Plenário

Discursos de Lideranças

 Na sessão ordinária desta quarta-feira (19/4), vereadores e vereadoras utilizaram o período de comunicações de lideranças para tratar dos seguintes assuntos:

GETÚLIO I – João Antonio Dib (PP), em memória ao aniversário de Getúlio Vargas, que completaria nesta quarta-feira 124 anos de idade, leu texto de Naio Lopes de Almeida sobre o ex-presidente. “Getúlio Vargas encheu com o seu nome, sua malícia política e seu prestígio popular, quase 30 anos de vida republicana”, reproduziu o vereador ao plenário. Dib enfatizou ainda o seguinte trecho do texto de Almeida: “Qual o quadro político social que se apresenta agora, aos olhos da Nação? Um país sem líderes e um povo sem guia”. (HP)

GETÚLIO II – “Impressionante como, ao completar 124 anos, Vargas ainda é lembrado com vivacidade e entusiasmo”. Com essa afirmação, Nereu D’Avila (PDT) destacou a liderança política exercida pelo ex-presidente e, em especial, suas decisões em relação ao petróleo brasileiro. “A minha geração participou da campanha “O petróleo é nosso”, salientou. O vereador lembrou que no final deste mês o país deverá atingir sua auto-suficiência nessa área e recordou ter sido Getúlio o pioneiro a promover as primeiras ações efetivas voltadas à prospecção desse combustível. (HP)

GETÚLIO III – Elói Guimarães (PTB), ao se referir ao aniversário de Getúlio Vargas, destacou os ganhos sociais conquistados pelos trabalhadores a partir de políticas implementadas pelo ex-presidente. “De lá para cá quase nada foi feito. Aliás, só se retiraram benefícios dessa classe”, afirmou. Elói lembrou que Getúlio foi o responsável pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pela formação da previdência social e pela implementação das indústrias de base no Brasil. “Ele é o pai da revolução industrial no país”, salientou. (HP)

EXÉRCITO – José Ismael Heinen (PFL) saudou os 358 anos da formação do Exército Brasileiro, comemorados nesta quarta-feira. “Essa força nasceu com a expansão do nacionalismo brasileiro, a partir da liderança de Felipe Camarão”, afirmou. Heinen, ao lembrar ter pertencido ao Exército por 30 anos, destacou ainda ter sido agraciado nesta data com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, juntamente com os vereadores Dr. Goulart (PDT) e Mônica Leal (PP). “Para mim, essa homenagem é marcante por eu ter vivido o dia-a-dia na caserna”. (HP)

PRÉDIOS - Sebastião Melo (PMDB) criticou o mau aproveitamento do dinheiro público em imóveis pertencentes ao INSS e que estão abandonados. Contou que há cerca de 30 dias pediu audiência com a Superintendência do INSS em Porto Alegre para tratar da possibilidade de a comunidade da Vila do Iapi utilizar um dos prédios do INSS em comodato. “A superintendente informou que há 156 imóveis do INSS, em Porto Alegre, que estão abandonados e que a legislação impede o comodato.” Ele lamentou que prédios públicos abandonados estejam sendo utilizados para abrigar marginais. “É preciso mudar a lei para que a população possa usar esses imóveis.” (CS)

OKAMOTTO - Cláudio Sebenelo (PSDB) disse que Paulo Okamotto, amigo de Lula que teria pago contas do presidente da República, “parece ser muito rápido em impedir a abertura do sigilo de suas contas bancárias”. Segundo Sebenelo, Okamotto declarou temer que a queda do seu sigilo bancário deflagre o processo de impeachment do presidente Lula. Ele criticou as mordomias e o alto salário que Okamotto recebe como diretor do Sebrae. “Um efeito dominó no país promoverá a renovação, derrubando um por um daqueles que organizaram um partido e um governo que seria exemplo de ética e decência no país, pessoas que hoje fazem parte do top of mind da corrupção.” (CS)

CHIP - Maristela Maffei (PSB) informou ter representado a Câmara Municipal em ato que contou com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, hoje pela manhã, na Lomba do Pinheiro, para início das obras de um centro de excelência da indústria de chips naquele local. “O Brasil passa a desenvolver sua própria tecnologia nesse setor, estabelecendo políticas nacionais.” Maffei explicou que a “sala limpa” a ser instalada na Lomba do Pinheiro é tão sofisticada quanto um centro cirúrgico ou como o sistema de uma espaçonave. “Estou orgulhosa de que tal empreendimento esteja sendo instalado na Lomba do Pinheiro, contribuindo com a economia do Estado.” (CS)

LULA - Sofia Cavedon (PT) afirmou que a visita do presidente Lula ao Estado é motivo de muito orgulho para os gaúchos. “O governo federal está investindo em programas novos de inclusão e que levem dignidade às populações mais discriminadas e carentes”, disse Sofia, citando o exemplo da cidade gaúcha de Tenente Portela, que pela primeira vez recebe um presidente da República. Segundo ela, Lula visitou um acampamento indígena, na data em que se comemora o Dia do Índio, para levar eletricidade àquela comunidade e, assim, propiciar melhor qualidade de vida. “O governo federal assume, desta forma, a necessária reparação a esses povos.” (CS)

COMEMORAÇÃO - Manuela d’Ávila (PCdoB) classificou como oportuna a visita do presidente Lula ao Estado no dia em que se comemora os aniversário do Exército Brasileiro. Disse que, apesar dos 20 em que estiveram “em campos diferentes de batalha”, o PCdoB rende sua homenagem à instituição, “que a reaproxima do povo brasileiro ao defender a soberania do País”. Manuela também manifestou seu contentamento com a presença de Lula na data de aniversário de Getúlio Vargas. “Getúlio, que FHC disse que estava enterrando”, ironizou, destacando que o atual governo retoma o projeto de desenvolvimento alavancado pelo estadista gaúcho. (AB)

OP – Clênia Maranhão (PPS) comentou as assembléias do Orçamento Participativo, que transcorrem desta até a próxima semana no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa. Líder do governo na Câmara, a vereadora comemorou a conclusão de 264 obras da administração municipal, além de 122 atrasadas do governo anterior. Clênia destacou a importância das assembléias para a definição das prioridades com bases técnicas e sociais. O encontro de hoje à noite, segundo ela, discutirá questões ambientais e relacionadas ao desenvolvimento da cidade. Anteriormente, foram debatidos educação, lazer, esportes, saúde e assistência social. (AB)

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Andreia Bueno (reg. prof. 8148)