Plenário

Lideranças

Em Lideranças, foram tratados hoje (17/9) pelos vereadores os seguintes assuntos:

CEASA - Mauro Pinheiro (PT) reclamou da administração da Ceasa, que estaria agindo de forma arbitrária e truculenta na troca de caixas de madeira por peças plásticas. Revelou que, desde o última dia 8, os veículos que ingressam na Ceasa são revistados e as caixas de madeira são retiradas e colocadas no lixo. "A Associação dos Produtores também reclama que apenas uma empresa está vendendo as caixas plásticas, que estão fora do padrão nacional." (MAM)

MUDAS - Dr. Thiago (PDT) pediu apoio ao projeto de sua autoria, tramitando na Casa, que pretende obrigar os estabelecimentos que comercializam veículos automotores zero quilômetro a fornecerem uma muda de árvore a todos adquirentes. De acordo com o vereador, com essa iniciativa, pretende estimular a mudança cultural e preservar o meio ambiente. “Além de minorar as dificuldades dos que sofrem com problemas alérgicos e respiratórios.” O projeto busca ainda, conforme Dr. Thiago, estimular a consciência dos consumidores de veículos automotores sobre a importância da preservação do meio ambiente, bem como estimular a melhor qualidade de vida para as gerações. (RA)

GREVE - Pedro Ruas (PSoL) manifestou a posição de seu partido em relação à greve dos funcionários dos Correios e Telégrafos. “Estão reivindicando nada além do que merecem, pois, ao longo dos anos, diversos governos não cumpriram o que lhes prometeram”, disse o vereador. De acordo com Ruas, reivindicam cifras inferiores á metade do que já foi prometido à categoria. “Essa paralisação é mais do que justa e extremamente necessária.” O parlamentar apontou a contradição no fato de as Constituições no mundo inteiro preverem direito à greve, mas ele não poder ser exercido. “É uma falácia." Segundo ele, o PSOL apoia os trabalhadores dos Correios. “Lutam com dignidade e organização." (RA)

GESTÕES – Alceu Brasinha (PTB) disse que viu vários prefeitos passarem pela cidade de Porto Alegre. Sobre os governos do PT, afirmou: “Eles não fizeram a metade que o prefeito José Fogaça fez em quatro anos”. Brasinha criticou que diversas secretarias foram entregues “sucateadas” à atual administração. “Agora o PT vem com este discurso de que antes tudo era bom, mas esquecem que, quando chovia, a cidade ficava embaixo d’água, como no Parcão. Com o Conduto Álvaro Chaves, foi resolvido o problema na região”, avaliou. Brasinha disse que os petistas têm que reconhecer o que é bom para a Capital. “Se o governo do PT fosse tão bom, o povo não teria votado em outra proposta.” (LO)

CPI – Maria Celeste (PT) afirmou que, na CPI instalada na Assembleia Legislativa, existem muitos deputados querendo desqualificar o trabalho da presidente da comissão, Estela Farias (PT). “Há um boicote, por preconceito com aquela presidência. Apesar de todos os escândalos denunciados pelo Ministério Público e que horrorizaram o Estado, foi montada uma tropa de choque para barrar os trabalhos da CPI.” Celeste comentou que hoje foram apresentados, na CPI, mais trechos de conversas. “Estas gravações provam o envolvimento da governadora Yeda Crusius no escândalo de corrupção instalado no Estado”, afirmou. Ela pediu o fim da corrupção no Estado e defendeu o “impeachment da governadora”. (LO)

SAÚDE – Dr. Raul (PMDB) informou que estão em tramitação na Casa alguns projetos de sua autoria na área da saúde, como o que possibilita a idosos marcarem consultas em postos de saúde por telefone. “A ideia teve receptividade por parte do secretário da saúde da Capital”, informou. Sobre a vacina da gripe comum, alertou que ela não protege contra a Gripa A (H1N1). “Não podemos ficar de braços cruzados. Projeta-se uma ‘segunda onda’ desta doença, temos de tomar medidas e manter hábitos como a limpeza de mãos e deixar ambientes arejados.” Dr. Raul fez referência também à passagem dos 106 anos do Grêmio, comemorados em 15 de setembro, e ressaltou que o clube é “um patrimônio da cidade”. (LO)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)