Discursos de Lideranças
No tempo de Lideranças da sessão desta quinta-feira (3/8), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:
PAJADOR Elói Guimarães (PTB) expôs na tribuna o protótipo em gesso da escultura do pajador Jayme Caetano Braun que será instalada no Espaço do Gaúcho, localizado na Estância da Harmonia do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. O vereador informou que a estátua em tamanho natural está sendo feita pelo escultor Vinícius Ribeiro, de São Luiz Gonzaga, e deverá estar pronta dentro de até dois meses. A inauguração, porém, ocorrerá somente depois das eleições. Elói lembrou que a homenagem está prevista em lei de sua autoria. (CB)
LIXO - Maristela Meneghetti (PFL) comentou o cancelamento, pela Prefeitura, da licitação para contratação do serviço de limpeza urbana da capital. "A ação comprova que estava correta a nossa preocupação em acompanhar as investigações sobre as irregularidades", disse, lembrando que, na condição de presidente da Comissão de Economia e Finanças (Cefor), já havia solicitado a suspensão provisória durante audiência pública realizada na Câmara. Maristela defendeu o afastamento do diretor-geral do DMLU, Garipô Selistre, bem como dos demais envolvidos na comissão de licitação, a fim de que o próximo processo seja transparente. (AB)
LIXO II - Carlos Todeschini (PT) classificou como graves os episódios envolvendo a contratação de empresa para coleta de lixo na cidade. Para ele, fatos comprovam irregularidades durante o curso da licitação, desde a participação de estranhos à municipalidade nas reuniões até a elaboração do edital. Segundo Todeschini, a Prefeitura mente ao informar sobre o cancelamento da licitação, que, na verdade, foi determinada pela Justiça. O vereador anunciou que encaminhará requerimento para que uma CPI n Câmara apure a questão. (AB)
JUDEUS - Mônica Leal (PP) manifestou sua preocupação com o conflito que envolve o povo israelense. Casada há 35 anos com um judeu, a vereadora declarou tristeza com os últimos acontecimentos e lamentou que interesses alheios e omissões causem um momento tão tenso no Oriente Médio. Israel quer voltar a conviver em paz com os vizinhos árabes, defendeu, ao assinalar a bravura e o espírito ordeiro e trabalhador daquela nação. (AB)
BEBIDAS - Luiz Braz (PSDB) lamentou a falta de fiscalização que torna inócuos muitos dos projetos aprovados na casa legislativa. Se aprovarmos as melhores leis e o Executivo não fiscalizar, ou não tiver estrutura para fiscalizar, a lei acaba desmoralizada. Braz referia-se à lei aprovada recentemente na Câmara proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em postos de conveniência. Comentou que num posto na Avenida Silva Só, à noite, observou que vários jovens consumiam bebidas, desafiando a lei que já vigora na cidade.
LIXO III - Sebastião Melo (PMDB) lembrou que dedicou grande parte do seu mandato anterior à fiscalização da gestão do lixo em Porto Alegre. Na atual gestão, salientou, o Executivo municipal primeiro lançou edital, tendo o prefeito José Fogaça nomeado uma comissão de notáveis para acompanhar o processo licitatório. Melo parabenizou o TCE pela isenção com que tem atuado e elogiou Fogaça e o diretor do DMLU, Garipô Selistre, por terem cancelado a licitação a partir das denúncias de irregularidades. O PT não tem as melhores condições de criticar, pois foi condenado pela Justiça a devolver R$ 1,3 milhão por irregularidades na sua gestão do DMLU. (CS)
COLUNISTA - Salientando que a grandeza das pessoas se demonstra pelos seus atos, Ervino Besson (PDT¨) elogiou a postura do colunista Paulo Santana em relação aos fatos ocorridos no último jogo entre Grêmio e Internacional. Segundo Besson, Santana dá oportunidade aos leitores de fazerem críticas às suas opiniões e, no dia 31 de julho, escreveu uma coluna sob o título Pedido de Desculpas a respeito do Gre-nal, condenando os atos de vandalismo promovidos por parte da torcida durante a partida. O futebol é um esporte que consegue trazer multidões aos campos, mas os criminosos que vão aos estádios têm de ser punidos. (CS)
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)