Lideranças
Durante o período destinado às comunicações de Lideranças, nesta quinta-feira (29/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:
MAMOGRAFIA - Aldacir Oliboni (PT) registrou que o Instituto da Mama do RS esteve na Casa para entregar ao vereador, também presidente da Comissão de Saúde (Cosmam), documento sobre a lei que garante acesso à mamografia para mulheres acima dos 40 anos. O vereador denunciou que, ao mesmo tempo em que essa lei não está sendo cumprida em Porto Alegre, o governo Fogaça gasta R$ 11,5 milhões por ano com publicidade. Já gastou, em seu mandato, R$ 57 milhões, mas não dá acesso ao cidadão para consultas e exames. Oliboni informou que vai convocar reunião da Cosmam com gestores públicos e prestadores do serviço de mamografia para discutir soluções para o problema. (CK)
CARRIS - João Antonio Dib (PP) disse que acredita na direção da Carris quando esta alega dificuldades no momento para aumentar a concentração de biodiesel nos ônibus, ao contrário do afirmado pelo vereador Carlos Todeschini (PT), que contestou as alegações. Dib desejou uma boa gestão ao vereador João Pancinha (PMDB), que assume a presidência da Carris amanhã. "Tenho certeza de que a Câmara terá um bom entendimento com a empresa", enfatizou. (CB)
CARRIS II - João Pancinha (PMDB), que deixa a Câmara para comandar a Carris, agradeceu o apoio recebido dos vereadores e funcionários. Também defendeu o uso de biodiesel nos ônibus, mas alega que ainda há ajustes a serem feitos na frota para que possa circular com esse combustível. O vereador garantiu que o aumento gradual da concentração de biodiesel até 2013 é um compromisso da Carris, previsto em lei federal. "Mas vamos lutar para que esse prazo seja abreviado", afirmou. "Daremos prioridade à questão, que urge porque a poluição do ar está chegando a níveis preocupantes." Pancinha ainda salientou que a Carris estará de "portas abertas" para todos da Câmara. (CB)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)