Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Nos períodos de Grande Expediente e de Comunicações da sessão desta segunda-feira (24/11) os vereadores trataram dos seguintes temas:

EPTC - Adeli Sell (PT) fez críticas à direção da Empresa Pública de Transporte e Circulação por não dar a devida atenção aos pedidos de melhoria no serviço de ônibus da Capital. Segundo ele, a resposta da EPTC é sempre a mesma para qualquer reclamação que se faça. "É uma afronta aos vereadores e à comunidade." Criticou o diretor-presidente da empresa, Luiz Afonso Senna, que, conforme Adeli, passa a maior parte do tempo viajando em vez de estar cuidando dos problemas no trânsito da cidade. "A administração do trânsito é uma tragédia em Porto Alegre. " (MAM)

PORTAIS - Aldacir Oliboni (PT) informou que apresentará em breve projeto de lei prevendo a realização de um plebiscto para consultar a opinião da população sobre o projeto Portais da Cidade. Para o vereador, o projeto vai criar a baldeação de ônibus, obrigando passageiros que vêm do bairro a trocar de veículo antes de chegar ao Centro. "Nas consultas informais que fiz, a maioria das pessoas disse que é contra o projeto." Oliboni quer que, além do plebiscito, a proposta seja debatida em audiências públicas organizadas pela Câmara. (MAM)

CICLOVIA - João Antônio Dib (PP) disse estar triste por não ter sido convidado a participar do debate, realizado sexta-feira (21/11), sobre o Bycicle Partnership, programa que incentiva o ciclismo inclusivo e o planejamento do transporte nas grandes cidades. Justificou que deveria estar presente por ter representado o município, durante 17 anos, do Conselho Estadual de Trânsito. “Cheguei até a presidi-lo”. Dib, contudo, criticou o titular da EPTC, Luiz Afonso Senna, por ter dito que é viável a implantação de ciclovia na Cidade. Porto Alegre não tem plano viário e esse projeto encaminhado à Casa é ofensivo”. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)