Plenário

Grande Expediente / Lideranças

Tarciso Flecha Negra Foto: Mariana Fontoura
Tarciso Flecha Negra Foto: Mariana Fontoura

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (26/5), no período de Grande Expediente foram feitos os seguintes pronunciamentos:


TRANSPORTE – Sofia Cavedon (PT) relatou vistorias que tem realizado no transporte coletivo de Porto Alegre. "Existem muitos problemas, principalmente nos horários de pico". Nos terminais regionais, conforme Sofia, falta estrutura para o transbordo dos passageiros, "e os ônibus alimentadores já chegam superlotados". No Lami, como afirmou a vereadora, existe a necessidade de um coletivo exclusivo pois já sai do bairro lotado. Outro problema verificado por ela é a falta de informação sobre horário e itinerário dos coletivos nas paradas. Com relação as reclamações, Sofia informou que os usuários tentam utilizar o telefone 118 mas não são bem atendidos. (RT)

BANCOS – Tarciso Flecha Negra (PDT) disse esperar que lei de sua autoria e do vereador Sebastião Melo (PMDB), sancionada pelo prefeito em 11 de maio deste ano, limitando em 20 minutos a espera nas filas dos bancos, seja cumprida pelas instituições. Segundo ele é uma falta de respeito com o cidadão o tempo que se perde nas filas para utilizar os serviços bancários. “Espero que os bancos respeitem o consumidor”. Outro tema abordado por ele foi a visita realizada na PUCRS. Conforme o vereador, a universidade tem uma excelente estrutura que pode receber os atletas para a Copa do Mundo de 2014. “Atende todos os requisitos para um bom treino antes de um jogo da seleção”, afirmou. (RT)

COMPLEXIDADE – Elói Guimarães (PTB) rebateu Sofia Cavendon (PT) quanto às criticas ao transporte coletivo. Ele disse que a vereadora está fiscalizando a qualidade do serviço dos ônibus somente no horário de pico para criar alinhamento com o seu discurso político. “Inclusive leva a televisão para veicular no canal 16”. Para Elói, o debate remete a uma análise mais técnica. “A hora do pico é caótica em qualquer sistema de mobilidade urbana, mesmo no metroviário”, assinalou.(FCC) 

ELOGIO I – Pedro Ruas (PSOL) elogiou iniciativa de João Antônio Dib (PP) que abriu um canal de negociação direta, nesta quinta-feira (27/5), com o prefeito José Fortunati, quando representação dos vereadores e dos servidores municipais em greve será recebida no gabinete do chefe do Executivo. A expectativa de Ruas é que  a partir desta reunião os serviços essenciais possam entrar em operação normal no final de semana.(FCC)

ELOGIO II – Mauro Zacher (PDT) reforçou as colocações de Pedro Ruas (PSOL). Em sua opinião, o governo municipal é aberto ao diálogo e a greve é justa. Confia que não será por falta de diálogo que a greve chegará ao final. De acordo com Zacher, Fortunati irá conceder o aumento salarial mais justo possível, mas sem prejudicar os investimentos nos serviços essenciais. (FCC)

EPTC – Paulinho Rubem Berta (PPS) agradeceu a EPTC por tomar providências para desafogar o trânsito na zona norte. Ele explicou que a ação da empresa consistiu na colocação de uma sinaleira na esquina da Avenida Baltazar de Oliveira com a estrada Garcia Martins Felix Bertha, o que reduziu os congestionamentos na região. Segundo Paulinho, ele e o vereador Mauro Pinheiro (PT) realizaram trabalho conjunto para que a melhoria no trânsito fosse efetivada na localidade. (FCC)

SERVIDORES - Engenheiro Comassetto (PT) comentou a política para os servidores municipais proposta pelo Executivo. Agradeceu ao secretário Cezar Busatto "pela valorização" dispensada aos vereadores que foram à assembleia dos municipários. Comassetto contou que esteve com Busatto e lhe disse que era um equívoco encerrar as negociações com os servidores. O vereador comemorou o fato de o líder do governo na Câmara Municipal, João Dib (PP), ter conseguido restabelecer o diálogo do prefeito com o Simpa. (CB)

ABANDONO - Adeli Sell (PT) agradeceu a intermediação do vereador e líder da situação, João Dib (PP), na negociação com os municipários. Além disso, reclamou da situação insustentável em que se encontra a praça da Alfândega. Segundo Adeli, a praça, que está dentro do projeto monumenta para ser revitalizada, está abandonada. "Existe um breu naquela praça, assaltantes e uma sujeira completa", criticou ao pedir que a Smov tome uma atitude para iluminar o local. "Precisamos agir em conjunto para revitalizar aquilo que é o coração da cidade. Temos que ter mais carinho com os locais consagrados de Porto Alegre", pediu. (ES)

RESPEITO - Idenir Cecchim (PMDB) saudou a negociação estabelecida entre os vereadores com os municipários que estiveram na Casa para reivindicar o aumento salarial. "Respeito não faltou", elogiou. Segundo Cecchim, todos se comportaram bem e agiram com respeito. "Inclusive o prefeito Fortunati agiu respeitosamente ao marcar uma reunião com a categoria para tratar das demandas". Para o vereador, ficou claro que se houver sempre uma postura amiga como essa, entre opsoição e situação, a cidade vai sair ganhando em suas carências e reivindicações. "Chegaremos sempre em um consenso para o bem de Porto Alegre". (ES)

CÂMARA - João Dib (PP) disse se considerar um servidor público por formação e por convicção e é por isso que preza, mais do que ninguém, pelos direitos dos funcionários do município. "Quero saudar a postura dos manifestantes municipários e dizer que a Câmara foi crucial na negociação e não apenas o líder do governo. Todos os 36 vereadores estão nessa luta", reiterou. Para Dib, como líder do governo, estará sempre apto para diálogos e conversas com quaisquer categorias. (ES)

CIVILIDADE - Reginaldo Pujol (DEM) - também saudou a maneira como foram conduzidas as negociações entre os vereadores e os servidores que manifestaram na Câmara Municipal, nesta tarde. "Não poderíamos imaginar que isso iria acontecer quando vimos os manifestantes invadindo a Casa". Segundo Pujol, a surpresa foi boa, pela civilidade e postura respeitosa dos trabalhadores em greve. "Quero também exaltar a condução de Dib pela perspicácia e eficiência em contatar o governo para que as reivindicações do Simpa sejam repassadas ao prefeito o quanto antes". (ES)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)