Plenário

Lideranças

João Pancinha, que assume a Carris, fez sua despedida na tribuna... Foto: Lívia Stumpf
João Pancinha, que assume a Carris, fez sua despedida na tribuna... Foto: Lívia Stumpf

Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, nesta quinta-feira (29/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

MAMOGRAFIA - Aldacir Oliboni (PT) registrou que o Instituto da Mama do RS esteve na Casa para entregar ao vereador, também presidente da Comissão de Saúde (Cosmam), documento sobre a lei que garante acesso à mamografia para mulheres acima dos 40 anos. O vereador denunciou que, ao mesmo tempo em que essa lei não está sendo cumprida em Porto Alegre, o governo Fogaça gasta R$ 11,5 milhões por ano com publicidade. “Já gastou, em seu mandato, R$ 57 milhões, mas não dá acesso ao cidadão para consultas e exames”. Oliboni informou que vai convocar reunião da Cosmam com gestores públicos e prestadores do serviço de mamografia para discutir soluções para o problema. (CK)

CIDADE – Adeli Sell (PT) manifestou sua permanente preocupação com os problemas da Capital. De acordo com ele, o alto número de moradores de rua tem prejudicado o cotidiano das pessoas. Nas esquinas das Ruas Riachuelo e Marechal Floriano, disse, se aglomeram pessoas obstruindo a passagem. Na Rua Jerônimo Coelho, cerca de 30 pessoas dormem no local. Outro problema, afirmou, são as praças da cidade que estão abandonadas. “De que adianta colocar dinheiro federal, do projeto Monumenta, para arrumar pedrinhas portuguesas na Praça das Matriz se os moradores de rua fazem dela sua casa?”, questionou. "É preciso que as Secretarias, de forma integrada, se unam para resolver os problemas." (RT)
 
BULLYING – Mauro Zacher (PDT) comentou matéria veiculada no jornal ZH que trata do bullying nas escolas. Segundo ele, é importante que a imprensa mostre este tema que causa tanto problemas nos jovens. O bullying tem sido uma prática que nem mesmo os professores e a direção das escolas conseguem detectar. lembrou que a Câmara aprovou lei que implanta em Porto Alegre uma política de prevenção ao bullying. De acordo com o vereador, é preciso que as escolas e as famílias conheçam melhor essa prática para trabalhar o tema sem prejudicar as crianças que sofrem com essa problema. (RT)


SEGURANÇA - Paulinho Rubem Berta (PPS) demonstrou satisfação com a mobilização da comunidade da Zona Norte para o combate à violência, especialmente nas áreas das escolas. Contou que esteve com outros vereadores hoje pela manhã em reunião do Fórum de Segurança do Eixo Baltazar. Segundo ele, é grande a conscientização de que a prevenção à violência começa dentro de casa, quando os pais ensinam aos filhos a agir dentro da lei. "Por isso, vejo com imensa satisfação essa maneira de conduzir as coisas", declarou, frisando que não só as autoridades têm responsabilidade sobre a segurança. "É preciso resgatar a família e as condições de vida." (CB)

CARRIS - João Antonio Dib (PP) disse que acredita na direção da Carris quando esta alega dificuldades no momento para aumentar a concentração de biodiesel nos ônibus, ao contrário do afirmado pelo vereador Carlos Todeschini (PT), que contestou as alegações. Dib desejou uma boa gestão ao vereador João Pancinha (PMDB), que assume a presidência da Carris amanhã. "Tenho certeza de que a Câmara terá um bom entendimento com a empresa", enfatizou. (CB)

CARRIS II - João Pancinha (PMDB), que deixa a Câmara para comandar a Carris, agradeceu o apoio recebido dos vereadores e funcionários. Também defendeu o uso de biodiesel nos ônibus, mas alega que ainda há ajustes a serem feitos na frota para que possa circular com esse combustível. O vereador garantiu que o aumento gradual da concentração de biodiesel até 2013 é um compromisso da Carris, previsto em lei federal. "Mas vamos lutar para que esse prazo seja abreviado", afirmou. "Daremos prioridade à questão, que urge porque a poluição do ar está chegando a níveis preocupantes." Pancinha ainda salientou que a Carris estará de "portas abertas" para todos da Câmara. (CB)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)