Comunicações
No período de comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (9/10) os vereadores trataram dos seguintes temas:
CRECHES Sofia Cavedon (PT) criticou a prefeitura pela falta de critérios para inclusão de creches comunitárias da Capital no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Conforme a vereadora, a comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre tentou tratar do assunto para que a prefeitura não perdesse a verba, mas nada foi feito. (RT)
ELEIÇÕES Na opinião de Aldacir Oliboni (PT) neste pleito não houve coerência e nem dignidade, o poder econômico prevaleceu e alguns candidatos exageraram. Segundo Oliboni, um vereador pode ganhar bem, mas não consegue locar 40 carros e estampar seu visual em quase todas as janelas da Capital. Para ele o Tribunal Regional Eleitoral (TER) deveria fiscalizar o Executivo que oportunizou essa máquina de votos. Do contrário todos vão querer ser governo, afirmou. (RT)
ELEIÇÕES II Dr. Goulart (PTB) concorda que candidatos extrapolaram financeiramente neste pleito, mas disse que também que nos anteriores ocorreram campanhas milionárias. Dr. Goulart entende que as autoridades do TER deveriam se preocupar, em todos os pleitos fiscalizar assuntos importantes, não uma pintura de parede com 17 centímetros acima do permitido. Existem disparidades gritantes que não são averiguadas, ressaltou. (RT)
ELEIÇÕES III João Antonio Dib (PP) comentou o poema que Raul Moreau fez para Porto Alegre em forma de acróstico. Para Dib, Moreau é um poeta autêntico que escreve as coisa em poucos minutos com muita verdade e sentimento. Dib agradeceu também pelo a conquista de seu 10º mandato. Vou continuar com a mesma disposição do meu primeiro mandato, só com mais experiência, ressaltou. (RT)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)