Grande Expediente / Lideranças
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (26/5), no período de Grande Expediente foram feitos os seguintes pronunciamentos:
TRANSPORTE Sofia Cavedon (PT) relatou vistorias que tem realizado no transporte coletivo de Porto Alegre. "Existem muitos problemas, principalmente nos horários de pico". Nos terminais regionais, conforme Sofia, falta estrutura para o transbordo dos passageiros, "e os ônibus alimentadores já chegam superlotados". No Lami, como afirmou a vereadora, existe a necessidade de um coletivo exclusivo pois já sai do bairro lotado. Outro problema verificado por ela é a falta de informação sobre horário e itinerário dos coletivos nas paradas. Com relação as reclamações, Sofia informou que os usuários tentam utilizar o telefone 118 mas não são bem atendidos. (RT)
BANCOS Tarciso Flecha Negra (PDT) disse esperar que lei de sua autoria e do vereador Sebastião Melo (PMDB), sancionada pelo prefeito em 11 de maio deste ano, limitando em 20 minutos a espera nas filas dos bancos, seja cumprida pelas instituições. Segundo ele é uma falta de respeito com o cidadão o tempo que se perde nas filas para utilizar os serviços bancários. Espero que os bancos respeitem o consumidor. Outro tema abordado por ele foi a visita realizada na PUCRS. Conforme o vereador, a universidade tem uma excelente estrutura que pode receber os atletas para a Copa do Mundo de 2014. Atende todos os requisitos para um bom treino antes de um jogo da seleção, afirmou. (RT)
COMPLEXIDADE Elói Guimarães (PTB) rebateu Sofia Cavendon (PT) quanto às criticas ao transporte coletivo. Ele disse que a vereadora está fiscalizando a qualidade do serviço dos ônibus somente no horário de pico para criar alinhamento com o seu discurso político. Inclusive leva a televisão para veicular no canal 16. Para Elói, o debate remete a uma análise mais técnica. A hora do pico é caótica em qualquer sistema de mobilidade urbana, mesmo no metroviário, assinalou.(FCC)
ELOGIO I Pedro Ruas (PSOL) elogiou iniciativa de João Antônio Dib (PP) que abriu um canal de negociação direta, nesta quinta-feira (27/5), com o prefeito José Fortunati, quando representação dos vereadores e dos servidores municipais em greve será recebida no gabinete do chefe do Executivo. A expectativa de Ruas é que a partir desta reunião os serviços essenciais possam entrar em operação normal no final de semana.(FCC)
ELOGIO II Mauro Zacher (PDT) reforçou as colocações de Pedro Ruas (PSOL). Em sua opinião, o governo municipal é aberto ao diálogo e a greve é justa. Confia que não será por falta de diálogo que a greve chegará ao final. De acordo com Zacher, Fortunati irá conceder o aumento salarial mais justo possível, mas sem prejudicar os investimentos nos serviços essenciais. (FCC)
EPTC Paulinho Rubem Berta (PPS) agradeceu a EPTC por tomar providências para desafogar o trânsito na zona norte. Ele explicou que a ação da empresa consistiu na colocação de uma sinaleira na esquina da Avenida Baltazar de Oliveira com a estrada Garcia Martins Felix Bertha, o que reduziu os congestionamentos na região. Segundo Paulinho, ele e o vereador Mauro Pinheiro (PT) realizaram trabalho conjunto para que a melhoria no trânsito fosse efetivada na localidade. (FCC)
SERVIDORES - Engenheiro Comassetto (PT) comentou a política para os servidores municipais proposta pelo Executivo. Agradeceu ao secretário Cezar Busatto "pela valorização" dispensada aos vereadores que foram à assembleia dos municipários. Comassetto contou que esteve com Busatto e lhe disse que era um equívoco encerrar as negociações com os servidores. O vereador comemorou o fato de o líder do governo na Câmara Municipal, João Dib (PP), ter conseguido restabelecer o diálogo do prefeito com o Simpa. (CB)
ABANDONO - Adeli Sell (PT) agradeceu a intermediação do vereador e líder da situação, João Dib (PP), na negociação com os municipários. Além disso, reclamou da situação insustentável em que se encontra a praça da Alfândega. Segundo Adeli, a praça, que está dentro do projeto monumenta para ser revitalizada, está abandonada. "Existe um breu naquela praça, assaltantes e uma sujeira completa", criticou ao pedir que a Smov tome uma atitude para iluminar o local. "Precisamos agir em conjunto para revitalizar aquilo que é o coração da cidade. Temos que ter mais carinho com os locais consagrados de Porto Alegre", pediu. (ES)
RESPEITO - Idenir Cecchim (PMDB) saudou a negociação estabelecida entre os vereadores com os municipários que estiveram na Casa para reivindicar o aumento salarial. "Respeito não faltou", elogiou. Segundo Cecchim, todos se comportaram bem e agiram com respeito. "Inclusive o prefeito Fortunati agiu respeitosamente ao marcar uma reunião com a categoria para tratar das demandas". Para o vereador, ficou claro que se houver sempre uma postura amiga como essa, entre opsoição e situação, a cidade vai sair ganhando em suas carências e reivindicações. "Chegaremos sempre em um consenso para o bem de Porto Alegre". (ES)
CÂMARA - João Dib (PP) disse se considerar um servidor público por formação e por convicção e é por isso que preza, mais do que ninguém, pelos direitos dos funcionários do município. "Quero saudar a postura dos manifestantes municipários e dizer que a Câmara foi crucial na negociação e não apenas o líder do governo. Todos os 36 vereadores estão nessa luta", reiterou. Para Dib, como líder do governo, estará sempre apto para diálogos e conversas com quaisquer categorias. (ES)
CIVILIDADE - Reginaldo Pujol (DEM) - também saudou a maneira como foram conduzidas as negociações entre os vereadores e os servidores que manifestaram na Câmara Municipal, nesta tarde. "Não poderíamos imaginar que isso iria acontecer quando vimos os manifestantes invadindo a Casa". Segundo Pujol, a surpresa foi boa, pela civilidade e postura respeitosa dos trabalhadores em greve. "Quero também exaltar a condução de Dib pela perspicácia e eficiência em contatar o governo para que as reivindicações do Simpa sejam repassadas ao prefeito o quanto antes". (ES)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)