Plenário

Lideranças

Nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (21/5), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

JORNAL - João Antonio Dib (PP) saudou os 76 anos do Jornal do Comércio, fundado em 1933. "O JC é o jornal mais antigo circulando ininterruptamente na Capital", lembrou, definindo o periódico diário como "moderno, sério, responsável e atual". Dib elogiou a diversidade de seções do JC, que, conforme frisou, abrangem todas as áreas de interesse da comunidade. "Faço votos que o JC continue sempre servindo a coletividade", afirmou. (CB)

COMUNICAÇÃO - Ervino Besson (PDT) falou do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que irá se realizar de 12 a 17/7 na PUCRS. “A comunicação é de uma importância única. Quando ela é boa para a população, infelizmente, anda a passos curtos”, afirmou, convidando "as pessoas que estão nos escutando a participar”. Sobre o jogo de futebol entre vereadores e deputados, neste domingo, às 9h30min, no estádio do Zequinha, Besson alertou para a importância do comparecimento. O ingresso para o Jogo da Solidariedade é 1 quilo de alimento não-perecível, que será doado a instituições carentes. (CK)

RECORD - Paulinho Rubem Berta (PPS) se disse feliz, hoje, pela transparência da rede Record, que teria feito retratação pública após ter ofendido a imagem da Câmara chamando os vereadores de jumentos. “Quero aqui parabenizar a Rede Record e o apresentador do Balanço Geral, o jornalista Alexandre Mota, que veio a público reconhecer, de forma honesta e séria, que por um deslize havia tratado de forma injusta os membros desta Casa”. (CK)

CPI - Nilo Santos (PTB) falou sobre discussão ocorrida na sessão plenária desta quarta-feira. Segundo o vereador, alguns vereadores favoráveis à instalação de uma CPI que investigue as denúncias de pagamento de propina na secretaria municipal da Saúde teriam ofendido os vereadores da base governista, contrários à CPI. “Sobrou até para o vereador Mário Manfro, que é um homem tranquilo, sério”, disse. Segundo Nilo, não se pode instalar CPI baseada em boatos. “Quem colocar seu nome para a abertura dessa CPI vai estar se expondo ao ridículo”, afirmou. (CK)

EDUCAÇÃO – Valter Nagelstein (PMDB) entende que, para a qualificação dos professores, é necessária uma avaliação periódica. Para ele o professor é fundamental na educação e na formação das crianças: "E essa pessoa deve ser avaliada, assim como um médico ou um advogado que também se submetem a provas de avaliação". Com relação a criação da CPI sobre as denúncias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Nagelstein entende que “não resolverá o problema, precisamos trabalhar pela cidade”, argumentou. (RT)

CPI – Sofia Cavedon (PT) acha que a CPI  para averiguar as denúncias da SMS deve ser criada logo. Segundo ela todas as informações que o empresário Renato Melo relatou na reunião da Câmara foram confirmadas por ele, disse. “Testemunha constitui prova e nós temos a testemunha viva, o que falta para formar a CPI”, ressaltou. Segundo Sofia a tarefa do vereador é elucidar os fatos e esse é o momento. (RT)

EXPECTATIVA - Reginaldo Pujol (DEM) considerou que denúncia apresentada por empresário a respeito de possível pagamento de propina a assessor da Secretaria Municipal da Saúde merece ser averiguada. Também observou que está sendo criada uma expectativa muito grande a respeito da reavaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Pujol alertou ainda que o PDDUA é matéria importantíssima, mas por si só não resolverá os problemas da cidade, como a geração de mais empregos e a melhoria da qualidade de vida da população porto-alegrense. (CS)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)