Sessão Ordinária / Lideranças
No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (11/2) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
VITÓRIA - Margarete Moraes (PT) homenageou a Escola de Samba Império da Zona Norte pela conquista do primeiro lugar no carnaval de Porto Alegre deste ano. Merecidamente conquistaram o título, pois este povo tem história e demonstrou orgulho de suas raízes. A vereadora também criticou o governo de José Fogaça que não concluiu as obras do Complexo Cultural do Porto Seco, onde está localizado sambódromo. Não foram feitas as arquibancadas ou concluidas as obras dos barracões, lamentou. (RA)
ÁLCOOL Maristela Maffei (PCdoB) propôs um diálogo com Ervino Besson (PDT) dizendo que todos precisam se preocupar com a questão do álcool, especialmente no trânsito. Temos que ter o equilíbrio. Protocolei uma Moção de Protesto para o programa Big Brother Brasil que orienta os participantes a usufruírem de bebidas alcoólicas. A vereadora disse que encaminhará o documento ao Ministério da Justiça. Que isso nos ajude no combate a esta matança que ceifa a vida dos nossos jovens, completou. (LO)
TRÂNSITO I - José Ismael Heinen (DEM) confirmou ser importante o debate sobre a vida dos cidadãos e, especificamente, os acidentes de trânsito. "O que mais está matando através do trânsito nesse país é uma droga só: a impunidade das nossas leis". Para o vereador, de nada adiantam as leis que buscam o aumento de arrecadação. "O problema é só um e acabar com ele não tem custo. Temos que fazer uma lei acabando com a impunidade". Heinen espera que, neste ano, a prefeitura faça uma campanha de conscientização sobre o uso das faixas de segurança. (TG)
PREVENÇÃO - Dr. Raul (PMDB) afirmou ser o Brasil um país que peca pela falta de prevenção: "Enquanto não houver prevenção, não vamos ter qualidade de vida na sociedade". O vereador defendeu as campanhas pré-carnaval que, para ele, são muito importantes e tem dado resultados cada vez maiores. Dr. Raul cumprimentou a Império da Zona Norte, campeã de 2008, e parabenizou o trabalho da Brigada Militar durante o carnaval, dizendo que tem de haver prevenção contra a bebida, as drogas e o fumo. "Só vamos melhorar a sociedade se atacarmos todos os fatores negativos". (TG)
TRÂNSITO II - Elói Guimarães (PTB) destacou que os parlamentos são espaços de discussão e lembrou que em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil há o debate sobre os acidentes de trânsito. "Eles têm vitimado de forma cruel, principalmente, a juventude. Há um conjunto de causas que determinam o acidente, mas um ponto é inquestionável: a falta de responsabilidade", observou. O vereador se referiu a postura das pessoas que dirigem embriagadas ou em alta velocidade. Chamou a atenção para a educação no trânsito, pontuando a questão da responsabilidade como a grande determinante dos acidentes. (TG)
TRÂNSITO III - João Antônio Dib (PP) afirmou acreditar que as emoções impedem o raciocínio claro, e então, sob fortes emoções não se fazem leis. "Mais importante do que aumentar o valor das multas, é ter a certeza da punição". Dib acredita que os buracos nas estradas ou os veículos velhos não têm tanta importância. "Está provado que se nós tívessemos todas as melhores estradas e melhores veículos, o número de acidentes diminuiria em 10%. Mas se tívessemos todos os motoristas iguais ao melhor motorista, diminuiríamos em 90%", sublinhou, pedindo que os exames sejam mais rigorosos e que a dificuldade para tirar carteira de motorista seja cumprida. (TG)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)