Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (29/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

PASSEIO - Alceu Brasinha (PTB) disse que vai propor ao prefeito José Fogaça fazer um passeio pela cidade com os vereadores da bancada oposicionista. “Assim quem sabe eles vejam o que está acontecendo pela Cidade, e as obras que a prefeitura vem fazendo”, disse. Brasinha questionou críticas em relação a buracos em ruas da Capital. O vereador também cobrou coerência da bancada do PT. “Acho as críticas válidas, mas é preciso enxergar as coisas boas”. Na opinião do vereador, o povo de Porto Alegre estava cansado com a administração do PT que há 16 anos dirigiu Porto Alegre. “Por isto elegeu Fogaça”. (RA)

INCONFORMIDADE - Margarete Moraes (PT) manifestou inconformidade com a eleição, na manhã de hoje (29/10), da Comissão de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental  (PDDUA). “Acho que o princípio fundamental da democracia, que é a proporcionalidade, foi desrespeitado.” A vereadora lembrou que a bancada do PT apresentou o vereador Guilherme Barbosa (PT) para a relatoria. “É uma pessoa rigorosa e exigente que com certeza somaria muito na revisão do Plano.” Enfatizou dizendo que Guilherme é engenheiro e experiente em relação a matéria. Margarete também criticou a escolha do vereador Dr. Goulart (PTB) para a sub-relatoria de Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade. “Seu trabalho não é focado para esta área”. (RA)

RETRÓGRADO - Luiz Braz (PSDB) considerou retrógrado o pronunciamento da vereadora Margarete Moraes por criticar a comissão eleita para tratar do PDDUA. “Hoje, ela simbolizou uma figura atrasada”. Braz disse não acreditar que as justiças sejam feitas com vitórias ou com derrotas: “Não podemos admitir que, se um determinado partido ganha ou perde esteja acontecendo injustiça”. Para Braz, todos os 36 vereadores são capacitados para a Comissão. “O que não pode acontecer é querer inviabilizar o trabalho dos eleitos”. O vereador defendeu ainda que todos devem trabalhar conjuntamente pelo melhor para a Cidade. “Tenho certeza que o PT tem muita contribuição para dar”. Em relação a Goulart, Braz disse que Margarete não pode simplesmente dizer não ser ele qualificado. “A vereadora deve ajudá-lo ao invés de criticá-lo”, considerou. (RA)

CANAL - Maristela Maffei (PCdoB) destacou a importância do Canal da Cidadania, canal digital e aberto que deverá ser criado com advento da TV digital para uso de programação comunitária. Segundo Maristela, o decreto presidencial que institui a TV digital no país prevê a criação de quatro canais, sendo um deles o Canal da Cidadania. Ela explicou ainda que uma portaria a ser publicada pelo presidente Lula deverá disciplinar o funcionamento do novo canal. "Hoje, os canais são transmitidos em sistemas fechados. Com a TV digital, a programação de teor comunitário terá o devido espaço", disse a vereadora, acrescentando que organizações não-governamentais e de interesse público serão contemplados pelo novo canal. (CS)

PESQUISA - Clênia Maranhão (PPS) comemorou o avanço alcançado pela prefeitura nas políticas públicas de inclusão digital e destacou, neste sentido, a parceria recentemente firmada entre Procempa e Santa Casa, que inauguraram módulo digital. Também destacou seminário promovido pela prefeitura, com participação dos vereadores, que apresentou pesquisa realizada por técnicos da Ufrgs e da PUCRS sobre as áreas da pobreza na Capital. Segundo Clênia, a pesquisa foi baseada em "modernos conceitos da economia da pobreza", e serviram para tornar mais claras as carências da população. "Ela se constitui em elemento fundamental para subsidiar políticas públicas no Município, a partir de diagnósticos técnicos. (CS)


MP
- João Dib (PP) disse ter dúvidas se políticos tratam as questões mais urgentes com a seriedade necessária. Criticou o excesso de Medidas Provisórias (MP) editadas pelo governo federal e lembrou que até mesmo o cientista político Mangabeira Unger foi empossado como ministro por meio de MP. "O cientista, que havia classificado Lula como o presidente mais corrupto que o Brasil já teve, ganhou um cargo de ministro como prêmio", lamentou Dib. Segundo ele, há uma série de MPs editadas que não fazem sentido, como a que proíbe bebidas nas estradas. "Não se deveria permitir a edição de Medidas Provisórias ao sabor dos interesses do presidente do momento", observou o vereador. (CS)

 

LEITE - José Ismael Heinen (Dem) lamentou recentes denúncias sobre adulteração do leite produzido no Brasil. Segundo ele, o problema tem causado pânico entre as famílias. "É preciso que sejam realizados exames para que se saiba se o leite comercializado está contaminado ou não. "Onde está a fiscalização? As crianças estão tomando leite com veneno. É um descaso com a vida da população", afirmou Heinen. O vereador também criticou o fato de o técnico que elaborou a mistura utilizada no leite contaminado estar livre. "Isso aumenta a sensação de impunidade entre a população." Segundo ele, é preciso desenvolver fiscalização séria no país, pois outros produtos como erva-mate e refrigerantes também podem estar sofrendo adulteração. (CS)


COPA
- Haroldo de Souza (PMDB) disse que estará torcendo, amanhã, para que o Brasil não seja escolhido como país-sede da Copa do Mundo de 2014, em Zurique, na Suíça. Explicou que, como cronista esportivo, gostaria que os jogos fossem disputados nos gramados brasileiros, mas salientou haver diversos itens que deixam a desejar. Lembrou, por exemplo, as condições do transporte aéreo. “O Brasil tem dimensões continentais. Estamos vivendo o caos aéreo. Não podemos esquecer da recente tragédia ocorrida em Congonhas, que não suporta aviões de grande porte”. Também fez referências ao sistema de segurança. “Dentro dos estádios, tudo bem, mas fora, será que haverá condições de oferecer segurança aos milhares de turistas e jornalistas”, questionou. (VBM)

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)