Plenário

Lideranças

Em Lideranças, os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas na sessão plenária de hoje (19/9)

FREIRE - Adeli Sell (PT) lembrou que há exatos 90 anos nascia em Pernambuco o educador Paulo Freire, "uma das figuras ímpares da educação no Brasil". Para Adeli, são de pessoas do calibre dele que a educação atual está precisando. "Nossa educação carece de um debate mais aprofundado sobre seus rumos. Em Porto Alegre, por exemplo, o Ideb é abaixo do índice nacional e menor que o estadual, mesmo os professores ganhando um dos melhores salários do país." (MAM)

TRÃNSITO - Alceu Brasinha (PTB) elogiou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari, por nomear Carlos Pires para o cargo de diretor de trânsito. "É uma pessoa que entende muito do assunto e dá retorno à comunidade." Elogiou o trabalho de revitalização de 20 quilômetros de vias que está sendo executado e parabenizou a Prefeitura também pela organização do acampamento farroupilha. "Não tem mais barro, colocaram brita lá." (MAM)

LAMARCA - Pedro Ruas (PSOL) lembrou a figura do capitão Carlos Lamarca, assassinato há 40 anos em 17 de setembro de 1971 no interior da Bahia. "Lamarca lutava por liberdade e socialismo, mesmo lema que marca o PSOL." Ruas lembrou de outra frase de Lamarca: "Ousar lutar, ousar vencer". Para o vereador, o que Lamarca propunha há 40 anos continua válido hoje. "Ele pregava a capacidade de luta e o direito à vitória. O slogan dele é mais que uma frase, é um caminho a seguir." (MAM)

DESPEDIDA - João Dib (PP) afirmou que falta um ano, três meses e onze dias para deixar a casa, pois não irá recorrer a novo mandato. "Me coloco como um defensor do diálogo e não gosto de monólogos. Aqui se confunde diálogo com monólogo". Ele garantiu que sempre defendeu a gestão com metas e objetivos traçados entre servidores e poder público. "Essa dignidade política da qual falo não vale mais nada", acrescentou Dib, se dirigindo à presidente da Casa, Sofia Cavendon: "a senhora também fez parte disto e eu fico muito triste com os dias que me restam nesta casa", e complementou: "Diálogo se faz com a conversa entre duas partes e não com o discurso de uma pessoa só". (FCC)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)