Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Neuza e Urso, da Império da Zona Norte Foto: Elson Sempé Pedroso
Neuza e Urso, da Império da Zona Norte Foto: Elson Sempé Pedroso

Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações desta segunda-feira (11/2) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

CARNAVAL I -  Mauro Zacher (PDT)  homenageou a escola campeã do carnaval de 2008. “A Império da Zona Norte, com o enredo Da África à Zona Norte, Sim Senhor... Esta é a História do Samba, conquistou mais uma vitória”, ressaltou. Zacher lembrou que a escola foi fundada em 20 de março de 1975 e disse que a Império da Zona Norte  já escreveu páginas de importante significado para a história do Carnaval da Cidade. "Tendo como símbolo dois leões e uma coroa real, é pioneira da fase moderna do Carnaval de Porto Alegre", disse. (RT)

CARNAVAL II – Neuza Canabarro (PDT) lembrou defender as cores da escola campeã de 2008 há três anos. "É uma honra", afirmou. A vereadora lembrou que após o anúncio dos resultados, os torcedores da Império explodiram em alegria e, aos gritos, solicitaram a presença do presidente Urso com o troféu da vencedora. "A conquista do título é de toda uma comunidade, que luta com muita garra". Conforme Neuza, a escola está pronta para continuar trabalhando para o carnaval de 2009, e conquistar mais uma vez o campeonato. "Este é o objetivo de todas as escolas", afirmou. (RT)

HOMENAGEM - Jorge Sodré (PMDB) também homenageou a Escola Império da Zona Norte, que conquistou o primeiro lugar no carnaval de Porto Alegre. O vereador, contudo, criticou o prefeito José Fogaça pela falta de estrutura do complexo do Porto Seco. “Deveriam ter sido concluídas as obras dos barracões e construído as arquibancadas”, ressaltou. Sodré afirmou ainda ter faltado respeito por parte do prefeito com público. O vereador também salientou  que sua condição de apoio à base do governo não lhe impede de fazer estas críticas. “Sou partidário, mas antes de tudo sou carnavalesco”. (RA)

VITÓRIA - Mário Fraga (PMDB) igualmente homenageou a Império da Zona Norte pelo título conquistado. “Fizeram um excelente trabalho e mereceram a vitória”, enfatizou. Fraga salientou ainda o trabalho de Neuza Canabarro na escola. “Não podemos deixar de reconhecer o empenho da vereadora e a importância da conquista deste título”. Considerou também que o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, João Bosco Vaz, foi brilhante ao levar aproximadamente três mil crianças carentes para o Sambódromo. “Ele também merece nossa homenagem”. (RA)

RESPEITO - Nilo Santos (PTB) pediu que Margarete Moraes (PT) tenha mais respeito por seus colegas. Disse que a vereadora foi indelicada em pronunciamento na semana passada onde criticou o Dr. Goulart (PTB), que rechaçou o uso indevido dos cartões corporativos por funcionários do governo federal. “Gostaria que ela não se dirigisse ao nosso líder desta maneira, até por que ele tem uma história como político, médico e é um homem que sempre trata a todos com educação”. Na opinião de Nilo, Goulart quando falou dos cartões, estava apontando um problema seríssimo que vem sendo noticiado pela mídia nacional. (RA)

TRÂNSITO – Luiz Braz (PSDB) disse que as pessoas que passam incólumes neste período de carnaval devem agradecer a Deus, pois são muitas as famílias que têm a lamentar. “Nós, dos legislativos, temos que estar atentos para solucionar ou minimizar estas tragédias". Uma das medidas, como lembrou, foi dado pela Justiça de Brasília, que indiciou por homicídio doloso um acidente de trânsito. Braz disse que vai sugerir aos deputados federais gaúchos que pessoas que cometem delitos por alta velocidade respondam criminalmente. “Há no código penal brasileiro artigo que prevê até detenção”, afirmou Braz (LO)

CRÍTICA – “É de praxe nesta Casa a crítica política, como foi feita pela nossa líder, vereadora Margarete Moraes, ao vereador Dr. Goulart (PTB).” Ao fazer essa afirmação, Sofia Cavedon (PT) disse terem sido críticas pontuais. A vereadora lembrou que o PT continua interessado em esclarecer fatos relacionados a Fundação de Assitência Social e Cidadania (Fasc). Sofia também criticou o secretário Eliseu Santos, em relação a problemas na saúde. “Esta é a tarefa da oposição, e não desrespeitamos em nenhum momento o PTB. Vamos criticar a incompetência de qualquer secretário, seja de que partido seja”, completou. (LO)
 
ÁLCOOL – Ervino Besson (PDT) disse não ser contra mas ter restrições à proibição da venda de bebidas alcoólicas em estradas. Citou o exemplo de excursão de ônibus com parada de almoço em restaurante onde os passageiros não poderão consumir nenhum tipo de bebida. “Quem não deve beber é o motorista. Se beber deve ser preso”, disse. Ervino ressaltou que, segundo as polícias rodoviárias, o álcool não é o principal causador de acidentes no trânsito. “Temos que ver as causas desta grande mortandade. Quem anda a 140km/h tem que ser preso. Não podemos proibir as pessoas que não dirigem de beber”, ponderou. (LO)


Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)