Plenário

Lideranças

Durante período de Lideranças, na tarde desta segunda-feira (19/12), os vereadores de Porto Alegre debateram sobre os seguintes temas:

RUA - Nilo Santos (PTB) falou sobre a dificuldade de conscientizar a sociedade a tratar sobre a questão das pessoas em situação de rua. Segundo o vereador, soluções concretas precisam ser tomadas para preparar a cidade para a Copa. "Insisto em dizer que o maior patrimônio da cidade é o seu povo, as grandes obras só servem para facilitar a vida das pessoas. Nós só podemos festejar as grandes obras se as pessoas estão vivendo com dignidade", afirmou. Para Nilo, o Executivo deve encontrar medidas menos paliativas para corrigir essa situação, pois muitos moradores ainda escolhem viver na rua (ES)

GRILAGEM - Paulinho Rubem Berta (PPS) reclamou do aumento da grilagem em Porto Alegre. "Está tão grande quanto o nosso déficit habitacional. Existem pessoas prevalecidas enganando as outras que precisam de um terreno para morar", afirmou ao mencionar que muitos grileiros inclusive incentivam as ocupações irregulares para se beneficiarem depois, "se apropriando de terras que não são suas". Para Rubem Berta, o projeto que estabelece bônus-moradia para auxiliar os moradores que se encontram em situação irregular conta com seu apoio na Câmara. (ES)

CULTURA - Fernanda Melchionna (PSOL) comentou sobre as notícias tristes a respeito da privatização dos espaços públicos culturais de Porto Alegre. "Agora a utilização do Largo Glênio Peres será permitida para poucos. Os artesãos estão sendo despejados de lá, assim como artistas de rua que vêm sendo sistematicamente atacados pela Smic", acusou. De acordo com Fernanda, a cultura de Porto Alegre vem sofrendo inúmeros ataques, pois o sambódromo também foi interditado. "Que prefeitura é essa que destina apenas 1% do seu orçamento para o desenvolvimento da cultura?" (ES)

CPI - Mauro Pinheiro (PT) voltou a afirmar que os documentos recebidos pela prefeitura sobre o convênio da Secretaria de Educação com o Instituto Ronaldinho não são claros. "Até quando os vereadores não perceberão que uma CPI é preciso?". Segundo Pinheiro, o governo vem mandando propositalmente documentos errados, pois nenhuma solicitação da bancada do PT é atendida de forma séria. "Fizemos a solicitação de seis documentos e mandaram apenas um". Conforme o líder do PT, existem falhas graves como a compra pela Smed de R$134 mil em equipamentos para o Instituto Ronaldinho Gaúcho por fora dos convênios. (ES)

INDIGNAÇÃO – Bernardino Vendruscolo (PSD) alertou que os pequenos pilares que estão sendo instalados nas calçadas da cidade estão desaparecendo. Disse também que irá prestigiar a posse de Mauro Zacher (PDT), que irá assumir o cargo de prefeito, em janeiro, como sucessor imediato de José Fortunati. Vendrúsculo reclamou que as seis linhas de lotação da região da Medianeira não cobrem a Rua Coronel Neves e as transversais. Segundo Vendruscolo, ele pretende cobrar uma solução até que a prefeitura tome providências. (FCC)

CONFIANTE – Mário Fraga lembrou que em Belém Novo a falta de lotação persiste, mas que está confiante porque o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, garantiu que o edital para criar a linha da região está quase pronto. Conforme Fraga, Capellari estará amanhã (20/12) em seu gabinete para discutir outros temas relacionados com a mobilidade urbana na zona sul de Porto Alegre. De acordo com o vereador, a prefeitura prepara ainda uma série de atrações esportivas e culturais direcionadas à zona sul, principalmente na orla do Guaíba. (FCC)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)