Lideranças
Em discursos de Lideranças na sessão plenária desta quarta-feira (5/11) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
GUARDA - Kevin Krieger (PP), que ocupou por mais de três anos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, apresentou um balanço de seu trabalho à frente da pasta. Disse que, quando assumiu, a guarda municipal possuía três veículos em funcionamento e que hoje tem 29 carros novos, 17 motos e mais um ônibus. "Agora temos 150 homens armados que executam programas como o Vizinhança Segura, que cuidam de praças e parques com maior benefício para a sociedade." Destacou também a criação do Disque-Pichação. (MAM)
CHILE - Sofia Cavedon (PT) apresentou relato de viagem que fez ao Chile e destacou os números positivos do país em relação ao trabalho das mulheres e à educação. Conforme ela, em pouco mais de dois anos de governo de Michele Bachelet o número de creches passou de 1,6 mil para 3,3 mil. "O resultado disso foi o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, que saltou de 30% para 41%." Sobre a educação, salientou que o índice de alfabetizados é de 97% no país. (MAM)
OBAMA I - Margarete Moraes (PT) disse que os setores progressistas do mundo estão de parabéns com a vitória de Barack Obama nos EUA. "Finalmente, depois de 40 anos, o sonho de Martin Luther King começa a se concretizar: o sonho de um mundo onde as pessoas sejam julgadas não pela cor da pele e sim por suas qualidades." Margarete espera que a eleição de Obama seja positiva para os países latinos, com a redução do protecionismo, com o fim do embargo econômico a Cuba e com relações mais equilibradas entre as nações. (MAM)
OBAMA II - Luiz Braz (PSDB) disse que a eleição de Barack Obama nos EUA é um símbolo do processo de mudanças que ocorre naquele país. Acredita que a transição promovida pelos norte-americanos contagiará outras regiões do mundo, como o Brasil. Observou que a eleição de Obama mostra que, quando as pessoas têm as mesmas oportunidades, se tornam absolutamente iguais. "Para produzir lideranças negras ou brancas, precisamos melhorar o ensino fundamental e ajudar as famílias integralmente, dando oportunidade a todos, independente de raças." (MAM)
EUA - José Ismael Heinen (DEM) disse que o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos instiga a uma reflexão sobre democracia, igualdade, liberdade, direita e esquerda. Na sua opinião, os EUA são uma verdadeira nação democrática, que se contrapõe a países de partido único, como Cuba e Coréia do Norte, em que não há alternância no poder. Heinen também elogiou a democracia norte-americana por ter derrubado "o muro racial" ao eleger Barack Obama, seu primeiro presidente negro. (CB)
CAPITAL - João Batista Pirulito (PMDB), que é suplente, agradeceu a oportunidade de estar na Câmara e pediu aos vereadores que ajudem José Fogaça em sua segunda administração. Pirulito garantiu que o prefeito de Porto Alegre tem ajudado muito as pessoas menos favorecidas da cidade. Entre as ações de Fogaça, citou a construção do Condomínio Santa Terezinha e de postos de saúde. (CB)
PONTAL - Alceu Brasinha (PTB) voltou a criticar a oposição ao projeto Pontal do Estaleiro, na área do antigo Estaleiro Só. "Por que é tão difícil construir alguma coisa nesta cidade?", indagou. "O projeto tramitou dois anos no Executivo e sete meses na Câmara, mas quanto tempo será suficiente?". Na sua opinião, a proposta é boa, pois fomentará o turismo e a arrecadação de impostos, devendo ser colocada em votação logo. (CB)
PROIBIÇÃO - João Bosco Vaz (PDT) criticou a proposta do comandante da Brigada Militar, coronel Mendes, de proibir qualquer manifestão em espaços públicos. "Lutamos tanto para ter liberdade, para podermos nos manifestar e vem o comandante da BM querer confinar as pessoas no Anfiteatro Pôr-do-Sol?", disse. "Isso é um retrocesso, uma intervenção no estado de direito, no direito de ir e vir e contra a Constituição." (CB)
SEGURANÇA Para Carlos Comasseto (PT) a política de segurança pública desenvolvida pela governadora Yeda está na contra-mão da democracia. Conforme o vereador, o comandante da Brigada Militar, Cel. Mendes, tem atitudes e construção de uma política de criminilização em manifestações ocorridas na Cidade. "Não bastasse todas essas aberrações, agora, quer que as manifestações sejam realizadas no Anfiteatro Pôr-do-Sol". Para ele existem dois locais reconhecidos para manifestações na Capital: a Esquina Democrática e a Praça da Matriz. (RT)
SEGURANÇA II Para Luiz Braz (PSDB) é uma pena que alguns vereadores resolvam atacar uma pessoa como o Cel. Mendes que demonstra ser um dos melhores profissionais na sua área. Braz é da opinião de que as pessoas podem e erram, e o Cel. Mendes na atitude de proibir manifestações na Praça da Matriz errou. Mas tenho certeza, essa regra será corrigida. De acordo com Braz democracia é uma demonstração de respeito e no momento que não existe esse respeito o Cel. Mendes tomas as atitudes corretas. (RT)
DOCUMENTOS Maristela Maffei (PCdoB) informou que em reunião da Cuthab ficou estabelecido que a comunidade Chácara dos Pinheiros deverá providenciar documentos que comprovem a compra de lotes, matrículas e levantamento topográfico do local para ingressar com o processo junto a PGM. A vereadora criticou o Demhab por ter enviado um ofício se isentando da responsabilidade das irregularidades da comunidades. Espero que o ex-diretor, agora vereador eleito Tessaro, resolva as promessas feitas em campanha, ressaltou. (RT)
SEGURANÇA III Conforme Haroldo de Souza (PMDB), episódio ocorrido na Câmara Municipal, da invasão do saguão por manifestantes contra o projeto Pontal do Estaleiro, não reflete o respeito dos movimentos democráticos. Para o vereador, ameaças e violências não são atitudes aceitáveis, e as pessoas que agem desta forma devem ser punidas. O Cel. Mendes, disse Haroldo, errou ao informar que manifestações só podem ocorrer no Anfiteatro Pôr-do-Sol. A BM não tem o direito de se intrometer nesse assunto, a manifestação é livre, desde que sem baderna, ressaltou (RT)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)