Lideranças
Nos tempos de Liderança da sessão desta quinta-feira (17/6), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:
CEGOS - Tarciso Flecha Negra (PDT) agradeceu aos vereadores a aprovação, ontem (16/6), de projeto de sua autoria que prevê a colocação de sinalização tátil para deficientes visuais em locais públicos. Conforme ele, o piso especial dará condições aos cegos de andar com segurança pelas ruas de Porto Alegre. Tarciso também convidou todos os vereadores a prestigiarem Sessão Solene no próximo dia 25, às 15 horas, na qual será homenageado o ex-jogador de futebol Alcindo de Freitas. (MAM)
LIDERANÇA I - Pedro Ruas (PSOL) disse que até hoje exerceu a Liderança de Oposição da Casa e que a partir desta data a função passa a ser exercida pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT). Afirmou que se sentia orgulhoso da função e do trabalho em conjunto com o bloco de oposição. Destacou que o mesmo trabalho deverá ser desenvolvido pelo vereador Comassetto. (VBM)
MOÇÃO II - André Carús (PMDB) cumprimentou Pedro Ruas (PSOL) por ter mantido a harmonia nas discussões dos temas da cidade. Pediu o apoio das bancadas para a moção de solidariedade a João Carlos Bona Garcia, um dos símbolos da resistência ao regime militar. Também comentou sobre os dois projetos de sua autoria que objetivam dar maior fluidez ao trânsito, com a limitação do tráfego de caminhões e outro que restringe o estacionamento de veículos em vias estreitas. (VBM)
LIDERANÇA III - Engenheiro Comassetto (PT) agradeceu a confiança recebida, primeiro, da população de Porto Alegre, segundo da bancada do PT, por ter lhe confiado a liderança e, em terceiro, aos partidos que compõe as bancadas de oposição. Observou que Pedro Ruas (PSOL) optou por participar do processo democrático como candidato a governador, mas que teve um grande desempenho que ele procurará manter. Lembrou que o segundo semestre terá muitas discussões sobre as eleições, mas que também irá propor temas para debates e de intensa fiscalização dos atos do Executivo. (VBM)
LIDERANÇA IV - João Antônio Dib (PP) cumprimentou Pedro Ruas (PSOL) pela forma como se comportou na liderança de governo sempre foi educado, civilizado e transparente, destacou. Disse que tem a mesma convicção de que o vereador Engenheiro Comassetto (PT) terá a mesma conduta, focando como prioridade os interesses da cidade (VBM)
ESPORTE Alceu Brasinha (PTB) ressaltou o bom momento que o esporte atravessa em Porto Alegre. Informou que desde ontem a Capital conta com cinco clubes na elite do futebol gaúcho devido a ida do Cruzeiro ir à primeira divisão em 2001. Além da Dupla Gre-Nal, já tínhamos São José e o Porto Alegre, e agora o Cruzeiro, felicitou. Brasinha também elogiou o projeto aprovado pela Câmara que isenta Grêmio e Internacional de impostos para construção e reformas de estádios. (LO)
POLÍTICA Fernanda Melchionna (PSOL) contou sobre as experiências de participar de palestras em escolas sobre questões do meio ambiente e política. Política não é só em ano eleitoral. É quando a gente luta pelo preço das passagens e por uma série de lutas, disse Fernanda. Ela leu cartilha sobre a participação do partido na política e lembrou que 2010 é um ano político. A ideia é mostra aos jovens que política é um conjunto de fatores que determina a vida deles, opinou Fernanda. (LO)
REPRESENTAÇÃO Sofia Cavedon (PT) fez relatório de viagem a Brasília sobre projeto de lei que institui ingresso do jovem no ensino médio. Segundo ela, 50% dos jovens no Brasil estão fora da escola no ensino médio. Temos também quase 20% dos jovens de Porto Alegre na mesma situação. Sofia citou ações como o programa para transporte escolar em áreas urbanas, além da já existente nas zonas rurais. Também temos que ter ambientes atrativos e professores bem capacitados, avaliou. (LO)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)