Plenário

Comunicações/Comparecimento: Balanço Carris

No período de Comparecimento, na sessão ordinária desta quarta-feira (3/8), os vereadores comentaram os seguintes temas:

DEMISSÕES – Carlos Todeschini (PT) disse que a Companhia Carris já foi um exemplo de empresa. Hoje, afirmou, alguns fatos estão surgindo como a demissão de pessoas estáveis para contratar cargos em comissão. Segundo ele, a lei é clara e não permite este tipo de troca de contrato. Outro problema levantado pelo vereador é o repasse mensal de R$ 20 mil reais da empresa para a Associação dos Funcionários da Carris. (RT)

GESTÃO – Adeli Sell (PT) afirmou que a gestão passada da Carris teve inúmeros problemas e foi e desastrosa. Adeli disse ter provas de que ônibus foram desmanchados para repor peças em outros parados. O vereador acredita que esta gestão consiga recuperar os problemas anteriores. Segundo Adeli, o atual presidente da Carris, João Pancinha, além de ter uma boa relação com os funcionários tem verificado os problemas diários ocorridos. (RT)

PREGÃO – Mauro Pinheiro (PT) questionou o presidente da Carris sobre pregão eletrônico realizado pela companhia. Pinheiro quer saber porque não foi usada a Procempa, que é do município, para realizar trabalho de gestão da Carris e sim a empresa Softhare Bus que também atende a empresa Sudeste, concorrente no transporte coletivo da cidade. Outro questionamento feito foi porque um pregão eletrônico e não uma licitação eletrônica. (RT)

BALANÇO – Professor Garcia (PMDB) afirmou que a Carris é um orgulho para todos. "A demonstração feita por João Pancinha, presidente  da Carris, foi exata", disse o vereador. “Uma empresa que possui uma frota de ônibus praticamente nova e a preocupação do presidente nas melhorias junto à população”, afirmou. Segundo ele os modais das linhas transversais mudaram a cidade para melhor. (RT)

ADAPTADOS - Aldacir Oliboni (PT) sugeriu que a Carris faça parceria para construir unidade de saúde para a Vila Ceres, em terreno nas proximidades empresa. Oliboni reconheceu que a Carris tem melhorado os serviços prestados e a qualidade dos ônibus, mas ponderou que a empresa deve buscar o aumento da frota de carros adaptados para acessibilidade. Também questionou Pancinha sobre o resultado da sindicância sobre demissão de servidores ocorridas na Carris, que teriam sido substituídos por 60 cargos em comissão. (CS)

PADRÃO - João Dib (PP) dsse que conhece atuação da Carris nos últimos 50 anos, tendo atuado inclusive como secretário municipal de Transportes. "É uma empresa de alto nível, enxuta, com ônibus de ótima qualidade. Serve de padrão para todo o Brasil." Sobre os questionamentos feitos pelos vereadores, Dib ponderou que "qualquer equívoco cometido não pode ser levado a conta de erro muito grave" e destacou o recebimento do certificado ISO 9001 pela empresa. "É um orgulho para todos os porto-alegrenses." (CS)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:
Pancinha apresenta balanço social da Carris