Plenário

Comissão Representativa / Lideranças

Nos discursos de Lideranças, os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos na reunião da Comissão Representativa desta quarta-feira (4/1):

SINALIZAÇÃO - Professor Garcia (PMDB) apelou à EPTC e ao prefeito para que revejam a decisão de retirar as placas de sinalização que indicam a localização de pardais. Para ele, as placas têm caráter informativo e educativo. "Será que os radares têm finalidade apenas arrecadatória?" Garcia observou que várias capitais brasileiras já anunciaram que vão manter as placas indicativas de radares, mesmo após decisão do Contran que permite retirá-las. (MAM)

REGULARIZAÇÃO - Paulinho Rubem Berta (PPS) garantiu que em 2012, à frente da Cuthab, continuará o trabalho pela regularização fundiária na cidade. Lembrou que Porto Alegre possui hoje mais de 700 áreas irregulares nas quais vivem milhares de pessoas. Rubem Berta também elogiou a Prefeitura por implementar o Território da Paz, na Vila Bom Jesus. "Trata-se de uma obra importante para aquela comunidade e que deve ser levada a outras áreas da cidade." (MAM)

FÉRIAS - Em liderança de oposição, Aldacir Oliboni (PT) pediu que, durante as férias de verão, quando cai o movimento na cidade, os gestores mantenham a atenção aos serviços básicos e aproveitem para fazer reformas e melhorias nos serviços. Oliboni lembrou que, encerrado o Carnaval, em fevereiro, quando grande parte das famílias volta de férias, tudo volta ao normal. O vereador também lembrou que a fiscalização por parte das autoridades é fundamental para reduzir as mortes em acidentes de trânsito. Na sua opinião, é preciso sempre estar atento, seja inverno ou verão. (CB)

FISCALIZAÇÃO I – Carlos Todeschini (PT) disse estar assustado com a quantidade de quebra-molas da cidade. “Ou os motoristas estão mais violentos, ou a EPTC vem distribuindo este obstáculo sem critérios”. O vereador afirmou que o uso de quebra-molas contraria o Código Nacional de Trânsito. Todeschini também reclamou da truculência e do que definiu como “ação arrecadatória” da EPTC. O vereador lembrou ainda que será levado ao ar programa da TV Câmara, Canal 16 da NET, onde ele denuncia o uso da barragem da Lomba do Sabão para o recebimento de efluentes de esgotos. (HP)

FISCALIZAÇÃO II – João Dib (PP) disse que seria bom se todos os motoristas fossem iguais ao melhor motorista, que respeita as leis de trânsito. “Como fazer alguém ser bom sem fiscalizar, sem multar”, questionou. Conforme o vereador, as ações da EPTC não são arrecadatórias, mas sim de fiscalização. “A EPTC multa quem comete infrações”, afirmou. Em relação a situação na Lomba do Sabão, disse que não irá esperar por programa de tevê  para verificar a denúncia. “Mas, desde já, que fique claro que a água distribuída à população tem condições de uso”. (HP)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) 
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)