainda no segundo semestre, para discutir o assunto, considerado prioritário.

Próxima reunião

A Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano volta a se reunir na manhã do dia 3 de julho, na Câmara Municipal de Gravataí. O prefeito da cidade, Marco Alba, fará uma explanação sobre a Granpal, entidade presidida por ele.

Na ocasião, serão empossados os presidentes e vices das sete comissões permanentes: Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Transporte e Mobilidade; Saúde; Meio Ambiente e Saneamento; Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; e Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional. Estes grupos de trabalho terão a finalidade de elaborar estudos e propostas relacionados às temáticas.

Segundo o presidente Mauro Pinheiro, a intenção é promover grandes seminários temáticos no fim do ano. “Pensamos em convidar autoridades, até de fora do País, para que possamos conhecer melhor algumas experiências positivas que outras cidades e regiões implantaram”, acrescentou.

Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano
Presidente: Mauro Pinheiro (PT - Porto Alegre)
Secretário-geral: Juarez Souza (PMDB - Gravataí)
1º secretário: Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo)
2º secretário: Valetin Melo (PT - Nova Hartz)

Polos Legislativos Regionais
Vale do Caí: vice-presidente Diego Martins (PMDB - Portão)
Cidades: Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Sebastião do Caí

Vale do Gravataí: vice-presidente Éderson ‘Dedo’ Machado (PT - Viamão)
Cidades: Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão

Vale do Paranhana: vice-presidente Eduardo Kohlrausch (PTB - Taquara)
Cidades: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara

Vale do Rio dos Sinos: vice-presidente Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita)
Cidades: Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas

Vale do Sapateiro: vice-presidenta Neila ‘Mana’ Becker (PT - Estância Velha)
Cidades: Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Araricá

Carbonífera: vice-presidente Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB - Guaíba)
Cidades: Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Triunfo


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Leia mais: