Grande Expediente/Comunicações
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta quinta-feira (3/5):
REJUVENESCIMENTO Maristela Maffei (PSB) destacou as manifestações pelo Dia do Trabalho, em 1º de Maio, que, neste ano, foram rejuvenescidas pelas decisões dos presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, em nacionalizar empresas em seus países. Na opinião da vereadora, os dois presidentes tomaram medidas para garantir a autonomia de suas nações e impedir o avanço do imperialismo capitalista. Maristela disse que, no caso da Venezuela, Chávez impede que o imperialismo se aproprie da maior reserva de petróleo do mundo. Segundo a vereadora, trata-se de um passo importante para colocar em prática a composição de um bloco socialista na América Latina. (CB)
TRÂNSITO Nereu DAvila (PDT) citou dados da EPTC que considera impressionantes sobre o trânsito de Porto Alegre. Lembrou que circulam pela Capital, diariamente, 600 mil veículos. Também referiu-se a levantamento do IBGE que apontou a morte de 1.200 pessoas em acidentes de trânsito entre 2001 e 2006. Desse total, cerca de 75% foram por atropelamento. O vereador acredita que, com o Estatuto do Pedestre, projeto de sua autoria aprovado pela Câmara, essa situação será atenuada. A educação para o trânsito é fundamental, afirmou. Nereu disse que uma das causas dos atropelamentos, além do descumprimento de normas por motoristas e pedestres, é a profusão de obstáculos nas calçadas. (CB)
PRIVATIZAÇÕES Marcelo Danéris (PT) anunciou o desarquivamento de projeto de sua autoria que visa coibir as privatizações no município de Porto Alegre. Pela proposta, a venda de bens públicos só poderá ocorrer após aprovação por plebiscito. Danéris disse que resolveu tomar essa decisão devido ao processo de privatização branda que vem ocorrendo na Capital. O vereador citou como exemplo a licitação para a exploração privada do Auditório Araújo Viana. Segundo ele, a empresa que ficar responsável pelo auditório liberará o espaço para uso da prefeitura em apenas seis finais de semana ao longo do ano. Mas o mais grave, segundo Danéris, é a intenção de cercar o Araújo Viana com grades. (CB)
OBRA Professor Garcia (PPS) informou que até 13 de maio deverá ser entregue à população obra de saneamento básico entre as ruas Tramandaí e Gávea, no Bairro Ipanema. Conforme Garcia, a promessa foi feita pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) em uma reunião realizada na noite de quinta-feira. Essa obra custa R$ 1 milhão e beneficiará 15 mil pessoas, enfatizou. De acordo com Garcia, houve denúncias de que obras da Brasil Telecom estariam atrapalhando o andamento do cronograma do DEP, mas a empresa de telecomunicações comprometeu-se em resolvê-lo até o dia 5 deste mês. (JAP)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)