Discursos de Lideranças
Durante o período de comunicações de lideranças, na sessão desta quarta-feira (26/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:
PISTA - Carlos Todeschini (PT) alertou que é preciso garantir que os recursos destinados à ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho não serão perdidos. Lembrou que, ao final de 2005, foi firmado convênio em que a Prefeitura ficaria responsável pela infra-estrutura da obra, enquanto os governos estadual e federal destinariam os recursos. No entanto, segundo ele, a comunidade da Vila Dique, que será reassentada, procurou a Câmara porque não recebeu esclarecimentos do Demhab. (CS)
PRÓPRIA - Nereu D"Ávila (PDT) desmentiu boatos surgidos sobre possível desistência da candidatura própria do PDT ao governo do Estado, nas próximas eleições, para integrar outra chapa com um candidato a vice-governador. De maneira nenhuma o PDT retirará sua candidatura ao governo ou o deputado Alceu Collares renunciará. Segundo Nereu, Collares é o candidato oficial do partido, tendo renunciado à reeleição certa como deputado federal para ser candidato ao governo. (CS)
CONTRIBUINTES - Márcio Bins Ely (PDT) fez relato de sua participação em evento, em São Paulo, promovido pelo Instituto do Direito dos Contribuintes, com a presença inclusive do presidente da Federação Mundial de Associações de Defesa de Contribuintes. A maioria dos cidadãos sequer sabe para qual instância está contribuindo e com qual imposto, disse Bins Ely, lamentando que as contribuições não sejam retribuídas pela prestação de serviços pelo Estado. (CS)
LAÇADOR - Bernardino Vendrúscolo (PMDB) disse não concordar que o Executivo municipal mude o local do Monumento ao Laçador sem que haja uma discussão sobre o assunto na Câmara Municipal. Esse monumento representa a cultura tradicionalista gaúcha, sendo um dos monumentos mais conhecidos do Brasil. Segundo Bernardino Vendrúscolo, é necessário encontrar um local de consenso para transferir o Laçador. Os defensores da cultura gaúcha não podem silenciar. (CS)
MÉDICO Luiz Braz (PSDB) saudou o chefe do Ambulatório da Câmara, o médico Marcos Ferreira, pela nota máxima, com louvor, obtida pele tese de doutorado defendida hoje pala manhã no Hospital de Clínicas. Segundo o vereador, o trabalho, sobre câncer de próstata, transforma o urologista em alguém de renome na pesquisa dessa patologia. Braz ainda defendeu que o vereador Claudio Sebenelo (PSDB) represente a Câmara na posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Nortfleet. (CB)
AMEAÇAS Raul Carrion (PCdoB) manifestou indignação pelas ameaças de morte sofridas pela vereadora Manuela dÁvila, do mesmo partido, feitas, segundo ele, por pessoas contrárias às suas lutas. Na opinião de Carrion, é lamentável que a democracia seja deslustrada por atos como este, cometido por meliantes terroristas de direita. Carrion ainda afirmou que, em 1º de maio, serão lembrados os 120 anos do massacre de Chicago, ocorrido em 1886, episódio evocado no Dia do Trabalho. (CB)
PETRÓLEO - João Antonio Dib (PP) disse que, em vez de gastar R$ 35 milhões em propaganda da Petrobras, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deveria oferecer combustíveis a um preço mais baixo. O vereador informou que, na Venezula, a gasolina custa quatro vezes menos do que no Brasil, e, na Argentina, é duas vezes mais barata. Se a Varig pagasse menos pelo combustível, talvez não estivesse na atual situação, afirmou. A Varig levou o nome do Brasil mundo afora muito antes da Petrobras. (CB)
COMISSÕES Cassiá Carpes (PTB) disse estar preocupado com o acúmulo de assuntos nas comissões permanentes da Câmara, lembrando que muitos temas hoje discutidos na Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) deveriam ser avaliados pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab). O vereador anunciou que amanhã o prefeito José Fogaça receberá representantes das duas comissões para avaliar uma solução para as vilas Dique e Nazaré. (CB)
AMEAÇAS - José Ismael Heinen (PFL) prestou solidariedade à colega Manuela dÁvila (PCdoB), devido às ameaças que sofreu na tarde desta terça-feira (25/4). O vereador solicitou que a Câmara e as demais autoridades competentes busquem todos os recursos necessários para identificar os que ameaçam os preceitos da democracia. Heinen também falou da questão da auto-suficiência brasileira em petróleo. Lembrou que a proclamação das 200 milhas como novo limite territorial brasileiro foi um dos passos, em 1970, para que o país alcançasse o status atual. (AB)
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)