Plenário

Discursos de Lideranças

Na sessão desta segunda-feira (29/05), o período de Lideranças da sessão ordinária foi utilizados pelos seguintes vereadores e vereadoras:

PESQUISA – Maristela Maffei (PSB) afirmou que a posição do presidente Lula nas pesquisas eleitorais deve-se a investimentos que vem sendo feitos em políticas sociais. “São políticas de inclusão, e as pesquisas mostram a realidade desse trabalho”, salientou. Maristela também destacou a participação do Movimento dos Sem Terra na aplicação de programas sociais: “Sempre os ouço, pois se não fosse por esses pacifistas, o Brasil já teria entrado em convulsão social”. (HP)

PRESIDENTE – Dr.Goulart (PDT) lamentou que obra de arte instalada no Tribunal de Justiça do Estado tenha esquecido de fazer referência ao presidente João Goulart. “Foi o último presidente trabalhista do Brasil. Ele lutou para que o salário mínimo tivesse poder de compra.” O presidente da Câmara disse ainda que também foram esquecidos o ex-prefeito Loureiro da Silva e a Revolução Farroupilha. “Foi um artista com viés político, um capixaba, quem fez. Mas isso não pode ficar assim”, afirmou. (HP)

HABITAÇÃO – José Ismael Heinen (PFL) disse que sente saudade do antigo BNH, “que hoje tentam imitar”. O vereador criticou o feirão da casa própria realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). “Não adianta abrir novas inscrições, tem de fazer”, afirmou, lembrando que há pessoas esperando há 15 anos pela sua casa financiada. Na opinião de Heinen, a saída para o problema é o cooperativismo. O vereador ainda criticou o ministro Tarso Genro, por defender cortes nos salários, pensões e aposentadorias. (CB)

HABITAÇÃO II – Raul Carrion (PCdoB) elogiou a realização do 2º Feirão Caixa da Casa Própria, aberto na sexta-feira. Disse que mais de 25 mil pessoas compareceram ao evento e mais de 5 mil negócios foram encaminhados. Também lembrou as ações de crédito solidário e o pacote para a construção de moradias populares, entre outras ações do governo Lula. “Nunca se teve tanto dinheiro público para os pobres, mas os ricos não gostam”, declarou. Sobre a corrupção na administração pública, disse que escândalos recentes também envolvem políticos do PP, PSDB, PMDB e PTB.  (CB)

LULA – Claudio Sebenelo (PSDB) lamentou que o PT e seus aliados tentem reeleger Lula presidente, apesar de ter sobre ele uma queixa-crime da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que o vincula ao chamado Valerioduto. “Ele está diretamente incriminado”, afirmou. O vereador criticou Lula por não ter cumprido diversas promessas de campanha, como a criação de milhões de empregos e assentamentos. Segundo Sebenelo, a tentativa de reeleger Lula é “um elogio à ignorância”. (CB)

ÉTICA – Clênia Maranhão (PPS) disse ter ficado estarrecida com o discurso do vereador Raul Carrion (PCdoB), que levou à tribuna notícias sobre envolvimento de políticos do PTB, do PP e do PSDB em corrupção. Para Clênia, nada justifica a corrupção e a imoralidade pública e nenhum governo, de esquerda ou de direita, tem esse direito. Segundo a vereadora do PPS, a ética e a moralidade não têm partido .“Nem Maluf nem Lula podem roubar. Se não for assim, estaremos caminhando para um retrocesso”, enfatizou.

CORRUPÇÃO - Elói Guimarães (PTB) também fez referência ao pronunciamento de Raul Carrion (PCdoB). Guimarães disse que um erro não justifica outro e que Carrion tenta justificar a corrupção dos seus com a corrupção alheia. “Não há registro na história da República de um governo que emergiu de tal forma na corrupção como o Partido dos Trabalhadores”. Disse ainda que a corrupção foi responsável pela queda dos ministros da Casa Civil e das Comunicações e de toda a executiva do partido.

 Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Alexandre Costa (reg. prof. 7587)