Plenário

Lideranças

Em discursos de Lideranças na sessão plenária desta quarta-feira (5/11) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

GUARDA - Kevin Krieger (PP), que ocupou por mais de três anos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, apresentou um balanço de seu trabalho à frente da pasta. Disse que, quando assumiu, a guarda municipal possuía três veículos em funcionamento e que hoje tem 29 carros novos, 17 motos e mais um ônibus. "Agora temos 150 homens armados que executam programas como o Vizinhança Segura, que cuidam de praças e parques com maior benefício para a sociedade." Destacou também a criação do Disque-Pichação. (MAM)

CHILE - Sofia Cavedon (PT) apresentou relato de viagem que fez ao Chile e destacou os números positivos do país em relação ao trabalho das mulheres e à educação. Conforme ela, em pouco mais de dois anos de governo de Michele Bachelet o número de creches passou de 1,6 mil para 3,3 mil. "O resultado disso foi o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, que saltou de 30% para 41%." Sobre a educação, salientou que o índice de alfabetizados é de 97% no país. (MAM)

OBAMA I - Margarete Moraes (PT) disse que os setores progressistas do mundo estão de parabéns com a vitória de Barack Obama nos EUA. "Finalmente, depois de 40 anos, o sonho de Martin Luther King começa a se concretizar: o sonho de um mundo onde as pessoas sejam julgadas não pela cor da pele e sim por suas qualidades." Margarete espera que a eleição de Obama seja positiva para os países latinos, com a redução do protecionismo, com o fim do embargo econômico a Cuba e com relações mais equilibradas entre as nações. (MAM)

OBAMA II - Luiz Braz (PSDB) disse que a eleição de Barack Obama nos EUA é um símbolo do processo de mudanças que ocorre naquele país. Acredita que a transição promovida pelos norte-americanos contagiará outras regiões do mundo, como o Brasil. Observou que a eleição de Obama mostra que, quando as pessoas têm as mesmas oportunidades, se tornam absolutamente iguais. "Para produzir lideranças negras ou brancas, precisamos melhorar o ensino fundamental e ajudar as famílias integralmente, dando oportunidade a todos, independente de raças." (MAM)

EUA - José Ismael Heinen (DEM) disse que o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos instiga a uma reflexão sobre democracia, igualdade, liberdade, direita e esquerda. Na sua opinião, os EUA são uma verdadeira nação democrática, que se contrapõe a países de partido único, como Cuba e Coréia do Norte, em que não há alternância no poder. Heinen também elogiou a democracia norte-americana por ter derrubado "o muro racial" ao eleger Barack Obama, seu primeiro presidente negro. (CB)

CAPITAL - João Batista Pirulito (PMDB), que é suplente, agradeceu a oportunidade de estar na Câmara e pediu aos vereadores que ajudem José Fogaça em sua segunda administração. Pirulito garantiu que o prefeito de Porto Alegre tem ajudado muito as pessoas menos favorecidas da cidade. Entre as ações de Fogaça, citou a construção do Condomínio Santa Terezinha e de postos de saúde. (CB)

PONTAL - Alceu Brasinha (PTB) voltou a criticar a oposição ao projeto Pontal do Estaleiro, na área do antigo Estaleiro Só. "Por que é tão difícil construir alguma coisa nesta cidade?", indagou. "O projeto tramitou dois anos no Executivo e sete meses na Câmara, mas quanto tempo será suficiente?". Na sua opinião, a proposta é boa, pois fomentará o turismo e a arrecadação de impostos, devendo ser colocada em votação logo. (CB)

PROIBIÇÃO - João Bosco Vaz (PDT) criticou a proposta do comandante da Brigada Militar, coronel Mendes, de proibir qualquer manifestão em espaços públicos. "Lutamos tanto para ter liberdade, para podermos nos manifestar e vem o comandante da BM querer confinar as pessoas no Anfiteatro Pôr-do-Sol?", disse. "Isso é um retrocesso, uma intervenção no estado de direito, no direito de ir e vir e contra a Constituição." (CB)

SEGURANÇA – Para Carlos Comasseto (PT) “a política de segurança pública desenvolvida pela governadora Yeda está na contra-mão da democracia”. Conforme o vereador, o comandante da Brigada Militar, Cel. Mendes, tem atitudes e construção de uma política de criminilização em manifestações ocorridas na Cidade. "Não bastasse todas essas aberrações, agora, quer que as manifestações sejam realizadas no Anfiteatro Pôr-do-Sol". Para ele existem dois locais reconhecidos para manifestações na Capital: a Esquina Democrática e a Praça da Matriz. (RT)

SEGURANÇA II – Para Luiz Braz (PSDB) é uma pena que alguns vereadores resolvam atacar uma pessoa como o Cel. Mendes que demonstra ser um dos melhores profissionais na sua área. Braz é da opinião de que as pessoas podem e erram, e o Cel. Mendes na atitude de proibir manifestações na Praça da Matriz errou. “Mas tenho certeza, essa regra será corrigida”. De acordo com Braz “democracia é uma demonstração de respeito e no momento que não existe esse respeito o Cel. Mendes tomas as atitudes corretas”. (RT)

DOCUMENTOS – Maristela Maffei (PCdoB) informou que em reunião da Cuthab ficou estabelecido que a comunidade Chácara dos Pinheiros deverá providenciar documentos que comprovem a compra de lotes, matrículas e levantamento topográfico do local para ingressar com o processo junto a PGM. A vereadora criticou o Demhab por ter enviado um ofício se isentando da responsabilidade das irregularidades da comunidades. “Espero que o ex-diretor, agora vereador eleito Tessaro, resolva as promessas feitas em campanha”, ressaltou. (RT)

SEGURANÇA III – Conforme Haroldo de Souza (PMDB), episódio ocorrido na Câmara Municipal, da invasão do saguão por manifestantes contra o projeto Pontal do Estaleiro, não reflete o respeito dos movimentos democráticos. Para o vereador, ameaças e violências não são atitudes aceitáveis, e as pessoas que agem desta forma devem ser punidas. O Cel. Mendes, disse Haroldo, errou ao informar que manifestações só podem ocorrer no Anfiteatro Pôr-do-Sol.  “A BM não tem o direito de se intrometer nesse assunto, a manifestação é livre, desde que sem baderna”, ressaltou (RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)