Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Nos discursos de Grande Expediente e de Comunicações, os vereadores trataram hoje (8/6) dos seguintes assuntos:

CPI - Haroldo de Souza (PMDB) anunciou que, diante dos indícios de irregularidades no governo do Estado, decidiu apoiar a instalação de uma CPI para investigar a gestão de Yeda Crusius. O vereador também cumprimentou o colega Pedro Ruas (PSOL) pelo empenho em buscar provas que esclareçam as acusações contra o governo. No caso do governo federal, porém, Haroldo afirmou estar descrente. "Parece que não vai dar em nada, pois as investigações podem atingir o governo." (MAM)

VIÁRIO I - João Dib (PP) lamentou que o projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) não apresente um plano viário para a cidade. "Precisamos de um plano que defina quais ruas devem ser alargadas e em quais locais há a necessidade de um viaduto. Mas a prefeitura mandou apenas a classificação das ruas." Dib também comentou proposta do Executivo de elaborar estudo para atualização da planta de valores dos imóveis. Para ele, a iniciativa é correta e necessária, pois há injustiça na avaliação dos imóveis. (MAM)

VIÁRIO II - Adeli Sell (PT) criticou o que ele considera debilidade no projeto de revisão do Plano Diretor enviado pela Prefeitura. Segundo o vereador, a proposta não trata da circulação viária na cidade. "Como vamos resolver os problemas no trânsito da Zona Norte, onde os carros e ônibus ficam trancados no viaduto Obirici?" Adeli quer esclarecimentos também sobre a ampliação da avenida Moab Caldas. "Para fazer esta obra, a prefeituta terá de retirar várias casas. E como ficará a situação das famílias envolvidas?" (MAM)

PROJETO – De acordo com Beto Moesch (PP) o projeto que será votado sobre os zoneamentos da cidade é muito importante. Conforme o vereador, o zoneamento vem antes do alicerce possibilitando o diagnóstico de cada região respeitando as necessidades pertinentes ao local. “Esse estudo deveria ser feito para todas as regiões”, argumentou. Na sua opinião Porto Alegre acertou em apresentar a Câmara  o estudo de algumas regiões, mas também é importante que as outras regiões sejam estudadas e avaliadas. (RT)

ESCOLA – Para Aldacir Oliboni (PT) a reunião que ocorreu na semana passada com o secretário Clóvis Magalhães  de Gestão e Acompanhamento Estratégico foi excelente. Para os próximos três meses ficaram agendadas reuniões onde tratarão da instalação da Escola Técnica Federal do Partenon. Essa iniciativa, segundo Oliboni, garantirá que a verba destinada pelo MEC para a implantação da Escola seja efetivamente aproveitada. Para Oliboni a campanha da RBS em combate ao Crack é importante. Visando essa proposta o vereador protocolou projeto com a iniciativa de formar uma Comissão Municipal para combater o crack e outras drogas. (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)