Comunicações
Na reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre de hoje (7/6) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
SEGURANÇA - Adeli Sell (PT) disse que apresentou novamente pedido de instalação de comissão especial para investigar a segurança privada ilegal em Porto Alegre. Conforme o vereador, dados oficiais mostram que para cada um emprego formal no setor, há quatro ilegais. "Aqui não é o Rio de Janeiro. Aqui não tem lugar para milícias, para a máfia." (MAM)
UPA - Dr. Raul (PMDB) informou que dentro de 30 dias devem ser iniciadas as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro Vida, na zona Norte da cidade. Segundo ele, a unidade vai desafogar as emergências dos hospitais e qualificar o atendimento médico na região. "A UPA será um marco na saúde pública numa das regiões mais necessitadas da cidade." (MAM)
CICLOVIA - Engenheiro Comassetto (PT) classificou como uma mentira a ciclovia na Capital. Disse que dos 7,6 km de pista anunciados pela imprensa, um trecho de 1,5 km, em Ipanema, já existe há muito tempo e outro, de 1 km na Restinga, não passa de uma faixa pintada na Avenida Nilo Wollf. "O resto que se está fazendo na Restinga é em cima da calçada. Mas se a ciclovia está sendo feita na calçada, onde os pedestres vão andar?" (MAM)
AVANÇOS - Nilo Santos (PTB) disse que a cidade tem avançado com as obras que estão sendo executadas. "Não é apenas maquiagem, como a pintura de meio-fio. São obras para o futuro da cidade." O vereador também pediu apoio dos vereadores do PT para agilizar a liberação de verbas federais para a duplicação da Vicente Monteggia. "O projeto já está há meses em Brasília e até agora não houve retorno." (MAM)
SELETIVO Paulo Marques (PMDB) disse que protocolou projeto com objetivo de que a região sul da cidade tenha transporte seletivo especialmente para os bairros Restinga e Belém Novo. "A cidade cresceu e é preciso enfrentar o problema". Marques lembrou que existem na região o Fórum, o Pólo Industria a Escola Técnica e o Hospital. Para ele as pessoas que se deslocam para lá muitas vezes enfrentam os meios de transporte lotados. "Um transporte seletivo, com tarifa especial, poderá facilitar". (RT)
CICLOVIA Reginaldo Pujol (DEM) disse que, com relação a chuvarada da semana passada, a Restinga passou por vários problemas. "Mas, o bairro mais sofreu foi com o crescimento desordenadamente nos 16 anos do governo do Partido dos Trabalhadores". De acordo com ele não existiu fiscalização e projeto habitacional. Essa foi a região com mais problemas nos dias da chuvarada, o que faltou na época foi o controle desordenado pelo PT, argumentou. (RT)
CRESCIMENTO Toni Proença (PPS) afirmou que a construção civil está crescendo e enfrentando o problema da contratação de mão de obra qualificada. "È importante que os jovens sejam capacitados para o trabalho". Com as obras para a Copa de 2014, lembrou, o mercado de trabalho ficará mais aquecido. Para isso, disse Toni Proença, as empresas precisam proporcionar uma oportunidade de melhoria na qualificação de mão de obra. (RT).
ENCHENTE Carlos Todeschini (PT) disse que ocorreu enchente em Porto Alegre que deixou ciclovias embaixo dágua. "No governo petista houve dragagem de arroios". Segundo ele, a prefeitura não tem cumprido com suas obrigações. Isso inclui obras de dragagem no Arroio do Salso. Se nada for feito a população continuará em áreas de risco, alertou. Todeschini disse que a oposição fez uma manifestação na comunidade, em que se fez uma paralisação na avenida Juca Batista, na terça-feira passada. (LO)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)