Plenário

Lideranças

No período de Lideranças da tarde desta quinta-feira (20/5) os vereadores trataram dos seguintes temas:

JC – João Antonio Dib (PP) lembrou que na próxima terça-feira o Jornal do Comércio (JC) comemora 77 anos. Dib disse que há 64 anos acompanha o jornal mais antigo em circulação contínua em Porto Alegre. O vereador é o autor da proposição que denomina um logradouro com o nome  Jenor Jarros, um dos fundadores do jornal, e da praça Jornal do Comércio. “O JC é um  veículo que aborda todos os setores. Um exemplo foi a dedicação, no ano passado, durante o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) até a sua votação”,enfatizou. (RT)

SOLLUS – Pedro Ruas (PSOL) disse que hoje (20/5) o Instituto Solllus não compareceria a Câmara para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de desvios de verba da saúde e sobre a responsabilidade da prefeitura. "Se não é permitida a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), porque o Executivo insiste em não permitir um esclarecimento espontâneo? As notícias de hoje reforçam a corrupção na área de saúde municipal." Conforme Ruas, as duas pessoas indiciadas serão analisadas pela primeira vara do júri, que trata de crimes dolosos contra a vida. Para ele, essa situação configura a existência de corrupção na área da saúde e é preciso ser esclarecida. (RT)

FUNDAÇÃO – João Bosco Vaz (PDT) saudou da tribuna o aniversário da Fundação Thiago Gonzaga. Conforme Bosco, a fundação foi criada depois que um jovem faleceu em um acidente automobilístico. Os pais Régis e Diza, lembrou Bosco, entenderam que era necessário fazer um trabalho para alertar aos jovens a importância da vida. "Hoje são 15 mil voluntários que se dedicam à preservação da vida, uma trabalho de conscientização para que pais não recebam a trágica notícia de que perderam um filho. Esse trabalho da Fundação percorre todo o Estado e outros grupos podem se formar para ajudar a salvar vidas." (RT)

EVENTO - Alceu Brasinha (PTB) elogiou o vereador João Bosco Vaz (PDT) pela realização do evento Encontro do Esporte, do qual afirmou participar há anos. Se disse orgulhoso e privilegiado por ser amigo pessoal e colega de Bosco Vaz na Câmara Municipal de Porto Alegre. (CK)

SAÚDE - Airto Ferronato (PSB) falou sobre vagas de empregos abertas recentemente, em especial na área da saúde, cargos para os quais acredita que devam ser chamados técnicos que prestaram concurso em 2009. “Se chamarmos esses concursados, estaremos valorizando os concursos feitos em Porto Alegre”, disse. Apelou ao vereador João Dib (PP), ao secretário da Saúde do município e a outras lideranças do governo para que conversem com o prefeito José Fortunati e deem essa sugestão a ele. (CK)

BALTAZAR - Paulinho Rubem Berta (PPS) falou de e-mail recebido por membro do Centro Vida Humanístico, do eixo da Baltazar, que abriga várias entidades comunitárias da região, em que o cidadão coloca a preocupação sobre a possibilidade de privatização da entidade. O vereador tranquilizou as lideranças da comunidade, visto que recebeu e-mail de resposta da FGTAS em que o órgão reafirma seu compromisso com a Centro Vida. “O Centro Vida jamais será privatizado”, concluiu. (CK)

CARRO-FORTE - Bernardino Vendrusculo (PMDB) falou que “há de se respeitar o fato de que os carros-fortes não têm horário para realizar seu trabalho” de transporte de valores, afirmando, porém, que não se pode aceitar a interrupção de vias importantes da Capital, como a Avenida Protásio Alves, atrapalhando o trânsito "durante toda uma manhã". Vendrusculo considera necessário que os vereadores se unam em torno da busca de soluções para o problema: "Precisamos tratar esta questão de forma coletiva. Já foi tema de discussões nesta Casa e de projetos de alguns vereadores, mas até hoje não se conseguiu resolver”, afirmou. (CK)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)