Plenário

Comunicações Temáticas / Mobilidade Urbana

No período de Comunicações Temáticas, na tarde desta quinta-feira (27/10), os vereadores debateram sobre a mobilidade urbana e seus reflexos. Acompanhem os discursos:

METRÔ - Elói Guimarães (PTB) afirmou que o passo mais importante foi dado quando a presidente Dilma anunciou o aporte de R$1 bilhão a fundo perdido para a implementação do metrô na capital. "Temos que saudar essa iniciativa como a principal alavanca para que o projeto seja consolidado", disse. Para o vereador, a mobilidade urbana tem sido uma das principais preocupações das grandes cidades. "A oferta de modais alteram a fisionomia das cidades e até as relações das pessoas. Temos que nos preocupar muito com isso", reiterou. (ES)

TRAVESSIA - Bernardino Vendrúsculo (PSD) lembrou que a travessia entre Guaíba e Porto Alegre pode ser uma grande saída para diminuir o congestionamento entre as duas cidades. "De carro levo cerca de 45 minutos e com a travessia, podemos chegar em Porto Alegre com a metade do tempo", registrou ao frisar que é preciso acabar com a novela infindável de que o transporte por água não pode ser viável. "Precisamos de projetos consistentes para a mobilidade urbana da cidade e de soluções práticas e que realmente funcionem". (ES)

MODAIS I - Nelcir Tessaro (PTB) parabenizou a iniciativa da Câmara em trazer uma discussão sobre a mobilidade urbana e seus reflexos. "Queremos fazer com que Porto Alegre tenha um novo projeto de mobilidade porque daqui três anos as ruas da capital ficarão intransitáveis", alertou. Segundo Tessaro, o centro da cidade já está com muitas dificuldades de tráfego por conta do excesso de carros. "O metrô não vai funcionar antes de 2019. Não podemos esperar que apenas ele resolva a situação. É preciso novos e mais urgentes modais". (ES)

ESTRATÉGIA - Airto Ferronato (PSB) considerou um "pensar estratégico" o estudo apresentado hoje por Maurênio Stortti sobre mobilidade urbana e desenvolvimento imobiliário. "Cada grande obra pública trazida à cidade reflete no desenvolvimento não só imobiliário como também no humano." Reconheceu que a burocracia pública muitas vezes atrapalha a realização de projetos importantes, mas salientou que na iniciativa privada também ocorre este problema. "Um exemplo é a negociação atrapalhada nas obras do Beira-Rio que fez com que Porto Alegre perdesse a Copa das Confederações." (MAM)

PROJETO - Luiz Braz (PSDB) anunciou que está apresentando hoje projeto que proíbe o estacionamento de veículos na Área Azul de vias com elevado movimento. "É comum, em algumas avenidas, vermos o trânsito engarrafado, enquanto há veículos estacionados nos dois lados da via." Braz também elogiou a implantação do transporte hidroviário entre a Capital e Guaíba, mas considerou a passagem cara demais para os trabalhadores. "Parece que a preocupação foi com outra camada da população." (MAM)

HIDROVIA - Dr. Thiago Duarte (PDT) lembrou dos esforços da Câmara para que a hidrovia saísse do papel, como está acontecendo hoje. "Em março deste ano, fizemos uma reunião dentro de um barco e uma viagem experimental até o Extremo Sul da cidade. Uma viagem que por terra leva-se até duas horas foi feita em 45 minutos de barco." Para ele, é preciso implantar uma hidrovia municipal agora, ligando desde a região da Arena do Grêmio, passando pelo Cais, Beira-Rio e Cristal, até a Zona Sul. "A cidade nasceu do rio e precisa voltar-se para ele." (MAM)

MODAIS II - Dr. Raul Torelly (PMDB) disse que a Casa e a administração municipal têm trabalhado para a implantação de novos modais e a integração entre eles. Lembrou que a ciclovia começa a sair do papel, que está sendo implantado o aeromóvel junto ao aeroporto e que hoje entrou em funcionamento a ligação hidroviária Capital-Guaíba. "Também acredito muito nos BRTs, ônibus rápidos com custo mais baixo que o metrô e grande capacidade de mobilidade." (MAM)

HIDROVIA - Dr. Thiago Duarte (PDT) lembrou dos esforços da Câmara para que a hidrovia saísse do papel, como está acontecendo hoje. "Em março deste ano, fizemos uma reunião dentro de um barco e uma viagem experimental até o Extremo Sul da cidade. Uma viagem que por terra leva-se até duas horas foi feita em 45 minutos de barco." Para ele, é preciso implantar uma hidrovia municipal agora, ligando desde a região da Arena do Grêmio, passando pelo Cais, Beira-Rio e Cristal, até a Zona Sul. "A cidade nasceu do rio e precisa voltar-se para ele." (MAM)

MODAIS II - Dr. Raul Torelly (PMDB) disse que a Casa e a administração municipal têm trabalhado para a implantação de novos modais e a integração entre eles. Lembrou que a ciclovia começa a sair do papel, que está sendo implantado o aeromóvel junto ao aeroporto e que hoje entrou em funcionamento a ligação hidroviária Capital-Guaíba. "Também acredito muito nos BRTs, ônibus rápidos com custo mais baixo que o metrô e grande capacidade de mobilidade." (MAM)

ELOGIO I - Elias Vidal (PPS) registrou que o Legislativo deve um agradecimento aos profissionais envolvidos no estudo da evolução imobiliária da cidade. Ele opinou que poucas entidades se propuseram a abraçar uma tarefa dessa magnitude numa cidade que reúne 700 mil veículos e precisaria de alargamentos. Vidal elogiou o transporte coletivo de Porto Alegre e declarou que gosta do sistema de lotações numa cidade estrangulada pelo Guaíba e por acessos de entrada e saída completamente limitados pelo colapso do anel viário formado pelo sistema da BR 290/BR 116. (FCC)

ELOGIO II - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou a presença de Maurênio Stortti, que "tem um grande trabalho pela frente". De acordo com Cecchim, Porto Alegre tem de ser pensada muito além da Copa. Ele quer pensar a cidade para os próximos 50 anos. "A mobilidade urbana de longo prazo precisa ser repensada no contexto da Região Metropolitana de Porto Alegre", anotou Cecchim. No seu entendimento, odebate sobre a expansão imobiliária se insere necessariamente nesses estudos. (FCC)

ADVERTÊNCIA - Toni Proença (PPL) defendeu a ideia de que é preciso olhar a cidade para frente. Entretanto, alertou, que ela conta com um Plano Diretor desde 1954, e que a cidade foi muito bem desenhada e que muitas vezes criam-se novos projetos sem olhar para as diretrizes do passado. Segundo o vereador, a estrutura da cidade inclui, desde aquela época, inclusive a quarta perimetral, que está desenhada mas precisa ser projetada e executada. Proença disse ainda que falta voltar os olhos em termos de planejamento para as regiões periféricas, pois pode surgir uma cidade "meio esquizofrênica" em que todos os serviços concentrados na região central ficarão distantes dos conglomerados comerciais e residenciais dos bairros mais longínquos. (FCC)

MOBILIDADE - João Carlos Nedel (PP) disse que é necessário falar também sobre o Cais do Porto. Segundo elem lá existe um espaço ocupado atualmente pelo Corpo de Bombeiros, que ainda não sabem para onde irá após remoção do local. “Precisamos saber se podemos ajudar.” Falou que, como presidente da Cefor, gostaria muito que as pessoas que debateram hoje sobre mobilidade urbana falassem também na comissão. “Precisamos ficar atualizados sobre esse tema. Queremos ouvir e ser ouvidos.”, enfatizou o vereador. (RA)
 
SUSTENTABILIDADE - Na opinião do vereador Carlos Todeschini (PT), o conceito de sustentabilidade vai fazer parte dos desafios futuros da humanidade. ”As pessoas vão poder sobreviver lutando pela preservação do planeta”, disse o vereador. Ele falou ainda da inauguração da travessia Porto Alegre-Guaíba via catamarã. “Esta iniciativa vai trazer um grande beneficio social para a população”, disse o parlamentar. (RA)

Ester Scotti (reg. prof. 13.387)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)