Discursos em Grande Expediente e Comunicações
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta quinta-feira (22/3) da Câmara Municipal:
MONUMENTOS Claudio Sebenelo (PSDB) congratulou o Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) pela matéria intitulada Monumentos de Porto Alegre estão sumindo, que trata do vandalismo e do roubo de peças do patrimônio histórico da cidade. Segundo o vereador, é estarrecedor que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tenha de retirar e guardar as peças de bronze das áreas públicas antes que sejam roubadas, depredadas ou pichadas. Sebenelo disse que a situação é dramática e acarreta o empobrecimento cultural e material de Porto Alegre, que completa 235 anos no dia 26. (CB)
ÁGUA Clênia Maranhão (PPS) lembrou que 22 de março é o Dia Internacional da Água, data, segundo ela, criada para lembrar a necessidade do uso responsável dos recursos hídricos. Citou dados preocupantes divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU): um a cada cinco habitantes do planeta não tem acesso à água potável, 40% da população mundial não dispõem de saneamento básico e mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com a falta ou a contaminação da água. Segundo Clênia, em Porto Alegre, o Dmae tenta fazer a sua parte para reverter o quadro com o Programa Integrado Sócio-Ambiental, que envolve ampliação do abastecimento de água e do tratamento de esgotos, além de campanhas educativas. (CB)
PRÊMIO - Ervino Besson (PDT) registrou que o grupo musical Tchê Barbaridade conquistou o Prêmio Açorianos 2007, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Na oportunidade, o vereador leu correspondência enviada pelo grupo ao Legislativo Municipal. Quero deixar registrado o agradecimento público que recebemos pelo apoio logístico oferecido através de algumas secretarias durante a gravação do DVD, disse Besson. O DVD foi gravado no anfiteatro Pôr-do-Sol, em julho de 2006. (RA)
CASAS - Nilo Santos (PTB) parabenizou o Demhab pelas moradias habitacionais, construídas na Zona Norte, entregues à sociedade na última semana. Esta vitória é de todos os políticos, pois estamos dando dignidade às pessoas que receberam moradia, disse Nilo em seu pronunciamento. Lembrou que o projeto começou na administração passada e foi concluído agora no governo Fogaça. Cabe o nosso reconhecimento pelo empenho do governo anterior. Para Nilo, no momento em uma casa é entregue é dado o direito às famílias de sonharem com um futuro mais digno. Além de proporcionar ambiente seguro e limpo. (RA)
ANIMAIS Claudio Sebenelo (PSDB) visitou a Associação Riograndense de Proteção aos Animais, uma organização não-governamental, que, segundo ele, hoje mantém grande quantidade de gatos e cachorros em estado lastimável. Preocupado com a situação que se encontram os animais, o vereador pretende elaborar um projeto chamada SOS Animais. Sebenelo tem a intenção de mostrar que não é necessário sacrificar animais, eles podem serem tratados e bem cuidados. Disse também que é muito importante a esterilização de cães e gatos para que não sejam fonte de doença contagiosas. Quem trata bem seus animais, trata bem seu próximo, afirmou. (RT)
CONVÊNIO Sebastião Melo (PMDB) pretende fazer uma sugestão à Câmara para que realize convênio similar ao da prefeitura que possibilita a presos do regime semi-aberto trabalharem, por exemplo, como jardineiro. Segundo Melo, essa seria uma forma de reintegrar os apenados à sociedade. Disse que seria uma forma justa de colaborar com as pessoas que ficam marginalizadas perante sua condição, facilitando até mesmo seu ingresso em um novo emprego, quando do cumprimento total da pena.(RT)
PORTO SECO Carlos Comassetto (PT) recebeu denuncia nesta semana de moradores despejados de uma área do Porto Seco. Ele afirmou que essa ação de despejo ocorreu sem ordem judicial. Para Comassetto, a truculência não pode ser aceita. Mulheres grávidas e crianças foram jogadas no leito da rua com chuva e sem abrigo, comida foi jogada fora e barracas provisórias derrubadas, disse. Essas 22 famílias estão pedindo, junto à prefeitura, um local para ficarem até que uma solução seja dada ao problema.(RT)
OBRA Clênia Maranhão (PPS) disse estar solidária com os comerciante e moradores da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, que estão sofrendo com a paralisação das obras na via. Segundo a vereadora, esta obra é de responsabilidade do governo estadual. Segundo ela, a prefeitura tenta amenizar os problemas deslocando guardas de trânsito para o local e dando vazão ao fluxo de carros. Clênia lembrou que é autora de lei que obriga a realização de um estudo com os moradores e comerciantes desses locais para averiguar a possibilidade de obra. Lembrou que o Departamento de Esgotos Pluviais teve o cuidado de realizar esse estudo na execução do Conduto Álvaro Chaves.(RT)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)