Lideranças
Os vereadores da Capital, durante Sessão Ordinária desta quarta-feira (1º/6), manifestaram-se sobre os seguintes no período de lideranças:
2012 Airto Ferronato (PSB) lembrou que seu partido realizou encontro na Câmara, onde foi deliberado que a sigla apresentará candidato a prefeito ou a vice-prefeito nas eleições de 2012. Os correligionários escolheram o nome de Ferronato para os cargos pretendidos, e um indicativo de composição com a chapa da deputada federal Manuela DÁvila, conforme informou o vereador. Somos o partido no Estado e no País que mais cresceu. Hoje estamos governando interinamente o Estado, com o vice-governador Beto Grill, salientou. (LO)
IPÊ Aldacir Oliboni (PT) manifestou-se em defesa do projeto de lei apresentado pelo governo do Estado pela reestruturação do Ipê. Segundo ele, todos os partidos tentaram revitalizar o Ipê, e afirmou que a proposta vai atingir os servidores de maneira justa. Quem ganha mais, paga mais; e quem ganha menos paga menos, elogiou. Oliboni relatou que esse fato não é o que preocupa a maioria dos usuários do Ipê, mas sim os serviços daqueles que estão no Interior do Estado. Falta uma remodelagem que melhore um pouco os procedimentos e que motive o profissional a atender de fato o credenciado do Ipê. (LO)
ENGENHEIROS Idenir Cecchim (PMDB) saudou o engenheiro Sérgio Zimmermann, secretário-adjunto do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), eleito para a presidência da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul. É uma sociedade aonde se reúnem profissionais competentes e que dão muitas ideias boas para Porto Alegre. Zimmermann vai continuar este trabalho, destacou. Cecchim lembrou também a paralisação e a negociação dos engenheiros da prefeitura em andamento: "o Executivo não pode atender todas as reivindicações que chegam, mas acredito que se possa chegar a alguma gratificação a eles. (LO)
WALL MART Mauro Pinheiro (PT) apelou ao líder do governo, vereador João Dib (PP), para verificar situação divulgada por jornal da Capital de que empresa supermercadista irá construir um grande empreendimento na avenida Cavalhada, Zona Sul da cidade. Tenho denunciado que a empresa Wall Mart abriu um protocolo querendo abrir um tipo de grande atacado e que isto não poderia porque a empresa é de comércio varejista, informou. Mauro lembrou que existe uma lei em Porto Alegre que limita a construção de lojas (varejos e atacados) ao tamanho máximo de 2,4 mil metros quadrados, e apenas em algumas regiões da cidade, que não inclui a Cavalhada. (LO)
GRÉCIA - Alceu Brasinha (PTB) defendeu os empresários gaúchos, destacando as obras do Bourbon Wallig e as obras de infraestrutura que estão acontecendo na região, especialmente a ampliação da Avenida Grécia. Mostrou fotos que destacam a forma acelerada da construção. Observou que as obras geram uma série de empregos. Criticou os empreendimentos que vem de fora e que provocam uma quebradeira dos pequenos comerciantes. Citou o caso de uma padaria na Vila do IAPI, que precisou dispensar os seus funcionários. (VBM)
RECURSOS - João Dib (PP) disse que ontem o Secretário da Fazenda prestou contas do primeiro quadrimestre do Executivo. Elogiou a execução orçamentária da prefeitura destacando o aumento na arrecadação de vários impostos como o IPTU e o ITBI. Mas manifestou preocupação em relação às transferências para o Município, que segundo ele são preocupantes. Informou que os recursos que deveriam vir do governo federal estão abaixo do previsto. Há um déficit razoável, também sentido pelos demais municípios gaúchos. Lamentou que o governo federal ainda não tenha regulamentado a emenda constitucional 29. (VBM)
ÁGUA - Dr. Thiago Duarte (PDT) destacou reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que recebeu estudiosos no tema das águas. Salientou que 100% da água de Porto Alegre é potável. Também elogiou o trabalho do Dmae. Informou que esteve no Exército onde conheceu a nova estrutura para a prática de equoterapia. Destacou que a terapia com cavalos é especialmente eficiente para crianças com doença mental. Observou que crianças que tinham paralisia cerebral passaram a ter melhor qualidade de vida. Lembrou, ainda, que ontem foi comemorado o Dia Internacional de Luta contra o Tabaco. (VBM)
FESTIVIDADES - Reginaldo Pujol (DEM) afirmou que a tradição rio-grandense foi recuperada nos anos 90. Pujol disse também que já no mês de junho começará a elaborar propostas para a Semana Farroupilha. Segundo ele a Semana farroupilha não pode ficar só com a festa. "Devemos compartilhar com as medidas culturais que a Câmara propõe". Segundo ele, a Secretaria da Cultura também deve estar presente a todas as festividades e designar um responsável para acompanhar o andamento dos eventos. (RT)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)