Plenário

Grande Expediente/ Comunicações

No período de Grande Expedeinte da sessão ordinária desta segunda-feira (27/12) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

POPULARIDADE – De acordo com Idenir Cecchim (PMDB), João Antonio Dib (PP) fez apenas uma leitura da coluna do jornalista de Zero Hora Flávio Tavares, "um homem de esquerda". Cecchim  disse que o presidente Lula foi muito competente "para fazer demagogia" e ter popularidade. “Lula não é santo, é um homem preparado.” Segundo ele, a popularidade de Lula foi conquistada às custas das negociações do Banco Panamericano, dois meses antes das eleições, pagando a dívida externa e tantas outras. Disse também que o criticado "milagre brasileiro" na época dos militares é o mesmo de agora, pois os integrantes do atual governo são os mesmos da ditadura. (RT)

ORÇAMENTO – Adeli Sell (PT) comentou a execução orçamentária do segundo semestre da Secretaria Municipal da Saúde. Conforme ele, não foi realizado nenhum tipo de gasto nos programas da saúde do município. “Os números não mentem”, afirmou. Ele também comentou a coleta de lixo de Porto Alegre. Segundoe Adeli, as empresas estão fazendo meio expediente de trabalho. "O prefeito e o povo estão sendo lesados. As ruas da Cidade estão cheias de lixo e nada é feito, além da falta de iluminação e calçadas quebradas. Precisamos tomar atitudes para que Porto Alegre não fique jogada sem um solução." (RT)

PRAIAS – Mário Fraga (PDT) relatou que as praias do Extremo-Sul da Capital, neste final de semana, estavam lotadas. Disse que, em Belém Novo, havia carros com placas da Grande Porto Alegre. “Na Praia do Lami havia 20 mil pessoas. Parabéns à capatazia da região, porque, mesmo com o grande fluxo de pessoas, as praias estão limpas”, ponderou. Mário Fraga lembrou que o projeto do Centro Cultural de Belém Novo disponibilizará um espaço para as oficinas, lazer e alimentação da comunidade da região e que já possui proposta de emenda no Congresso. (LO)

ESPERANÇA – Aldacir Oliboni (PT) disse que há oito anos, na campanha eleitoral do presidente Lula, o slogan “a esperança venceu o medo” ficou marcado. “Lula se despede neste final de ano e temos a certeza de que isto ocorreu”, destaca. Oliboni observa que muitos críticos diziam que Lula não tinha experiência e que agora poderia ser dito que a “experiência venceu o medo”. Sobre a nova presidente do Brasil, lembrou que Dilma Rousseff “é uma mulher experiente que sempre esteve ao lado de Lula” e que também fará um grande governo. (LO)

Regina Tubino Pereira (reg. Prof. 5607)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)