Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (27/12):

PETISTAS – Adeli Sell (PT) fez um balanço da atuação de sua bancada, que, em 2008, será comandada pela vereadora Margarete Moraes. Segundo Adeli, os vereadores do PT fazem oposição responsável, ajudando o governo municipal a aprovar os projetos importantes para a cidade. Disse, porém, que, se o governo municipal não fizesse tantas “terceirizações e consultorias inúteis”, teriam sobrado recursos para a saúde e para reduzir o número de meninos e meninas de rua, por exemplo. Também lembrou das denúncias do PT de funcionários fantasmas, contra a gestão do ProJovem pela Secretaria da Juventude e a eleição dos conselheiros tutelares. (CB)

CIDADE – Haroldo de Souza (PMDB) criticou Adeli Sell (PT), dizendo que “o teatro faz parte dos parlamentos”. Recordou que, quando assumiu o segundo mandato de prefeito, Tarso Genro prometeu tirar os meninos e meninas de rua até agosto do mesmo ano. “Mas ele deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado”, afirmou. Haroldo comemorou a vinda de uma termelétrica do empresário Eike Batista para o Estado e elogiou a gestão da presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT), em 2007. O vereador ainda lamentou as 35 mortes no trânsito no feriado de Natal e fez um apelo: “Se tomou um trago, passou da medida, pára”. (CB)

TÁXIS – Ervino Besson (PDT) lembrou dos “relevantes serviços prestados pelos taxistas”. O vereador afirmou que, quando se vai a uma festa, é sempre mais seguro ir e voltar de táxi. Besson também destacou diversas obras realizadas pelo governo de José Fogaça, como a manutenção da área rural, a construção de creches, a efetivação do Distrito Industrial da Restinga, “que hoje é uma realidade”, a construção do Centro Popular de Compras, a agilização de alvarás provisórios e a construção de um conjunto habitacional para os policiais, na Zona Sul. (CB)

DEMOCRATAS – José Ismael Heinen (DEM) afirmou que 2007 foi um ano muito feliz para seu partido, que, segundo ele, manteve a mesma postura ética e de oposição responsável nas três esferas de poder: municipal, estadual e nacional. Garantiu que a bancada liderada por ele na Câmara Municipal votou a favor de todos projetos relevantes para a cidade. Também reafirmou a posição dos Democratas contra o aumento de impostos e comemorou duas grandes vitórias no ano: a punição ao troca-troca de partidos e a derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). “São R$ 40 bilhões que voltam para a população”, disse. (CB)

MANDATO - Maria Luiza (PTB), ao falar sobre o seu mandato, disse que sua maior preocupação é apresentar projetos. "Com a evolução dos tempos, ou o vereador acompanha a globalização ou o Executivo faz o trabalho do Legislativo, legislando por decretos". Considerou que seu trabalho tem sido pautado na ética, na moralidade e na humildade. Luiza salientou ainda que sempre votou de acordo com sua consciência e a favor do que achou necessário e importante para Porto Aegre. Comentou também que recebeu criticas e elogios: “Respondi a todos com muita humildade”. (RA)

ELOGIO - Maristela Maffei (PCdoB) elogiou a presidente da Casa, vereadora Maria Celeste (PT), por ter devolvido R$ 1 milhão para o prefeito José Fogaça do que não foi utilizado pela Câmara no ano. Salientou também a “maestria” com que as mulheres vêm atuando frente ao Legislativo da Capital. “Temos mulheres dirigindo diversos setores da Casa, assim como várias vereadoras em plenário”, ressaltando que todas têm agido com grandeza e sabedoria. Comentou ainda o trabalho que desenvolveu na presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE). “Tivemos a oportunidade de debater temas importantes para a cidade”. (RA)

CUMPRIMENTOS - João Antônio Dib (PP) considerou que a Câmara realizou um excelente trabalho em 2007. Reiterou cumprimentos a vereadora Maria Celeste (PT), que dirigiu a Casa neste ano. “Falo em nome de minha bancada e digo que ela dirigiu esta Casa com muita competência, dedicação e carinho”, disse. Avaliou que os vereadores de Porto Alegre não precisam mais criar leis, pois, na sua opinião, a função de um parlamentar e fiscalizar e fazer cumprir as que já existem. “Já temos leis suficientes”, considerou Dib. O vereador aproveitou e desejou a todos funcionários e colegas vereadores um ótimo 2008. (RA)

AGRADECIMENTO - Clênia Maranhão (PPS) agradeceu a todas as bancadas e lideranças pelo trabalho conjunto realizado neste ano de 2007. “Todos me ajudaram na condição de líder de governo, função que desempenhei neste ano. Este parlamento é a representação maior de nossa sociedade e este trabalho conjunto não poderia ter sido diferente”. Considerou que questões da sociedade sempre foram colocadas acima de qualquer divergência partidária. “Este compromisso fez com que votássemos e aprovássemos 85% dos projetos apresentados pelo Executivo”. Segundo a vereadora, esta vitória pode ser considerada fruto de um trabalho feito através do diálogo e de debates. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)