Plenário

Comunicações

Adeli Sell Foto: Eduarda Amorim
Adeli Sell Foto: Eduarda Amorim

Em período de comunicações, durante sessão ordinária desta segunda-feira (4/4), os vereadores de Porto Alegre se manifestaram na tribuna sobre os seguintes assuntos:

PROBLEMAS – Adeli Sell (PT) pediu atenção a problema de escuridão na Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa. “É uma praça importante. Isso depõe contra a cidade porque é visitada por muitos turistas”. Outro aspecto desta praça, segundo Adeli, é o abandono por parte da SMAM. “São acúmulos de sujeira, fezes de animais e humanas espalhadas”, criticou. O vereador pediu, ainda, atenção especial para o problema de moradores de rua. “É um tema que não se resolve do dia para noite, mas precisamos tomar algumas atitudes”, avaliou. (LO)
 
ESCOLA – Sofia Cavedon (PT) comemorou o inicio do Programa Vou à Escola para o ensino médio, na Capital. Lembrou que o projeto votado na Casa é de sua autoria e da então vereadora Manuela d’Ávila (PCdoB). “Tínhamos em Porto Alegre o Vou à Escola no ensino fundamental e vimos a necessidade de estendê-lo ao ensino médio”. Informou que foi constituído grupo de trabalho em conjunto com a EPTC para definir os critérios, que inicialmente atenderão dois mil alunos. “O programa é importante para a gurizada da periferia que não consegue vaga nas proximidades de suas residências”. (LO)
 
FAMÍLIAS – Toni Proença (PPS) lembrou que a Cedecondh recebeu representantes de 45 famílias do Jardim Floresta, inquilinos de propriedades desapropriadas para a ampliação do Aeroporto Salgado Filho. “Ao desapropriar esses imóveis, a Infraero não conferiu que eram alugados, e os proprietários receberam as indenizações e foram embora deixando as famílias lá”, disse Toni. Ele ressaltou que texto de Zero Hora, neste domingo,  listando as principais obras que Porto Alegre vai receber com intuito de melhorar a cidade para a Copa 2014, apresenta a ampliação do aeroporto. (LO)
 
EXÉRCITO – Tarciso Flecha Negra (PDT) citou reclamações ouvidas desde o fechamento das vagas de estacionamento no Cais do Porto, no Centro da Capital, e que isto sobrecarregou as ruas da região em razão do Exército ocupar as vagas no entorno do Quartel General (QG). “Agora o Exército ampliou o espaço que fecha nas ruas próximas do QG”, disse. Ressaltou que entende a utilização de espaços como “área de segurança”, mas que o Exército não tem que tomar as áreas de Porto Alegre. “Acho arbitrário, vivemos um momento onde todos tem direitos e deveres. Temos mais de 100 assinaturas pedindo que o cidadão use aquelas vagas”, disse. (LO)

TRANSPORTES – Idenir Cecchin (PMDB) comentou o início, a partir de hoje, da restrição do tráfego de caminhões no Centro até as 19 horas. Na sua opinião, trata-se de uma medida implantada pela EPTC em acordo com os transportadores de cargas e os comerciantes do Centro que trará benefícios. O vereador também elogiou lo projeto Vou à Escola, de Sofia Cavedon (PT) e da ex-vereadora Manuela D´Ávila (PCdoB), voltado pra estudantes de Ensino Médio. “Tem que dar condições de estudar”, disse Cecchin. (CB)

IDOSOS – Waldir Canal (PRB) citou reportagem da TV Record sobre “a situação de calamidade” dos idosos no país. Canal lamentou que o Estatuto do Idoso exista há oito anos, mas não seja cumprido como deveria. Ele citou casos de desrespeito aos idosos no transporte coletivo, na área de saúde e no mercado de trabalho,  “Precisamos fazer com que a lei seja respeitada; temos de trabalhar com educação, conscientização e respeito”, disse. “Seremos os futuros idosos; queremos respeito agora e amanhã.” (CB)

CIDADES – Engenheiro Comassetto (PT) relatou viagem para Brasília ocorrida nos dias 29, 30 e 31 de março, informando que participou do Congresso Nacional das Cidades como representante do Legislativo municipal. Segundo o vereador, entre outros temas, no evento foi divulgada a entrada em funcionamento, em meados de 2011, do Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, que beneficiará todo o país. De acordo com ele, também foram tratadas questões relativas à mobilidade urbana, que incluem a construção do metrô em Porto Alegre, além do trabalho social continuado com famílias moradoras de conjuntos habitacionais. (CB)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)