Plenário

Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Liderança da sessão desta quarta-feira (28/9):

LIVROS - Toni Proença (PPS) cumprimentou Fernanda Melchionna (PSOL) e os integrantes da Frente Parlamentar pelo Livro e a Leitura e do Grupo de Trabalho instuído pelo prefeito, presentes no Plenário. O vereador ressaltou a importância dessas iniciativas. Contou que lhe chamou atenção a grande quantidade de pessoas que participava de reunião sobre o tema ocorrida na Rua Brogodó em uma noite muito fria de inverno. Segundo Toni, a casa da associação de moradores estava lotada, inclusive de jovens que utilizam a biblioteca do local e esperavam pela conferência. De acordo com Toni, com o incentivo ao livro e à leitura é possível "mudar o fim da história". (CB)

LIVROS II - João Antonio Dib (PP) anunciou, durante o comparecimento de integrantes do Grupo de Trabalho criado pelo prefeito para elaborar o Plano Municipal do Livro e da Leitura, que, em contribuição, irá doar à Frente Parlamentar do Livro e da Leitura da Casa mais uma caixa de livros. (CB) 

LIVROS III - Fernanda Melchionna (PSOL) agradeceu ao Grupo de Trabalho e aos colegas da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, que, segundo ela, trazem visibilidade à luta dos movimentos sociais e bibliotecas comunitárias. Na opinião da vereadora, o Plano Municipal do Livro e da Leitura será fundamental por ser "a leitura uma porta de entrada para uma vida melhor". Fernanda ainda disse que é preciso olhar com atenção os jovens da Fase e sugeriu que os kits de material escolar entregues aos alunos da rede municipal contenham também uma obra de literatura. (CB)

TELECOMUNICAÇÕES - Airto Ferronato (PSB) anunciou que, como presidente da Comissão Especial da Copa Mundo, apresentou projeto que trata de modificação na estrutura de telecomunicações em Porto Alegre como forma de fazer a Capital avançar nesse item. A meta é possibilitar o uso de banda larga mais barata, de cunho social. O objetivo, de acordo com o vereador, é viabilizar a possibilidade de ampliar as redes de comunicações móveis na cidade. (CB)

COMITÊ  - Pedro Ruas (PSOL) convidou vereadores e população a participarem da primeira reunião do Comitê Gaúcho Carlos de Ré da Verdade e Justiça. A reunião será hoje (28/9), às 18h30min, na sala 301 da Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo Ruas, todo o País está formado comitês estaduais com o objetivo de apoiar e pressionar o esclarecimento da verdade na época da ditadura militar. “Porto Alegre será a primeira capital a formar o Comitê”, argumentou. (RT)

PROJETO – Maristela Maffei (PC do B) informou que o bairro Lomba do Pinheiro perdeu parte da verba para a construção do Complexo Cultural da Lomba por falta de execução de projeto que tinha tempo para ser protocolado. Segundo ela, o Executivo ficou responsável pela execução e elaboração do projeto. A Secretaria Municipal dos Esportes (SME), afirmou ela,  tentou mas não teve força para que a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) liberasse um técnico para a elaboração do projeto. De acordo com ela o Executivo além de não receber a comunidade não explica porque perdeu o prazo legal que era 15 de setembro.(RT)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)