Lideranças
Durante o período de Lideranças, na sessão desta segunda-feira (15/3), os vereadores trataram dos seguintes temas:
PANFLETO - Valter Nagelstein (PMDB) relatou que, sexta-feira (12/3), foi surpreendido por panfleto elaborado e distribuído pelo PT nos hospitais de Porto Alegre. "O PMDB vai reagir e vai responder. Serão tomadas as medidas cabíveis na esfera cível e criminal. Não é justo, não é correto, é criminoso." Segundo Nagelstein, o PT incorreu em crime de falsidade ideológica ao retirar a assinatura do prefeito José Fogaça e colocá-la em outro documento para "criar uma versão fanatizada" sobre a gestão do Instituto Sollus nos PSFs. Segundo o vereador, os documentos são públicos. "Porto Alegre conhece a vida do prefeito, não vão encontrar nada. Tentam acusá-lo de improbidade administrativa. Se insiste na mentira na esperança de que ela se transforme em verdade." (CS)
BOLETIM - Engenheiro Comassetto (PT) destacou papel importante da oposição na democracia. Disse que o boletim do PT sobre o Instituto Sollus se baseia em documentação com mais de 500 páginas sobre o desvio de R$ 9,6 milhões da saúde, que foi entregue ao MP estadual e federal, Simers e outras entidades. Comassetto informou que o PT está pedindo que Ministério Público abra processo por improbidade administrativa contra o prefeito. Segundo ele, no documento assinado pelo prefeito em outubro de 2007, o MP já anunciava que havia problemas na saúde. "A oposição é responsável, e o documento que apresentamos é original. O prefeito não atendeu ao MP. Esperamos que os R$ 9,6 milhões que sumiram dos cofres públicos retornem, a responsabilidade é do prefeito José Fogaça. (CS)
CPI - Lúcio Barcelos (PSOL) reafirmou que a oposição solicitou a constituição de CPI para investigar possíveis irregularidades na saúde, "para que não restem dúvidas sobre o que aconteceu neste período". Barcelos observou que ninguém deveria temer uma investigação e conclamou o líder do governo, Valter Nagelstein e os vereadores de situação a também assinarem o pedido de CPI. "A Câmara tem o direito e a obrigação de fazer essa investigação de forma consequente. É urgente que se consigam as assinaturas necessárias para constituir esta CPI." (CS)
CRÍTICAS Valter Nagelstein (PMDB) rebateu informações que diz considerar uma infame por parte do vereador Engenheiro Comassetto (PT). Mostrou documentos que segundo ele rebatem as informações de que a Prefeitura de Porto Alegre não teria respondido ao Ministério Público no caso do Instituto Sollus. As questões foram respondidas em 15 de dezembro de 2007 pelo ex-secretário Eliseu Santos, recentemente falecido. No documento, ele responde a todas as questões feitas pelos promotores. Nem o luto se respeita, disse. Valter citou denúncias realizadas contra integrantes petistas em administrações públicas que, segundo ele, não tiveram por parte de parlamentares do PT pedidos de CPI. (LO)
EDUCAÇÃO DJ Cassiá (PTB) disse não ter dificuldades para homenagear ou falar de bem daqueles que fazem o bem. Ele argumenta que se o agente público realiza boas ações, independente de partido, deve ser elogiado, bem como faria uma crítica a um colega de partido, caso necessário. Quero dar os parabéns, pois reivindiquei para o povo do Lami solução para problema na escola General Neto e fui atendido. Educação não pode ter bandeira política, relata. Ainda sobre educação, DJ Cassiá agradeceu e apontou Aldacir Oliboni (PT) como um dos responsáveis pela escola técnica que será implantada no bairro Partenon. Parabéns aos governos municipal e federal, disse o parlamentar. (LO)
REALIZAÇÕES Ervino Besson (PDT) disse ter profunda admiração pelo prefeito José Fogaça, como político e pessoa. Enumerou ações da gestão municipal, como o Distrito Industrial da Restinga e o Hospital da Restinga. Na área rural, destacou o Centro de Eventos da Vila Nova e a recuperação da área produtiva. É um trabalho integrado entre o prefeito e sua equipe, elogiou. Colocou o Centro Popular de Compras (CPC) como um feito para a cidade, e alegou que, se existem problemas com alguns lojistas é porque a situação é ruim para diversos comerciantes, até em shoppings, sejam pequenos, médios ou grandes comerciantes, alegou. Ervino parabenizou os três últimos presidentes da Casa, Maria Celeste (PT), Sebastião Melo (PMDB) e Nelcir Tesssaro (PTB) pelas reformas no Plenário Otávio Rocha. (LO)
SOLLUS Adeli Sell (PT) respondeu ao líder do Governo, a quem criticou pelas palavras contra o panfleto distribuído pelo Partido dos Trabalhadores. No panfleto estão as informações que estão nos autos do processo no caso do Sollus. O que todos sabem é que sumiram milhões dos cofres públicos, ressaltou. Adeli também avaliou que colocar o montante devido pela Sollus em dívida ativa é a mesma coisa que jogar dinheiro pelo ralo. Segundo o vereador, em 2007, foi dito que o instituto não tinha capacidade para prestar o serviço. Não fui eu quem deu estas informações, é o Ministério Público, informa. Adeli relata que se o partido sofrer processos pela divulgação nos panfletos o PT está com seus advogados preparados. (LO)
OBRAS - Paulinho Rubem Berta (PPS) agradeceu por obra que começa a ser realizada no conjunto habitacional Rubem Berta, uma das áreas mais violentas da cidade. Segundo o vereador, a obra em questão é uma reivindicação antiga daquela comunidade e estava parada. Paulinho agradeceu especialmente ao senhor Nilton Baggio, que foi de uma sensibilidade incrível. O vereador disse também que espera toda a ajuda possível dos colegas da Câmara, governos municipal, estadual e federal para que se concretize o sonho de ter uma escola técnica no Centro Vida, Zona Norte da Cidade. Vou ficar muito feliz em chegar aqui e dizer que somos da vila mas temos também uma escola técnica", finalizou. O vereador parabenizou ainda o Bairro Partenon pela escola técnica. (CK)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)