Lideranças
No período de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (7/11), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos:
JUVENTUDE Adeli Sell (PT) abordou novamente tema que, como disse, tem lhe trazido desconforto. "As pessoas envolvidas nas negociatas com o Detran, e que foram presas, são as mesmas que realizaram contrato com a Secretaria Municipal da Juventude". Na opinião do vereador, o secretário Mauro Zacher está se escondendo. O parlamentar questionou por que não obtém as respostas dos pedidos de informação enviados à secretaria. Eu quero saber o que realmente existe de verdade na Secretaria da Juventude, afirmou. (RT)
ESCOLA Clênia Maranhão (PPS) informou que o secretário Zacher estará na Câmara na próxima semana para esclarecer dúvidas. Clênia também afirmou que a prefeitura priorizou as obras da Escola do Rincão. Esta obra é extremamente importante, pois é uma reivindicação das prioridades do Orçamento Participativo da região, disse. Outro tema comentado por Clênia foi o seminário que o governo municipal está realizando na busca da implantação de uma agência de normatização para a cidade. (RT)
IMPOSTOS José Ismael Heinen (DEM) disse que seu partido é contra qualquer aumento de impostos para os municípios, Estados e União. "A CPMF existe, e a saúde, segurança e educação permanecem no caos". Ismael lembrou também que, há três anos, foi instituído que, em dezembro de 2007, a cobrança da CPMF acabaria, mas o que se vê são movimentações para a votação da prorrogação do imposto. É o momento de avaliarmos essas propostas; o imposto é cobrado de todas as pessoas, das mais pobre as mais abonadas e nada é recebido em troca, declarou. (RT)
JUVENTUDE II Márcio Bins Ely (PDT) afirmou que os problemas detectados no Detran não deveriam ter reflexos na Câmara. Para Bins Ely, a Secretaria da Juventude foi criada para investir em políticas públicas que ajudem na recuperação de jovens. O objetivo da secretaria é trazer de volta para o convívio social aqueles que não tiveram oportunidades de estudo e profissionalização, afirmou. Neste momento, devemos ter tranqüilidade, pois a questão da credibilidade da classe política está mal. (RT)
SINDICALISMO - Luiz Braz (PSDB) criticou o mau sindicalismo no qual sindicatos e dirigentes abandonaram bandeiras históricas de defesa de classes para se debruçar em interesses partidários existentes em suas entidades. Enquanto a CUT manifesta-se contra o pacote da governadora Yeda Crusius no Estado, ela não se pronuncia contra a manutenção da CPMF do governo federal. Isto é exemplo do partidarismo. De acordo com o vereador, faz-se urgente o debate sobre a reforma sindical. O mau sindicalismo é uma força do mal que apenas serve para arrasar a sociedade e para defender bandeiras que não representam suas classes funcionais." (ES)
TECNOLOGIA - Newton Braga Rosa (PP) anunciou a realização do evento que cria a Agência de Inovação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Porto Alegre - InovaPoa. Organizado pelo secretário Cezar Busatto, o órgão pretende, segundo o vereador, ser um braço estratégico da administração do poder público para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Porto Alegre está em busca da sua inovação, tentando articular público e privado para geração de serviços de base tecnológica, emprego e renda. Para o vereador, os princípios da agência passam pela aumento da qualidade de vida em Porto alegre. (ES)
PARTIDOS - Bernardino Vendrúsculo (PMDB) pediu cuidado aos vereadores que utilizam da tribuna do plenário para acusar os partidos políticos que fazem parte de esquemas de corrupção. Precisamos proteger nossos partidos, pois não são eles que cometem crimes, mas sim seus vinculados, explicou. Também, fez referência a avanços conquistados pela gestão Fogaça em relação às eleições para o Conselho Tutelar. Segundo ele, hoje os candidatos precisam ter no mínimo o segundo grau completo e devem realizar curso preparatório antes das eleições. Só precisamos agora eliminar o voto em lista para evitar fraudes como àquelas ocorridas neste ano. (ES)
CORRUPÇÃO - Elói Guimarães (PTB) mostrou tristeza frente a acontecimentos envolvendo irregularidades na administração pública estadual. "A sociedade gaúcha está estarrecida com os homens públicos presos e algemados, em situação constrangedora", afirmou em menção ao esquema deflagrado pela Polícia Federal envolvendo os dirigentes do Detran-RS. Para ele, são necessárias todas as investigações cabíveis para revelar com urgência todos os culpados. Faço um apelo às autoridades para que sigam com a investigação e façam todos os envolvidos pagarem pelo mal que fizeram ao nosso Estado". (ES)
RESPEITO Maristela Maffei (PCdoB) pediu que os meios de comunicação tenham mais respeito com o Legislativo Municipal. A partir de hoje só darei declarações por escrito e em duas vias, enfatizou a parlamentar. Solicitou ainda que a imprensa faça um acompanhamento mais de perto dos trabalhos desenvolvidos na Câmara. E que dêem mais visibilidade e divulguem o que se faz aqui diariamente, pediu. As críticas, explicou Maristela, foram feitas em função de que a imprensa teria distorcido declarações suas sobre alguns projetos que tramitam na Casa. (RA)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)