Plenário

Comunicações

No período de Comunicações da sessão plenária desta quinta-feira (26/2) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SEGURANÇA - Aldacir Oliboni (PT) cobrou do Executivo ações de combate à violência. Lembrou que a questão é tão grave que motivou a Igreja Católica a colocar a segurança pública como tema da Campanha da Fraternidade de 2009. Oliboni pediu esclarecimentos à Prefeitura e ao governo do Estado sobre as políticas que vêm adotando para combater a violência. Sugeriu ainda que o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, apresente à Câmara propostas da Igreja para auxiliar os governos a reforçar a segurança pública. (MAM)

SEGURANÇA II - João Carlos Nedel (PP) lembrou que a Campanha da Fraternidade de 2009 destaca a segurança pública, mas ressaltou que a mensagem da Igreja Católica é de que o combate à violência passa pela fraternidade. "Agora na quaresma, período de reflexão, devemos analisar o quanto estamos sendo fraternos." Para Nedel, é preciso que os homens públicos se entendam melhor, pois tal entendimento representa fraternidade em benefício do povo. (MAM)

ACUSAÇÕES - Luiz Braz (PSDB) apelou ao vereador Pedro Ruas (PSol) para que ele e seu partido repensem a política de permanente acusação contra os governos. Para Braz, este tipo de ação não resulta em nenhum benefício para a sociedade. "Pelo contrário, no RS deixamos de progredir por conta desta permanente disputa política." O vereador acredita que o fortalecimento do diálogo é a maneira mais eficaz de agir em benefício do povo. (MAM)

OBRAS - Paulinho Rubem Berta (PMDB) disse que recebeu documento da Metroplam informando que em 20 dias as obras do corredor da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia estarão prontas. O vereador questionou, no entanto, a respeito do restante das obras que estão pendentes. “Quero saber sobre as calçadas, os recuos e os passeios que prejudicam a volta dos empregos”, enfatizou. Também pediu providências para as ruas do entorno e falou sobre riacho nas proximidades da Baltazar: “Não existe proteção e crianças e idosos podem cair”. (RA)

BICICLETA - Valdir Canal (PRB) disse ter recebido e-mail de uma senhora que foi de bicicleta a shopping center da cidade mas não conseguiu lugar para estacionar o veículo. “Só tinham três vagas já ocupadas por funcionários do estabelecimento”, disse. Devido a reclamação, o vereador informou que protocolou projeto com o objetivo de corrigir esse problema. “A minha proposta visa também amenizar o problema com o trânsito, pois incentivará o uso da bicicleta”. O vereador pediu apoio do Executivo para o projeto. (RA) 

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)