Plenário

Comissão Representativa / Comunicações

Comissão Representativa debateu situação dos desabrigados pelas chuvas  Foto: Leonardo Contursi
Comissão Representativa debateu situação dos desabrigados pelas chuvas Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas no período de Comunicações da sessão da Comissão Representativa desta quinta-feira (23/7):

CHUVA -
Lourdes Sprenger (PMDB) afirmou que a Defesa Civil e os órgãos responsáveis por dar apoio às causas ambientais estão empenhados em ajudar as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. "Eles tem preparo para auxiliar as famílias e irão fazer isto até que as pessoas tenham onde ficar", disse. A vereadora ressaltou ser necessário que as pessoas deem as informações exatas à Defesa Civil sobre a situação, pois diversos chamados falsos estão retardando a ação do órgão nas cidades que se encontram em estado de calamidade pública em razão das chuvas. (JD)CHUVA II - Paulinho Motorista (PSB) falou sobre o triste momento pelo qual as famílias atingidas pelas chuvas estão passando. "Começamos a refletir que poderíamos estar naquela situação, perdendo tudo o que nós temos e sem ter para onde ir", disse. O vereador ressaltou que espera que a situação de calamidade não venha a acontecer novamente, a partir do empenho das autoridades, e que as famílias possam voltar o mais rápido possível para as suas casas. (JD)SEGURANÇA - Cláudio Janta (SDD) falou ainda sobre a segurança pública da Capital e afirmou que o número de assaltos está aumentando a cada ano. "Os taxistas são uma das categorias que mais sofrem com os assaltos e perdem suas vidas em troca de um pouco de dinheiro", destacou. Janta ressaltou que é preciso que os órgãos da segurança pública admitam seus erros e aumentem o seu efetivo nas ruas para preservar as vidas das pessoas. O parlamentar ainda se manifestou sobre as enchentes que assolam toda a região metropolitana de Porto Alegre. "Isto é falta de investimento em estrutura ambiental e falta de esforços do poder público para que estas tragédias não aconteçam", disse. (JD) 

CHUVA III - Waldir Canal (PRB) manifestou que visitou alguns locais afetados pela chuva. "No Bairro Sarandi vimos uma situação de calamidade e constatamos que a atuação do governo municipal foi satisfatória", disse. O vereador afirmou que a cidade precisa estar preparada para este tipo de situação ambiental e saber o que fazer após as enchentes. "Infelizmente, a violência está presente nestas situações e vemos que os bandidos se aproveitam do sofrimento dos outros para benefício próprio", destacou. Canal afirmou que não está havendo omissão dos órgãos públicos envolvidos e espera que a atuação deles ajude as famílias desabrigadas. (JD)

AGAPAN - Professor Alex Fraga (PSOL) parabenizou o engenheiroagrônomo Leonardo Melgarejo, por sua posse na presidência da Associação Gaúcha deProteção ao Ambiente Natural (Agapan). "Esta entidade presta um trabalhomuito importante para o meio ambiente. "Para mim, a presença da Agapan é um ponto indispensável para a luta em apoio à preservação da natureza". O vereador prestou ainda,solidariedade às famílias atingidas pela chuva no estado. "Infelizmente, enfrentamos a falta de planejamento em muitos municípios doRio Grande do Sul. Chuvas ocorrem, são processos naturais, e enchentes ocorrempela mesma forma. Porém, a falta de planejamento faz com que não tenhamosalternativas. Hoje muitas famílias, crianças, adultos e idosos estão emsituação de calamidade." (CPA)

Texto:   Juliana Demarco (Estagiária de Jornalismo
            Clara Porto Alegre (Estudante de Jornalismo)
Edição: Milton Gerson (Reg.Prof. 6539)