Plenário

Grande Expediente/Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão extraordinária desta segunda-feira (13/6), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

DIVULGAÇÃO – Toni Proença (PPS) comentou projeto de sua autoria que prevê a divulgação dos lançamentos imobiliários aos fóruns regionais do OP e da associação dos moradores da região. Segundo ele, o empreendedor não terá prejuízo algum. O projeto, conforme Toni Proença, deverá divulgar, em uma placa na obra, quais as medidas de contrapartida e  compensações sociais serão oferecidas, a fim de que a comunidade tenha conhecimento do que será construído e executado na sua região. Esta proposta, afirmou, “é somente de caráter informativo”. (RT)

REFORMA - Sebastião Melo (PMDB) comentou o seminário que tratou hoje do tema “As mulheres e a reforma política” na Câmara Municipal. O evento promovido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal trouxe a Porto Alegre os senadores Pedro Simon (PMDB) e Ana Amélia Lemos (PP). Melo lamentou que a tendência é que não saia a reforma política e, se sair, poderá ser pior do que a atual. Observou que estão discutindo apenas "firulas", já que o voto em lista está descartado e que as emendas parlamentares continuarão sendo liberadas, como já a anunciou a nova ministra Ideli Salvatti. (VBM)

IPANEMA - Professor Garcia (PMDB) comunicou que o episódio da lotação de Ipanema está quase no fim. Lembrou que a linha deixou de circular dentro do bairro em fevereiro e que houve movimento de denúncia à Prefeitura. Como não houve resposta, ele entrou no Ministério Público, representando a comunidade. Com isso, a EPTC chegou a oferecer trajeto parcial em alguns horários e trajeto normal em outros. Como a proposta foi rejeitada, Garcia voltou a negociar com o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, que agora admite colocar a lotação em sua rota tradicional até as 22h, com intervalo de 25 minutos no máximo. (FCC)

LOTAÇÕES - Luiz Braz (PSDB) comentou as mudanças que serão executadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no sistema de lotação da cidade. "Temo que as novas mudanças poderão afetar um dos melhores sistemas de transporte público que temos na cidade. Um dos melhores e mais invejados do país", afirmou ao reiterar que a prefeitura quer mexer na câmara de compensação. "Acho que o presidente da EPTC deve ter cuidado com as medidas que irão tomar, pois se há algo que funciona na cidade é justamente o táxi-lotação." (ES)

CIDADE - Adeli Sell (PT) reclamou do abandono da praça da Matriz e avisou que os galhos pesados das árvores podem cair e machucar pessoas. Segundo o vereador, a prefeitura pode ser criminalizada se houver acidentes na região. "Já tivemos vários carros danificados e, no final, a prefeitura pagou a conta", informou. Além disso, Adeli criticou a demora com que o Dmae vem atendendo a demanda da cidade. "Uma fuga d"água no Theatro São Pedro ficou a espera de conserto por mais de 15 dias", lembrou, ao argumentar que os vereadores precisam cobrar mais soluções da prefeitura para os problemas da cidade. (ES)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Ester Scotti (reg. prof. 113387)