Planejamento apresenta projeto Porto Alegre 2014
A Relatoria Temática I da revisão do Plano Diretor, que debate o Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial, recebeu hoje (9/7) o secretário de Planejamento municipal, Márcio Bins Ely. O secretário apresentou o projeto Porto Alegre 2014, que integra diversas secretarias municipais na preparação da capital para receber a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Bins Ely, o plano de ações para receber o evento está organizado em seis eixos temáticos, de infraestrutura e sistema viário, circulação e transporte, cultura e divulgação, paisagem urbana e meio ambiente, esporte e turismo, e segurança e saúde. Em infraestrutura e sistema viário, estão previstas as obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, conhecida como Avenida Beira-Rio, o projeto viário e habitacional da Avenida Tronco e a duplicação da Avenida Voluntários da Pátria.
Portais e Metrô
No eixo circulação e transporte, o secretário destacou quatro projetos. O projeto dos Portais da Cidade, com 24 estações modulares de embarque e desembarque e quatro grandes portais: o Portal Cairu, o Portal Confluência da Avenida Protásio Alves com a 3ª Perimetral, o Portal Azenha e o Portal Gigante para Sempre. Neste mesmo eixo, está a primeira fase da Linha 2 do Metrô, a chamada Linha da Copa, com aproximadamente 15 km em vias subterrâneas e elevadas que irão conectar o Centro Histórico à Lomba do Pinheiro, passando pela avenida Borges de Medeiros, pelos bairros Menino Deus e Azenha, pela Avenida Bento Gonçalves e pelo campus da PUCRS. A obra está estimada em cerca de 2,5 bilhões e será viabilizada através de uma parceria entre o Governo Federal e a iniciativa privada.
O Plano Diretor Cicloviário, que identifica 495 quilômetros como alternativa para receber ciclovias, deverá ser implantado, segundo o secretário, nos próximos 13 anos, com a pretensão de ser uma alternativa de transporte para aproximadamente 200 mil pessoas. Ainda em 2009, está prevista a implantação de ciclovias nas avenidas Ipiranga, Sertório, Assis Brasil e na estrada João de Oliveira Remião. Está prevista, ainda neste eixo, a criação de uma linha hidroviária de ligação da Capital com a cidade de Guaíba.
No eixo cultura e divulgação, o plano prevê a publicação do Livro de Porto Alegre, a recuperação do patrimônio histórico, a construção do Teatro da Ospa e o complexo do Theatro São Pedro. No item paisagem urbana e meio ambiente, o secretário destacou ações de qualificação da orla do Guaíba, melhorias em praças e parques e monitoramento da qualidade do ar e combate à poluição visual. No quesito esporte e turismo, estão previstos os Caminhos Rurais, o Plano Turístico, o acompanhamento dos empreendimentos esportivos e o projeto Cais do Porto. As ações de segurança e saúde mais importantes previstas no projeto Porto Alegre 2014 são o Plano de Segurança, a Delegacia Especializada e a modernização do Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Cronograma
Segundo Bins Ely, para atender ao rígido cronograma estabelecido pela Federação Internacional de Futebol Amador (FIFA), as ações serão implantadas observando três fases de desenvolvimento. A primeira, intitulada Planejando a Cidade, teve início em janeiro de 2009 e vai até dezembro de 2010. É uma fase de realização de estudos, planos e projetos pertinentes ao evento e ao desenvolvimento da cidade. A segunda fase, Construindo a Cidade do Futuro, que vai de dezembro de 2010 a março de 2014, é de execução de ações prioritárias. E a terceira - Programando a Cidade da Copa - vai de março a agosto de 2014. É a fase de programação de atividades e eventos que, conforme a apresentação do secretário, irão garantir funcionalidade e significado aos investimentos realizados na cidade e, em especial, o sucesso da Copa do Mundo de 2014.
Para a próxima quinta-feira (16/7), a Relatoria I convidou o secretário municipal de Gestão, Clóvis Magalhães, que vai apresentar em detalhes o projeto Portais da Cidade. O encontro será na Sala de Comissões 303, 3º andar da Casa, a partir das 9h30min. Participam desta Relatoria os vereadores Mauro Zacher (PDT), Waldir Canal (PRB), Engenheiro Comassetto (PT) e Dr. Raul (PMDB), com o acompanhamento técnico do arquiteto Álvaro de Souza Moraes Filho.
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ouça:
Secretaria apresenta planos para a Copa de 2014
Leia também:
Temáticas do PDDUA preparam relatório parcial