Plenário

Lideranças

No periodo de Liderança da sessão ordinária desta segunda-feira (2/8) os vereadores trataram dos seguintes temas:

DIVERGÊNCIA – Sofia Cavedon (PT) disse ser muito importante existirem divergências durante as discussões  plenária, mas também é importante ter uma boa amizade entre todos. Para ela essas divergências trazem uma qualidade de vida de boa convivência entre todos. Sofia lembrou a maneira que foi recebido,na semana passada, o presidente Lula para assinatura de investimentos para o Rio Grande do Sul. “Entes federados trabalham em cooperação”, disse. (RT)

BLOG – Nilo Santos (PTB) contestou informação veiculada em blog do vereador Engenheiro Comasseto (PT) onde é afirmado que o Nilo Santos teria protocolado supostamente um projeto para captação de recursos para Porto Alegre. O vereador petebista informou que primeiro não protocolou projeto e sim anunciou o número de protocolo do Projeto de Duplicação da Av. Vicente Monteggia: protocolo n.º 80000039903/09-66, protocolado em novembro de 2009´, no Ministério das Cidades em Brasília. De acordo com ele, alguém está faltando com a verdade. (RT)

OBRAS - Aldacir Oliboni (PT) garantiu que o governo federal liberou, de fato, R$ 450 milhões para Porto Alegre para que a cidade possa executar obras de melhorias. Entre elas, citou obras na Avenida Tronco, na Padre Cacique, na III Perimetral, no complexo da Rodoviária, na Assis Brasil, na Voluntários da Pátria, na Bento Gonçalves, na Protásio Alves, na Severo Dullius e nos corredores de ônibus. Também afirmou que a União liberou mais recursos para o projeto Minha Casa Minha Vida, mas, segundo ele, a execução do projeto estaria lenta em Porto Alegre. (CB)

CRÍTICA - João Dib (PP) disse que o projeto da Avenida Vicente Monteggia está no Ministério das Cidades há nove meses, "mas o PT diz que não tem processo". Referindo-se aos recursos para a Copa, Dib afirmou que "é bom informar ao povo que o governo federal não está dando centavo algum a fundo perdido a Porto Alegre". Conforme o vereador, a verba anunciada pela União refere-se a recursos financiados "que o povo vai pagar". Dib concordou que as obras citadas por Oliboni são importantes, mas lamentou que haja corredor de ônibus na III Perimetral sem ser necessário. (CB)

PDDUA – Fernanda Melchionna (PSOL) disse que após o recesso parlamentar na Câmara os vetos ao Plano Diretor são um dos assuntos “mais delicados” para a Capital neste semestre. “Assusta o veto do prefeito dos 60 metros de restrição de construções junto à orla do Guaíba. Temos visto uma lógica de construções que afetam o nosso clima e ocasionam desastres”, criticou. Fernanda também destacou o trabalho dos motoboys em Porto Alegre: “Estes jovens estão sendo cobrados pelo Executivo por problemas no trânsito. Não dá para aceitar mais impostos e burocracias colocadas pela prefeitura”. (LO)

COPA – Haroldo de Souza (PMDB) relatou que esteve profissionalmente na Copa da África do Sul e pediu para que o Brasil não reprise, em 2014, o que ocorreu em 2010. “A África da TV não é a que estive a trabalho por 32 dias. Bastava sair das cidades-sede para ver os muros que escondiam casas de lata para ocultar a miséria e a pobreza”, narrou. Segundo Haroldo, o transporte aéreo dentro do país africano era deficitário. Ele também lembrou a morte do vereador Ervino Besson, e disse que em dez anos de Câmara não viu "um vereador com a estirpe e a simplicidade de Ervino”. (LO)

Regina Tubino  Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)