Comissão Representativa

Lideranças

Vereador Luiz Braz Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Luiz Braz Foto: Elson Sempé Pedroso

Durante o período de comunicações de lideranças, na reunião da comissão representativa desta quarta-feira (15/7), os vereadores trataram dos seguintes temas:

CRIANÇAS - Luiz Braz (PSDB) também lamentou descaso com crianças e citou pesquisa do Ipea segundo a qual cerca de 6% das crianças brasileiras estão mergulhadas na miséria total. Lamentou que as verbas para atender os jovens "se percam na gigantesca estrutura dos governos" antes de chegar aos beneficiados. Criticou o governo federal por destinar R$ 500 mil à Fundação José Sarney. "É dinheiro jogado fora para atender cabos eleitorais dos que estão no poder." Segundo ele, a Petrobras distribuiu R$ 600 milhões para ONGs ligadas a partidos e governos. Também cumprimentou governo do Estado pela expansão da fábrica da GM e lamentou que a Ford tenha sido mandada embora pelo governo daquela época. (CS)

CUSTO - Airto Ferronato (PSB) cumprimentou manifestação de Luiz Braz (PSDB) e considerou positiva a ampliação da fábrica da GM, mas lembrou que 500 milhões de dólares serão destinado pelo governo federal para a geração de 2.200 empregos e questionou custo de cada emprego gerado. Lembrou que a prefeitura, recentemente, alegou falta de recursos para manter os empregos dos camelôs. "Se negam poucos reais para pequeníssimas empresas de Porto Alegre." Afirmou que o país só se desenvolverá se for dada atenção especial aos menos favorecidos. "O governo federal concede recursos à Fundação José Sarney, e as crianças estão nas ruas pedindo esmolas". (CS) 

CAIXA - Reginaldo Pujol (DEM) destacou o envolvimento dos vereadores com a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Segundo ele, um dos temas que mais tem ensejado debate é a instituição das Áreas Especiais de Interesse Cultural na cidade. Pujol disse ter recebido informação de que o Município havia decidido derrubar a caixa d´água no Bairro Petrópolis e se disse perplexo com a ideia. Lembrou que a caixa d´água de Petrópolis é um símbolo do bairro e representa um marco do desenvolvimento da região. Pujol informou que já solicitou audiência com prefeito José Fogaça para conversar sobre o assunto e manifestar sua contrariedade à ideia. (CS)

YEDA - Carlos Todeschini (PT) criticou manifestações da governadora Yeda Crusius que responsabilizam ministro Tarso Genro por ações que ela esteja sofrendo. Considerou "incoerência" atribuir responsabilidades pelo que esteja acontecendo no governo dela a outras agentes públicos. Criticou pedido do prefeito José Fogaça à Câmara para que autorize viagem sua a Washington (EUA) para falar sobre mudanças promovidas pelo governo municipal em Porto Alegre. Questionou a necessidade da viagem, paga com recursos públicos. "Não vejo o que o prefeito irá fazer em Washington. Gostaria de saber alguma coisa que o prefeito mudou para melhor em Porto Alegre." (CS)

SÍMBOLO - Adeli Sell (PT)  também falou da possibilidade da derrubada da caixa d´água, localizada na Praça Mafalda Veríssimo, no bairro Petrópolis. Disse que enviou uma carta ao prefeito José Fogaça perguntando o por quê dessa atitude. “É um símbolo de Porto Alegre, considerado um patrimônio”, disse Adeli. "Esse monumento servirá de exemplo para as gerações futuras de como se captava água na cidade". Falou ainda do conduto de 17 quilômetros que será feito na cidade. Disse não entender porquê o Dmae vai usar canos de PVC, importado da China, quando os de aço são mais baratos. “Sai 25 % mais barato e a submersão é mais fácil”. (RA)

RELATORIAS - Toni Proença (PPS) convidou os vereadores da Comissão que revisa o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA) para acompanhar a entrega dos relatórios parciais das relatorias temáticas da Comissão. A solenidade será na tarde desta quarta-feira (15/7), às 17h no Salão Nobre Dilamar Machado. "Conseguimos cumprir com os prazos definidos pela Câmara. Com dedicação e esforço, elaboramos contribuições e sugestões para aprimorar o PDDUA. É hora de saudarmos o trabalho de quase seis meses", registrou. (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)