Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos tempos de Liderança da sessão desta quarta-feira (4/11):

ORÇAMENTO
–  De acordo com a vereadora Sofia Cavedon (PT) o governo Fogaça superestima o orçamento municipal e executa muito pouco. Sofia lembrou que até o dia 4 de novembro foram executados somente 26% do previsto de 38% para o exercício. Na sua opinião, por mais que se esforce, o Executivo não conseguirá totalizar sua previsão. Para ela “o tal do equilíbrio das finanças é mais uma máscara da administração Fogaça”. Na visão da vereadora a população perdeu em muito na qualidade de vida, na saúde e educação entre outras. (RT)

EXPOSIÇÃO – Fernanda Melchionna (PSOL) informou que a Câmara Municipal de Porto Alegre está realizando uma exposição de alunos especiais. Segundo ela, essas crianças especiais estão mostrando um trabalho muito bonito. “O trabalho dos professores e a mostra dos alunos expressa o que são as escolas especiais de Porto Alegre”, argumentou. De acordo com ela essas escolas tem que serem mantidas, pois esses estudantes conseguem interagir e realizam uma boa aprendizagem. (RT)

PLANO - João Antonio Dib (PP) anunciou que já está no site www.camarapoa.rs.gov.br o relatório final da comissão especial que analisou o projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Como presidente da comissão especial, Dib agradeceu a todos que ajudaram o bom desenrolar dos trabalhos. Também agradeceu ao Jornal do Comércio e sua repórter Helen Lopes, "que deu cobertura à comissão do início ao fim". Conforme o vereador, é possível votar o projeto do PDDUA até o final deste mês. (CB)

REFORMAS - Valter Nagelstein (PMDB) defendeu que o projeto Minha Casa, Minha Vida seja alterado tantas vezes seja necessário de forma a atender a demanda pela casa própria. Conforme o vereador, é preciso que o Brasil repense os modelos de reformas agrária e urbana. "Nosso país precisa fechar para balanço", disse. Nagelstein também convidou todos para assistirem à palestra com o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, que falará sobre o metrô de Porto Alegre. "Este é um assunto que não pode ser adiado", afirmou. "Temos de avançar na política de transporte de massa." (CB)

DROGAS - Dr. Thiago Duarte (PDT) convidou os presentes para participarem da Caminhada Lami Contra as Drogas, no próximo domingo (8/11). Segundo o vereador, a manifestação, que incluirá cavalgada, sairá do limite com o Lajeado, prosseguindo até o limite com Viamão. O vereador, que integra a Frente Parlamentar Antidrogas da Câmara, ainda destacou a importância das educação, da cultura e das parcerias para enfrentar o problema das drogas. (CB)
 

Regina Tubino  Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)