Plenário

Lideranças

Fortunati com João Dib na sessão desta quarta-feira Foto: Elson Sempé Pedroso
Fortunati com João Dib na sessão desta quarta-feira Foto: Elson Sempé Pedroso

No período de Lideranças da sessão de hoje (16/6) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

DIB - Pedro Ruas (PSOL) disse que falava como líder da oposição e como vereador que cumpre o quarto mandato na Casa. Observou que, para o funcionamento adequado de uma instituição, há a necessidade de pessoas de responsabilidade, com talento e comprometidas com a cidade. Destacou que, embora haja, muitas vezes, divergências, João Dib  (PP) é um vereador que se diferencia dos líderes anteriores pelo diálogo e o respeito à opinião contrária. No final, apelou para que Dib revisse sua posição em deixar a liderança de governo. “Para o bem da cidade, é imprescindível a sua permanência”, observou. (VBM)

APARTHEID - Fernanda Melchionna (PSOL) homenageou os ativistas sul-africanos, que há 34 anos, na data de hoje, em Soweto, enfrentaram o regime do apartheid, que humilhava a população negra. Lembrou que um dos seus líderes foi assassinado por policiais brancos que queriam a permanência do domínio do regime. Também destacou a força e a luta dos estudantes da Ufrgs pelas conquistas. Destacou que o Movimento Estudantil continua forte e atuante. Também cumprimentou João Dib (PP) pela decisão em permanecer na liderança do governo. (VBM)

CUMPRIMENTO - Engenheiro Comassetto (PT) cumprimentou João Dib (PP) por reconsiderar sua decisão de deixar a liderança do governo. Disse que nenhum outro líder dialogava com a oposição como vem fazendo Dib. Também fez um comparativo entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique, destacando que na época em que FHC governou o Brasil, o risco país chegou a 2.700 pontos enquanto que no governo Lula o risco baixou para menos de 200 pontos. Lembrou, ainda, o pagamento da dívida com o FMI e a diferença do salário mínimo que passou de 78 dólares, no período de FHC, para 210 dólares no governo Lula. (VBM)

SENSIBILIZADO - João Dib (PP), ao anunciar sua permanências como líder de governo na Casa, disse que ficou sensibilizado e comovido com o apoio dos seus colegas e do prefeito José Fortunati, que veio especialmente à Câmara para pedir que ele permanecesse no cargo. Observou que a vida é feita de momentos “e este ficará marcado no fundo do meu coração”. Garantiu que seguirá trabalhando sem nenhum ressentimento, pois o interesse do município é maior do que qualquer divergência. (VBM)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)