Lideranças
Na tarde desta quarta-feira (19/10), durante período de Lideranças da Câmara Municipal, os vereadores discutiram sobre os seguintes temas:
ABANDONO - Carlos Todeschini (PT) comentou que está muito preocupado com o abandono da cidade. "Apreciamos o trabalho do prefeito José Fortunati, mas é lamentável a manutenção da mesma equipe incompetente que sustentou o governo Fogaça", criticou. Segundo o vereador, o quadro de investimentos na cidade é desanimador. "Nos últimos anos tivemos um investimento médio de 6,7%, enquanto a promessa do Executivo era realizar 12%", frisou ao mencionar que isto representa a razão do caos no trânsito e da falta de obras viárias na Capital. "Não é certo dizer que vai se fazer um investimento maior do que as próprias pernas". (ES)
BARBARIDADES - João Dib (PP) disse que não se cansa de ficar espantado com as mesmas barbaridades que são ditas na tribuna da Câmara Municipal. De acordo com o vereador, são muitas inverdades e críticas sem fundamento. "Até parece que entrei na casa ontem e não acompanhei os 16 anos de administração do PT que atrasou muitas obras do Orçamento Participativo". Segundo o líder do governo, quando o ex-prefeito Fogaça assumiu, a prefeitura tinha perdido o crédito internacional pela primeira vez na história. "Ficamos com a cidade prejudicada porque o PT não pagou as dívidas. E eu tenho dúvidas para onde foi todo o dinheiro que não voltou para a cidade. Tá na hora de ponderar as críticas", disse. (ES)
HOMENAGEM - Tarciso Flecha Negra (PSD) saudou a homenagem que será feita ao ex-presidente do Grêmio na Câmara Municipal, na sexta-feira (21/10). "Hélio Dourado foi um grande profissional e um grande mestre que me ajudou sempre e me mostrou o caminho do bem na vida e no futebol", registrou, ao agradecer todo o apoio recebido durante o tempo que foi jogador. Além disso, Flecha Negra agradeceu o apoio de eleitores e amigos que apoiaram sua troca de partido. "Deixei o PDT para ingressar no PSD e começar um grande caminho de luta e transformação. A minha vida sempre foi pautada nisso: na capacidade de transformar e mudar a vida das pessoas". (ES)
COMUNIDADE - Paulinho Rubem Berta (PPS) lembrou que ontem foi um dia muito importante para visitar as comunidades da cidade. "Tenho vindo a essa tribuna frequentemente solicitar mais atenção aos comunitários e ontem fui atendido pelo governo municipal, que junto comigo, visitou as obras para construção de uma delegacia, de um centro comunitário e de um posto de saúde no bairro Jardim Leopoldina", relatou. Segundo o vereador, o objetivo da prefeitura e da Câmara é amenizar a violência e o tráfico de drogas que estão instalados na região. "Quero agradecer a cedência do terreno por parte da prefeitura e os esforços feitos pela Secretaria Municipal de Obras". (ES)
PERIGO - Mauro Pinheiro (PT) alertou para o perigo oferecido pelo posto de gasolina que funciona embaixo do Carrefour da Avenida Plínio Brasil Milano. O vereador lembrou do caso do caminhão-tanque que explodiu na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) quando era abastecido, provocando vítimas. Isso mostra o quanto é perigoso abastecer, disse. Mauro trouxe fotos de como é abastecido o posto do Carrefour e fez um apelo ao vereador Alceu Brasinha (PTB), dono de loja junto ao hipermercado, que faça ações contra a presença do posto no local. Também pediu que a prefeitura proíba a instalação de postos de combustíveis como o do Carrefour. É um perigo muito grande, frisou. (CB)
DENTISTAS Idenir Cecchim (PMDB) elogiou Aldacir Oliboni PT) por apoiar projeto do governo para a saúde. Fez, porém, uma sugestão ao governo municipal: que credencie mais profissionais de saúde particulares, como médicos e dentistas, como forma de garantir o atendimento integral à população. Na opinião de Cecchim, sai caro para o Executivo pagar um especialista da área da saúde concursado, que, segundo atestou, poderá se aposentar depois de 20 anos no serviço público e continuará recebendo até os 80. Conforme o vereador, com o credenciamento de especialistas, seria possível reduzir a folha de inativos. Tenho certeza de que muito mais gente será atendida com mais qualidade, afirmou. (CB)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)