Plenário

Discursos de Lideranças

Os vereadores da capital se manifestaram nesta segunda-feira (23/10), em tempo de Liderança de seus partidos, sobre os seguintes assuntos:

HPS – Sofia Cavedon (PT) manifestou preocupação com o atraso da Secretaria Municipal da Saúde a fornecedores do HPS. Segundo os médicos e equipe de enfermagem, há recusa em entregar os produtos sem o pagamento e, mesmo após a quitação da dívida, as empresas têm prazo legal de 15 dias para a entrega. “A orientação é para que o HPS não empreste medicamentos por causa do estoque baixo”, informou Sofia, ao constatar a “delicada situação do HPS”. A vereadora também criticou o atraso no repasse regular de recursos para as escolas do município. (AB)

PORTAIS - Maristela Maffei (PSB) anunciou a criação, nesta segunda-feira, do Fórum dos Usuários do Transporte Coletivo de Porto Alegre.  Constituído por representantes de todas as regiões, o fórum pretende se reunir com o Executivo, em 5 de novembro,  para obter esclarecimentos sobre o projeto dos portais de transporte. “Queremos colocar a nossa posição”, disse Maristela, que criticou os R$ 210 milhões previstos em investimento num momento de contenção no orçamento. (AB).

CONQUISTAS - Clênia Maranhão (PPS) destacou as novas conquistas da cidade, especialmente na área de habitação popular. Citou o início da transferência de famílias carentes para o Condomínio Princesa Isabel, que possui 250 apartamentos, bem como os projetos  habitacionais que beneficiaram famílias da Avenida A.J. Renner, da Vila dos Papeleiros e da Vila Teodora. Na área de saúde, destacou a inauguração do novo Centro de Odontologia, voltado ao atendimento da população carente, e o seminário que discutiu novas políticas preventivas à violência contra a criança e adolescente. (CS)

PLANEJAMENTO – Dr. Raul (PMDB) manifestou preocupação sobre o planejamento familiar. Disse que tramita na Casa projeto de sua autoria prevendo a criação de uma equipe multidisciplinar que permita o acesso direto à rede pública de saúde, denominado de Centro de Planejamento Familiar. “Acho importante que o município se preocupe objetivamente com este assunto”, disse. Também ressaltou que apóia iniciativa do Executivo em implantar o Teatro da Ospa ao lado da Câmara. “Finalmente acho que vamos resolver esta questão.” (RA)

PORTAL - João Dib (PP) disse que não se deixa impressionar por material bem produzido. Referia-se ao projeto Portais da Cidade. Queixou-se por não ter sido chamado para discutir a proposta. “É preciso um exame aprofundado. Posso dar boas contribuições, pois fui secretário dos Transportes duas vezes, participei do primeiro plano para o transporte coletivo de Porto Alegre. Também tirei todos os ônibus da Avenida Salgado Filho.” Acrescentou que, pela forma como está sendo apresentado o projeto, fica a dúvida se o Portal da Azenha não irá se transferir do Centro para a Azenha. (VBM)

PORTAL II – Ismael Heinen (PFL) destacou a vontade política da atual administração municipal para minimizar as dificuldades que ocorrem no Centro, através do projeto Portais da Cidade. Pediu que haja o mesmo empenho para a questão habitacional. Lembrou o crescimento do déficit habitacional, principalmente para as pessoas que ganham até três salários mínimos. Observou que, no Estado, o déficit é de 500 mil moradias. Voltou a  defender as cooperativas como forma eficiente de reduzir o déficit. (VBM)

OSPA - Elói Guimarães (PTB) falou sobre a reunião conjunta da Cosmam e da Cuthab, marcada para esta terça-feira (24/10) para discutir a instalação do Teatro da Ospa em área próxima à Câmara Municipal. Afirmou que todas as cautelas, tanto do ponto de vista ambiental quanto urbanístico, devem ser adotadas para evitar equívocos. Criticou a construção do Centro de Eventos do Gaúcho, que, segundo ele, destoa do sítio e do ambiente onde foi construído. “A Ospa terá que construir seu auditório ajustado ao sítio, preservando os aspectos ambientais”, destacou. (VBM)

VOLUNTÁRIO - Luiz Braz (PTB) elogiou o prefeito José Fogaça, que regulamentou projeto, de sua autoria, criando a Frente de Trabalho Voluntário. “Vamos começar por Porto Alegre, e isso poderá servir de exemplo para o país”, destacou. Observou que essa proposta já foi empregada nos Estados Unidos na década de 30. Destacou que as pessoas não querem esmolas; querem oportunidade e dignidade. “Trocar o Fome Zero por Frentes de Trabalho será uma grande solução para o país”, finalizou. (VBM)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423 )
Vítor Bley de Moraes (Reg. prof. 5495)