Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (27/12):

LULA - João Antonio Dib (PP) leu, na íntegra, coluna de Flávio Tavares publicada no jornal Zero Hora de ontem na qual o jornalista tece críticas aos oito anos de governo Lula, lembrando o escândalo do mensalão, os gastos vultosos com propaganda e a falta de reformas fundamentais, entre outros pontos, além de questionar a alegada superpopularidade do presidente da República. Conforme Dib, Flávio Tavares é "um jornalista insuspeito", e sua coluna espelha bem a realidade do Brasil. (CB)

LULA II - Engenheiro Comassetto (PT) rebateu as críticas a Lula, dizendo que João Dib (PP) faz parte de uma "corrente conservadora" que não aceita o fato de um torneiro mecânico ter sido eleito presidente. Comassetto garantiu que "Lula sai do Planalto e entra para a história com a maior popularidade já obtida por um presidente". Comassetto afirmou que este foi o melhor Natal dos brasileiros das últimas décadas e que Lula combateu os baixos salários. "Todos os brasileiros tiveram o que comer", disse. (CB)

LULA III - Adeli Sell (PT) afirmou que João Dib (PP) o decepcionou com suas críticas a Lula, já que, segundo o vereador petista, números comprovam os avanços obtidos pelo governo federal. "Lula tirou 30 milhões de brasileiros da miséria", garantiu. "O Brasil mudou oito anos depois." Adeli disse, por exemplo, que Lula conseguiu governar sem vender empresas públicas e pediu a Dib que reflita mais sobre o assunto antes de criticar o governo da União. (CB)

LULA IV - Fernanda Melchionna (PSOL) declarou que, ao ouvir alguns discursos, tem a sensação de que vive no País das Maravilhas, numa era de ouro em que tudo vai bem. Na sua opinião, essa visão constrasta com a realidade do Brasil, considerado o terceiro em desigualdade social na América Latina (perdendo apenas para Haiti e Bolívia), no qual habitam 14 milhões de analfabetos e onde os banqueiros crescem cada vez mais e o salário mínimo teve apenas R$ 30,00 de aumento. "Estou muito preocupada com esse discurso ufanista", afirmou. (CB)

GOVERNO – De acordo com o vereador Nilo Santos (PTB), um detalhe fez a diferença no governo Lula. O presidente se aproximou dos pobres que se sentiram contemplados. Segundo ele, existe uma forma de combater a pobreza e verificar in loco o problema. Hoje, afirmou, existem muitas mini-favelas, vilas e ocupações irregulares. "Esses são os locais que devem receber ajuda. Para resolver essa pobreza é preciso que o Executivo, Legislativo e Judiciário se unam, visitando os locais e procurando as soluções." O vereador sugeriu ainda que a Cuthab realize visitas periódicas aos locais com problemas. (RT)

CALÇADAS - Reginaldo Pujol (DEM) criticou segmentos da oposição que, vez por outra, escolhem algum integrante do governo municipal para "Cristo". Observou que o escolhido desta vez é o secretário de Meio Ambiente, Professor Garcia. Segundo Pujol, não se pode cobrar da Smam atribuições que não são da Pasta. "Fiscalizar calçadas mal-conservadas não é função da Smam." (MAM)

BALANÇO I - Tarciso Flecha Negra (PDT) fez um balanço do ano de 2010 e destacou a aprovação de projetos de sua autoria que beneficiarão a população da cidade. Citou os projetos de fornecimento gratuito de material escolar a estudades carentes da rede municipal, o Museu do Povo Negro e a obrigatoriedade de fornecimento de senhas eletrônicas com horário para atendimento em agências bancárias. "São propostas para toda a cidade." (MAM)
 
BALANÇO II - Dr. Raul Torelly (PMDB), ao fazer o balanço de 2010, ressaltou conquistas da cidade a partir de projetos aprovados pelo Legislativo. A implantação do Centro Municipal de Planejamento Familiar foi destacada por ele por permitir que milhares de pessoas tenham acesso a serviços como ligadura de trompas e vasectomia. "Antes do centro, as pessoas esperavam anos para obter um procedimento que hoje é feito em no máximo dois meses. (MAM)

PSF - Maria Celeste (PT) criticou a pressa do governo municipal em votar o projeto que cria o Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família (Imesf), cuja urgência foi solicitada na semana passada. Anunciou que apresentará requerimento solicitando que a reunião conjunta de comissões para discutir o projeto, marcada para as 18h05min de hoje, seja realizada somente amanhã a partir do mesmo horário. "Regimentalmente, não há tempo hábil para realizar a reunião nesta segunda-feira", afirmou Celeste. (MAM)

PRAIAS – Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou que, em visita no final de semana ao Lami e Belém Novo, constatou que aquela é uma região apta a ser um grande pólo de turismo da cidade pelas boas condições das suas praias. Elogiou a reformulação do transporte público realizada pela EPTC e também a proposição do transporte fluvial no Extremo-Sul. “Vamos operacionalizar esta região. Trabalho lá há 12 anos e sei desta realidade e potencial”, disse Dr. Thiago. Ele entende que a cidade precisa descobrir os espaços do Lami e Belém. “A orla da região está toda remodelada. Parabéns aos órgãos da prefeitura responsáveis pela manutenção do espaço.” (LO)

Regina Tubino Pereira (reg. Prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)