Plenário

Pastor critica saúde e transporte da Capital

Pastor não acha metrô necessário Foto: Elson Sempé Pedroso
Pastor não acha metrô necessário Foto: Elson Sempé Pedroso

“Porto Alegre não precisa de metrô”. Com esta afirmação o pastor Sady Severo Martins, da Igreja Evangélica Pentecostal Deus Conosco, iniciou seu pronunciamento da Tribuna Popular da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (25/4), chamando a atenção para que os agentes públicos busquem alternativas para melhorar o trânsito da Capital.

“Eu me sinto incomodado com o metrô porque Porto Alegre é uma cidade que cresce pouco. Poderíamos ter alternativas, como os trólebus e o revezamento de carros de acordo o número do final das placas”, propôs o pastor. Ainda sobre a questão de mobilidade urbana, ele diz que a engenharia de trânsito na Capital é arcaica e, por isto, a principal responsável pelos congestionamentos.

Outro tema abordado por Martins foi a saúde. Ele defendeu a regionalização do atendimento, uma vez que “é inconcebível uma pessoa morar na zona sul e ter que consultar na zona norte”. Além disso, teceu críticas à falta de marcação de consulta por telefone. “É comum ver um idoso, de madrugada, na fila de um posto de saúde”, exemplificou.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)