Plenário

Lideranças

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (2/6) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

RUAS - Nilo Santos (PTB) parabenizou a Prefeitura do Rio de Janeiro por adotar uma política de recolhimento compulsório das ruas de crianças e adolescentes consumidores de drogas. Segundo ele, tal política tem de ser adotada em Porto Alegre. "O Ministério Público já tem o entendimento de que crianças, jovens e gestantes consumidoras de drogas não podem ficar nas ruas. Cabe à Prefeitura então promover a internação compulsória destas pessoas." (MAM)

TRANSPORTE - João Dib (PP) disse que ficou triste ao ouvir um radialista dizer hoje pela manhã que o transporte público de Porto Alegre é péssimo e que os vereadores da Capital não fazem nada. Dib disse que a frota atual, de 1.650 ônibus, é suficiente para atender à demanda e que o problema de lotação ocorre apenas em determinados horários. "Transporte é planejamento, fiscalização e tarifa justa. O resto é conversa fiada." O vereador ainda convidou a comunidade a participar de homenagem amanhã (3/6), em frente à Câmara, ao ex-prefeito Loureiro da Silva, morto há 47 anos. (MAM)

PROJOVEM - Mauro Pinheiro (PT) lamentou que o ProJovem esteja nas páginas dos jornais novamente devido a problemas envolvendo seu funcionamento. Agora, explicou, os professores estão em greve por atraso nos salários. "E os alunos também reclamam que não estão recebendo a bolsa-auxílio de R$ 100,00 prevista no programa." Para Pinheiro, o ProJovem precisa ser revisto, pois a atual sistemática não tem dado certo. (MAM)

RESTINGA - Idenir Cecchim (PMDB) comemorou a notícia da delimitação do terreno onde será construída a Escola do Senai na Restinga. Lembrou que, quando era secretário da Smic, passou três anos indo a reuniões semanais na Fiergs para tratar do assunto. Segundo Cecchim, o Executivo fez sua parte ao destinar o terreno. Lembrou que a escola se soma a outras melhorias que vêm desenvolvendo o Distrito Industrial da Restinga e o bairro como um todo. “Quando chegamos, eram seis empresas; agora são 30”, afirmou. Citou empreendimentos como o Hospital da Restinga e da Escola Técnica Federal, além do camelódromo, que tem projeto pronto. (CB)

RESTINGA I - Dr. Thiago Duarte (PDT) elogiou a evolução da obra da unidade do Hospital Moinhos de Vento da Vila Restinga. Para ele, a prefeitura encontrou a vocação ideal para o distrito industrial do bairro. Lembrou que são 200 mil moradores que serão beneficiados. Thiago disse que as obras do Moinhos de Vento caminham a passos largos e salientou que o hospital irá formar mão-de-obra para manter o hospital dentro da própria Restinga. Afirmou ainda que a área da saúde na zona sul de Porto Alegre irá dar um salto de qualidade com as melhorias em curso nos hospitais Vila Nova e Barque Belém.(FCC)

RESTINGAS II - Mário Fraga (PDT) informou visita ao Clube do Professor Gaúcho. Disse que o clube está de parabéns pela introdução de novas modalidades esportivas na cidade. Elogiou a presença da engenheira química que versou sobre a problemática do descarte de resíduos na cidade. Fraga falou ainda sobre a Restinga. Segundo ele, o atual goveno faz um excelente trabalho no bairro o que se configura com a implantação do hospital e agora com o anúncio da construção da Escola Técnica. Para Fraga, o bairro irá evoluir ainda mais com a criação do centro popular de compras. "Agora só falta o táxi lotação", finalizou o vereador. (FCC)

RESTINGA III - Luiz Braz (PSDB) disse que Mário Fraga tem entusiasmo de sobra mas que a Restinga precisa de muito mais. A lotação é um exemplo. Conforme Braz, ainda não existe uma configuração desse meio de transporte para atender o bairro. Em sua opinião, o táxi lotação com 21 lugares que serve o restante da cidade é inviável. Ele sugeriu a implatação de linha de ônibus direta ligando a Restinga ao centro. Braz disse ainda que a região da Restinga carece de um hospital de pronto socorro. Ele criticou ainda o uso do distrito industrial, que em sua opinião, não funciona para atender às necessidades de geração de emprego e renda da população local. (FCC)

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)