Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos tempos de Lideranças da sessão desta quinta-feira (17/4):

HOSPITAIS – Dr. Goulart (PTB) defendeu a transferência do atendimento do Hospital de Pronto Socorro (HPS) para o bloco administrativo, mais novo e situado atrás do prédio principal. Conforme o vereador, o bloco da frente deveria ser destruído e, em seu lugar, construído um novo HPS, sem pombos, ratos e insetos. “Não dá mais; são muitos anos, mais de 60 anos”, afirmou. Goulart também sugeriu a encampação do Hospital Lazarotto pela prefeitura e a construção do pronto-socorro da Zona Sul. (CB)

CONVOCAÇÃO – João Antonio Dib (PP) disse que o vereador Aldacir Oliboni (PT) só poderia ter apresentado requerimento de convocação do secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, se tivessem sido preenchidos todos os requisitos determinados no Regimento Interno. “É preciso seriedade para isso”, afirmou. “Ontem eu já havia alertado o vereador Oliboni.” Segundo Dib, teria sido melhor emitir um convite ao secretário para prestar esclarecimentos sobre a saúde da cidade. “Não tenho dúvida de que ele viria”, declarou. (CB)

SAÚDE – Dr. Raul (PMDB) declarou que, em suas visitas às unidades de saúde da Capital, tem visto muitas coisas boas e que o secretário municipal da Saúde dedica-se bastante à resolução das falhas do setor. Dr. Raul afirmou que a esperança para a saúde está no aumento dos recursos. O vereador  lembrou que, na próxima quinta-feira, o HPS completará 64 anos de excelente serviço prestado à comunidade, apesar das dificuldades. Também destacou a iniciativa da prefeitura de colocar mais 300 agentes para a prevenção da dengue. (CB)

GHC – Margarete Moraes (PT) disse que Porto Alegre viveu “uma manhã luminosa” por conta da reinauguração do Hospital Criança Conceição, que, de acordo com ela, poderá, a partir de agora, receber todos os pacientes que procurarem atendimento. Ela lembrou que a remodelação do hospital pôde ser realizada devido ao repasse de recursos pelo governo Lula. Margarete também defendeu o vereador Aldacir Oliboni (PT), que, de acordo com ela, seguiu todas as regras ao apresentar requerimento de convocação do secretário municipal de Saúde para prestar esclarecimento na Câmara. (CB)

SAÚDE – Luiz Braz (PSDB) disse que o Hospital Conceição faz um excelente trabalho atendendo as famílias que habitam sua redondeza. "Tem um orçamento bastante grande capaz de fazer frente aos problemas que porventura poderá vir a enfrentar". Comentou que os problemas na área da saúde em Porto Alegre, vem de muito tempo. “Não podemos culpar esta administração, sabemos que as dificuldades não são de hoje”. Ressaltou a necessidade da união de todos os vereadores no sentido de que possam achar uma solução. “Não adianta só criticarmos, mas sim procurar achar um meio de solucionar os problemas”. (RA)

CONCEIÇÃO – Maristela Maffei (PCdoB) comentou a importância do momento vivido atualmente pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). “Inauguramos hoje a emergência para atendimento de crianças, uma unidade atendida 100% pelo SUS”. A vereadora ressaltou que 46% da população infantil de Porto Alegre recebe atendimento neste hospital. Disse que o GHC trabalha com seriedade e com símbolos da qualidade, tanto no atendimento, como no trabalho. “Lá temos um gerência séria que tem projetos voltados  para a área da saúde”. A vereadora disse ainda que o próximo passo agora é reinaugurar a emergência do  Hospital Cristo Redentor. (RA)

DESENTENDIMENTO – Neuza Canabarro (PDT) disse ter ficado chocada com atitude do vereador Beto Moesch (PP), que a teria ofendido. “Ele está chegando na Casa e não conhece nosso trabalho”. Segundo a vereadora o desentendimento ocorreu durante reunião do Fórum das Entidades, realizado na noite de quarta-feira (16/4). “Se tive alguma conduta incorreta, todos podem conferir no material gravado pela Casa”. Ressaltou ainda que é uma pessoa séria e que está na política há muitos anos. “Sabemos que na política existem muitos tititis, mas sempre respeitei a todos e, portanto, exijo respeito”. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)