Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Os vereadores trataram dos seguintes assuntos durante os períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta quinta-feira (30/10):

AGRADECIMENTO - O suplente Mauro Pinheiro (PT), que ocupará uma cadeira na Câmara como titular a partir de 2009, agradeceu os votos recebidos da comunidade. Também cumprimentou os colegas eleitos e o prefeito José Fogaça por sua reeleição. Pinheiro disse esperar que Fogaça faça um bom trabalho e execute as diversas promessas de campanha. Segundo o vereador, seu partido fará uma oposição consciente. "Queremos uma cidade melhor", garantiu. Pinheiro afirmou ainda que, no Legislativo, dará especial atenção ao fortalecimento dos pequenos e médios empresários. (CB)

MANIFESTAÇÃO – Alceu Brasinha (PTB) disse estar assustado com as manifestações ocorridas no dia de ontem no saguão do plenário da Câmara. "Foi uma pouca vergonha a atitude dos manifestantes, ou melhor arruaceiros, e os seguranças agiram corretamente tentando evitar o pior". De acordo com o vereador, o projeto do Pontal do Estaleiro, se aprovado, trará vida para a cidade, segurança e um espaço para lazer. “Hoje não existe uma pessoa que vá ao local destinado ao empreendimento e se sinta segura”. (RT)

COERÊNCIA – Para Guilherme Babosa (PT), os parlamentares deveriam ter coerência em suas atitudes. Barbosa lembrou que em 2004, quando foi votado o projeto do Previmpa, que também tinha platéia e muitos gritos, os vereadores que hoje se manifestaram contra, na ocasião se calaram. “A coerência é atitude mais correta de um parlamentar”. Sobre a manutenção das calçadas da cidade, Barbosa afirmou que está desastrosa. “A Smov desmontou o sistema de fiscalização, além de fazer uma recuperação sem cuidado de preservação das pedras decoradas”, ressaltou. (RT)

PLACAS – João Dib (PP) lamentou que várias ruas de Porto Alegre estejam sem identificação de nomes. Dib espera que o prefeito faça a identificação das ruas. “Uma placa com o nome das ruas não custa caro, e a prefeitura não ficará mais pobre”. Outro problema identificado pelo vereador é a falta de um estudo viário para Porto Alegre. “O número de veículos aumentou e as ruas e avenidas continuam as mesmas”, argumentou. "Há vinte anos venho alertando para esse problema, é preciso tomar providência antes que fique impossível se locomover na cidade". (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)