Plenário

Discursos de Grande Expediente e de Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão plenária desta segunda-feira (6/11) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

ITBI - Bernardino Vendruscolo (PMDB) alertou que os contribuintes interessados em parcelar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) têm até o final de dezembro para requerer o benefício. Explicou que a lei, criada a partir de projeto de sua autoria, permite o parcelamento do tributo em até 12 vezes. Informou que negocia com o Executivo a prorrogação do benefício, mas ressaltou que o prazo inicial expira em 31 de dezembro. Pediu também que a prefeitura e as entidades ligadas ao setor imobiliário façam uma maior divulgação da lei. (MM)

PORTAIS I - Adeli Sell (PT) comentou alguns questionamentos acerca do projeto Portais da Cidade, apresentado nesta segunda-feira na Câmara. “Não saio convencido dessa audiência e vou continuar o debate, disse. Para o vereador, preocupa especialmente as conseqüências no bairro Cidade Baixa, que já seria conhecido por sua anarquia. “Imaginem o que será a José do Patrocínio e seu entorno diante de uma situação que já é intolerável”, alertou. Adeli disse que é preciso ainda discutir questões como a falta de fiscalização,  o vandalismo e políticas para praças e parques na cidade.  (AB)  

PORTAIS II - Elói Guimarães (PTB) defendeu mudanças que resultem em melhorias nas condições de tráfego na cidade. “O Centro, em determinadas áreas, está com níveis de comprometimento em vários aspectos”, disse, ao comentar a proposta que prevê três grandes áreas para embarque e desembarque de ônibus em Porto Alegre. Segundo Elói, é natural que modificações dessa natureza provoquem impactos, mas é preciso debater sobre a matéria no sentido de que toda a cidade ganhe. (AB)

PORTAIS III - “A principal missão do legislador não é fazer leis e sim fiscalizar”. Assim, João Dib (PP) lamentou o fato de parte dos vereadores ausentar-se do plenário durante a explanação do projeto Portais da Cidade. Da mesma forma, Dib reclamou da baixa participação na audiência da Comissão de Economia e Finanças (Cefor), no dia 31, que discutiu o orçamento da capital para 2007. “Tinha dois vereadores e dois secretários. Empatamos”, disse ele, sobre o momento que considera de extrema importância para a cidade. (AB) 

PÊSSEGO - Ervino Besson (PDT) saudou a visita ao plenário da Câmara Municipal, juntamente com lideranças e produtores da Zona Sul da Capital, da rainha e de duas princesas da 22ª Festa do Pêssego de Porto Alegre, a ser realizada na Vila Nova. Segundo Besson, a Festa do Pêssego tem importância vital para a área produtiva da cidade. Ele convidou os vereadores e a população a participarem, no próximo sábado, da abertura da festa. (CS)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Marco Marocco (reg. prof. 6062
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)